Hotel no Mosteiro de Alcobaça!

Ora o que nos reserva ainda este governo? Um hotel no Mosteiro de Alcobaça!

Uma PPP, agora em Alcobaça. Mais uma vez não há justificação para isto. Se o fazem por doutrina, ao menos publiquem-na! Que vergonha! O Sr. Primeiro Ministro e o Sr. Secretário de Estado da Cultura são dois ignorantes em matéria de cultura e património. Primeiro foi a barragem do Tua, com o amén do ex-Secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas; Depois foi o Crivelli, também da “lavra” de FJV. Seguiram-se os Mirós, e o Museu dos Coches, e agora nada mais fácil. Estrangula-se a gestão e apresenta-se como alternativa um Hotel!

Se para as contas públicas seguem o que é determinado, dizem eles, pelo estrangeiro, porque é que no que diz respeito ao Património e à Cultura fazem tábua rasa dos compromissos internacionais, e fazem de conta que não há doutrina internacional sobre esta matéria?

Shame on you Sr. Primeiro Ministro! Shame on you Sr. Secretário de Estado!

Comments

  1. Carvalho says:

    Pois eu cá não concordo com o “shame on you” dirigido a essa gentalha.
    Prefiro o portuguesíssimo pano encharcado pelas trombas!
    Cambada de labregos!


  2. Não sei o porquê do choque. O governo Alemão há muito que tinha aconselhado a Grécia a vender umas ilhas para amortizar a dívida. Nós privatizamos monumentos históricos. Está lá perto. Estamos a seguir à risca a receita prescrita de Berlim.

    Ora assim sendo do ponto de vista de quem toma decisões isto não é um desrespeito pela cultura. É antes uma afirmação politica e social muito clara sobre os direitos de propriedade e acesso.


  3. Eu acho que o único destino que se pode dar a um mosteiro é torna-lo naquilo para que foi construído: mosteiro. Entreguem o mesmo aos monges de Cister, já.
    Um mosteiro vazio, com serviços públicos, sala de eventos, sala de concertos, exposições ou hotel, tem o mesmo valor no que a questões de cultura e património. Ou mosteiro ou universidade, tudo o resto é lixo.

  4. Mike says:

    Há por aí dúzias de pousadas em castelos e conventos, há uma no Terreiro do Paço e outra no palácio de Queluz. Não me lembro de alguma vez alguém berrar que eram um atentado ao património, muito pelo contrário…

  5. AntónioF says:

    Consta, não sei se anedota ou não, que o conhecimento sobre a cultura, e a história, deste país é tal que, na recente assinatura, em Guimarães, do acordo de coligação partidária, os elementos destes partidos, andaram, nesta cidade, à procura do túmulo de D. Afonso Henriques para lhe colocar uma coroa de flores.
    Terá sido verdade?


    • Aposto que 90% dos jovens que passam pela universidade de Coimbra não fazem ideia onde está o túmulo de Afonso Henriques embora passem à sua frente quase todos os dias, e nunca tiveram a curiosidade intelectual para entrar na Igreja de Santa Cruz.

      • AntónioF says:

        Caro ‘Xico’, creio que se engana nos seus cálculos, pois não acho que seja 90% dos estudantes que passam pela UC, creio mesmo que seja 90% da população portuguesa!
        Se perguntar a um qualquer deputado onde se encontra este túmulo, apesar de «bacocamente» ter sido considerado panteão nacional pelo anterior governo PSD/PP, por ventura dirá que é em Guimarães pois o epiteto foclórico de Salazar «aqui nasceu Portugal», perdura e foi, na sua essência, relembrado no encontro dos partidos da coligação!

        • Orlando Sousa says:

          Mas relembro que foi Isabel Pires de Lima, Ministra do PS, que, com outros dirigentes abaixo dela, bacocamente impediram investigação científica sobre esse túmulo. Uns e outros uns ignorantes e uns fascistas.


          • Resta saber se a investigação científica oferecia as condições que se devem exigir. À conta do científico já se fizeram muitas asneiras. Isabel Pires de Lima esteve muito bem em impedir a “brincadeira”.

          • AntónioF says:

            Não creio que concorde com o ‘Xico’, cientificamente não haveria nada a apontar, o selo de qualidade da equipa estava lá, houve foi medo…


  6. É certo que temos eleições e convem bater forte. O Museu dos Coches é uma xuxalisada.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.