Os conselhos de Costa e outros truques da imprensa nacional

I

O assunto do momento parece rodar em torno dos conselhos de António Costa, que rapidamente pariram uma página de Facebook que dá pelo nome de “Conselhos do Costa” e que conta já com mais de 24 mil seguidores. Não deixa de ser curioso que, havendo tantas páginas no Facebook dedicadas ao comentário e à sátira política como Uma Página Numa Rede SocialBocage 2.0 ou Os truques da imprensa nacional (onde me inspirei para escrever este texto), todas com mais de 20 mil seguidores, a comunicação social tenha escolhido precisamente a página de chacota ao actual primeiro-ministro. Nada contra este tipo de humor, muito pelo contrário. Apenas uma nota de desilusão por nunca ninguém se ter lembrado de criar uma página chamada “Conselhos do Passos”, onde dicas como ser poupadinho, não ser piegas ou emigrar em massa pudessem ser igualmente exploradas com o alto patrocínio da nossa comunicação social.

António Costa partilhou os seus conselhos com o país no dia 6 de Fevereiro, há três dias portanto, e nos dois dias que se seguiram foi alvo de uma cobertura mediática idêntica à de uma boa guerra futebolística. Vamos a alguns títulos:

  • Diário Económico#ConselhosdoCosta tornam-se virais nas redes sociais (07.02.16)
  • Jornal de Negócios: Os conselhos de António Costa estão a gerar polémica e já têm uma “hashtag” nas redes sociais (07.02.16, 18:46h)
  • Visão: #ConselhosdoCosta, a hashtag do momento (08.02.16, 10:37h)
  • Expresso: “Descidas sempre em ponto morto para poupar no imposto”: #ConselhosdoCosta, o buzz do momento (08.02.16, 14:30h)
  • Jornal I: “Conselhos de Costa” chegam ao Facebook (08.02.16, 17:51h)
  • Fox News do PSD  Observador: Redes sociais gozam com os conselhos de António Costa

Segundo a página Os truques da imprensa nacional, a página Conselhos do Costa teria cerca de 1000 seguidores na manhã de ontem. Agora, com a ajuda da comunicação social e da oleada máquina de propaganda da direita, que deu ao mundo Marias Luz e outras actrizes porno, transformou-se num fenómeno nas redes sociais. Desde Sábado, dia em que vieram ao mundo os conselho de António Costa, a imprensa massificou este caso de uma forma sem precedentes. A referida página surge no dia 7 à noite e, em menos de dois dias mas com muito destaque mediático, consegue 24 mil seguidores, a esmagadora maioria dos quais em poucas horas durante o dia de ontem. E sem recurso a fotografias de modelos russas com decotes generosos. É obra. Uma sugestão: porque não darem o mesmo destaque às outras páginas aqui referidas, nomeadamente a tão sugestiva Os truques da imprensa nacional? Porquê? Porque denuncia os esquemas e os jogos políticos nos quais muita da nossa comunicação social se envolve?

Imagem via Os truques da imprensa nacional

Comments

  1. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    Costa foi muito pouco inteligente ou, se se preferir, teve muito pouco cuidado.
    Os media, oportunistas como são, logo aproveitam e ele deveria já ter compreendido isso.
    Então, porque não uma página dedicada aos “conselhos do Passos”?
    Simplesmente porque sabemos que quem comanda esta imprensa e os media em geral são a direita e a extrema direita e não me acredito que António Costa desconheça tal facto.
    Portanto, desta vez, não culpemos os media, mas antes a pouca lucidez que, na hora de querer mandar uma piada, foi manifestamente muito pouco inteligente.

    • Nascimento says:

      Tem razão. Para mim isto é muito bem orquestrado. Mas, esta treta começa logo por arrumar a casa. Eu considero que se devia por exemplo por arrumar a casa na RTP. PRIVATIZÁ-LA!!!!
      Basta RTP 2 e a RTP Memória ( gasta pouco e dá bons enlatados…).
      Poupava-se dinheiro ( muitissimo) punha-se o Orelhas e o Adelino Faria e demais jornaleiros a anda, e ia ser um prato do caraças ver a SIC E A TVI AO ESTALO COM A MERDA DO CMtv POR CAUSA DO GUITO DA PUBLICIDADE!!!! TÃO A VÊR?? SEMPRE ERA MAIS UM CANAL PRIVADO!!! UI, ATÃO NÃO ACREDITAMOS NO MARCHÉ??? MOI AUSSI…
      O Basemão dava-lhe um xilique e os joranleiros LAMBE CUS das outros canais, começavam a ser DESPEDIDOS!!!! CERTINHO DIREITINHO!!! TÓPAM???

      ps. e nós poupavamos umas massas…e os dedinhos. DO ZAPPINGUES…

    • Nascimento says:

      É EVIDENTE QUE PARA ISSO ERA PRECISO TÊ-LOS EM SU SITIO E NÃO TER ANDADO ( O P.S.) A COMER DA GAMELA …AI TANTOS TELHADITOS DE VIDRO…


  2. Na minha modesta opinião, digo:

    Mandem os comentadeiros de ou da direita à MERDA…

    Disse.

  3. A.Silva says:

    Todos os meios de comunicação nas mãos do capital não são mais que a voz dos seus donos de direita!

  4. João Pinhel says:

    Quando a Comunicação Social de Maior Distribuição Nacional é toda Privada, o que é que esperavam ? Privado = Direita = PSD.

  5. jorge silva says:

Trackbacks


  1. […] os seus gráficos aldrabados e o anti-esquerdismo militante de José Rodrigues dos Santos, são os fenómenos fabricados pela a imprensa a partir de nulidades nas redes sociais, enfim, é toda uma arquitectura de poder laranja que controla, de forma absoluta, a comunicação […]