Sobre benefícios fiscais é sempre bom ouvir um doutor de Coimbra

Luiz Carvalho, Derrota do PS, 2009

Luiz Carvalho, Derrota do PS nas europeias, 2009

O problema com as deduções em IRS é que deixa de fora dos benefícios justamente os mais pobres, ou seja, os que nem sequer têm rendimento suficiente para pagar IRS. É por isso que os subsídios directos são mais eficazes, mais abrangentes e mais equitativos.

Vital Moreira, 10 de Julho de 2008

Para reduzir o défice das contas públicas

2ª medida: eliminar, ou reduzir drasticamente, as deduções fiscais para despesas de educação e de saúde, salvo nos casos em que os correspondentes sistemas públicos não proporcionam os respectivos serviços em condições aceitáveis. Na verdade, não faz sentido que, havendo serviços públicos de educação e de saúde gratuitos, pagos pelo orçamento do Estado, aqueles que preferem serviços privados sejam beneficiados com o desconto dessas despesas para efeitos de dedução fiscal (com limites bastante generosos), o que se traduz numa considerável “despesa fiscal”.

Ainda por cima, trata-se em geral dos titulares de rendimentos acima da média, não poucas vezes caracterizados por uma elevada evasão fiscal (industriais e comerciantes, gestores, profissionais liberais, etc.). Duplo privilégio, portanto.

Vital Moreira, 22 de Abril de 2006

Os benefícios fiscais à poupança no IRS têm três efeitos negativos: tornam o sistema fiscal mais complexo e mais difícil de fiscalizar, têm elevados custos fiscais (redução da receita) e favorecem os titulares de mais altos rendimentos, que são quem mais deles aproveita, diminuindo a progressividade real do imposto.

Vital Moreira, 10 de Setembro de 2005

Comments

  1. Carlos Ruão says:

    é mesmo isso!mas será que alguém lá chega ? o melhor para o suposto «povo» é sempre pagar alguma coisinha, como os jerónimos franciscos quinhentistas e as suas indulgências. dá-lhes a ideia que mais tarde ou mais cedo, do céu ou do inferno, lá virá qualquer coisinha a seu proveito. em tudo o que é simples, claro e cristalino («strictus sensus», coisa que eu próprio desconfio que seja o louçã seria capaz de fazer, mas apoiando e concordando com o princípio) o «povo» desconfia.enfim.


  2. […] Via Aventar […]


  3. a minha pachorra para o suposto povo é directamente proporcional à que tenho pelos que organizados em partidos pensam que o representam.depois há limites, gente nojenta, baixa por se pensar alta, os velhos filhos d’algo, os gajos que dão o cu, não por prazer, e aí seriam nobres, mas por pura submissão, desinteresse em si, e a vida que lhes suba.e depois ainda tenho as minhas contradições no seio do que faço.nem sei porque te respondo aqui, caríssimo, já despejámos barris a discutir isto, mas apeteceu-me agora. há uma explicação para tudo no Malevich, mas essa parte não a vamos deixar numa caixa de comentários, que os deuses merecem melhores oferendas.


  4. Ai ai ai ai ai ai nãnãnã ai joãozinho isto hoje anda tudo mal disposto mas não me dê uma de snobezinho beirão pleasseee ..olhe só e cito-o :«há uma explicação para tudo no Malevich, mas essa parte não a vamos deixar numa caixa de comentários, que os deuses merecem melhores oferendas» AHHHH ORA OLHA O SNOBEZINHO QU EME SAIU O BEIRÃO!! ORA TÃO SIMPÁTICO COMO É QUE O MENINO HOJE, TAMBÉM VOCÊ DEIXA SAIR UMA COISA DESTAS..AI ANDA MEIO MUNDO MESMO ZANGADO!DALBY anti malEVich!!!


  5. ó dalby: vai levar no cu, sem prazer, vaselina, e onde mais te doa. Tamos a ganhar 1-0.Porra que não sais da adolescência.Continuas assim, e não te dou mais música.


  6. […] Félix (Governo Santana Lopes). Tema interessante, sobretudo no momento em que José Sócrates critica o programa do Bloco de Esquerda relativamente ao fim dos benefícios fiscais dos PPR. Ou quando Bagão Félix, como refere Daniel […]


  7. ok


  8. obrigado, méne


  9. Tratas-me tão mal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  10. E oh filho não é vaselina, vê-se logo que já não usas cremes há muito!!!!: Queridissimo João COIMBRA CIDADE HOMOFÓBICA-E -ARREDORES, agora elas e eles usam «synalar rectal»!! Se precisares de uma receita diz-me que te arranjo..as que quiseres!!!!Tenho tudo o que quero de médicos e enfermeiras..NÃO ME PERGUNTES PORQUÊ SENÃO NÃO FALAS MAIS COMIGO E EU GOSTO DE FALAR CONTIGO, BEIRÃO DE GEMA!dalby


  11. P.sOH CARDOSOCOIMBRA peço-te qu enão te zangues comigo, até porque te elejo aqui o nº 1 a acertar nos meus defeitos de personalidade, e tens um certo jeito para me bater , lá isso reconheço, MAS POR FAVOR NÃO TE ZANGUES COMIGO, POIS JÁ NÃO HÁ MAIS ESPAÇO, MAIS SENHAS E NÃO POSSO TER MAIS GENTE A DETESTAR-ME…AT THE END BABY..SOMEONE HAS GOT TO LOVE ME, NO?OBRIGADO CARLITA E MARA E BELI POR ME CONSIDERAREM, AO MENOS VOCÊS QUERIDAS AMIGAS!!! POIS DOS FUTEBOLISTAS É SÓ MASSACRE…E O SOCO FINAL SEMPRE VEM DO NOSSO R’ …deixa-me…ESTOU EM COMA: EU COMO, TU COMES, ELE COME, NÓS COMEMOS, VÓS COMEIS, ELES COMEM!DALBy comedor


  12. […] PPR com benefícios fiscais, claro – o dono de tão chorudo vencimento certamente merece-o. O Vital Moreira é que tem […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.