Silva Lopes, um administrador pouco renovável


O David Fonseca deu-me a dica. Não pensem que é um assunto desactualizado – pelo contrário, a actualidade é imensa. É a «fenómenos» como este que se refere Francisco Louçã quando defende a nacionalização da EDP e de outras empresas do género, como a Galp.
José Silva Lopes, antigo Ministro das Finanças no II e III Governos Provisórios pós-25 de Abril e no III Governo Constitucional, renunciou no mês de Maio de 2008 ao cargo de Presidente do Conselho de Administração do Montepio Geral. Justificou esse abandono com a idade avançada, 76 anos, e com a falta de dianimismo para um cargo tão exigente. Pelos quatro mês de trabalho durante esse ano, recebeu do Banco mais de 400 mil euros.
No mês seguinte, a 4 de Junho, José Silva Lopes foi apresentado como o novo membro do Conselho de Administração da EDP Renováveis. Presume-se que, desta vez, o cargo não seja tão exigente.
José Silva Lopes – e isto para mim é o mais importante de tudo – defende o congelamento dos salários dos portugueses e o não-aumento do salário mínimo como forma de ultrapassar a crise económica. Defende ainda a ajuda aos desempregados e, de forma coerente, começou por ajudar-se a si próprio, empregando-se na EDP Renováveis mal saiu do Montepio.
A propósito da Galp, o Administrador Fernando Gomes recebeu em 2008 4 milhões de euros em remunerações mais um PPR anual de 90 mil euros. PPR com benefícios fiscais, claro – o dono de tão chorudo vencimento certamente precisa de tais benefícios. O Vital Moreira é que tem razão!

Comments

  1. Bué da Fixe says:

    Tanto o Silva Lopes como o inenarrável Vital são gente que não defende quaisquer interesses próprios, caro Ricardo… Gente impoluta, o que rima com filho da…, mas deve ser por acaso. Um abraço.

  2. Ricardo Santos Pinto says:

    Rima com quê, Bué da Fixe? Filho da arguta?

  3. Bué da Fixe says:

    Isso mesmo, Ricardo. Como é que adivinhou?

  4. carlos fonseca says:

    Ricardo: uma saudação muito especial para ti. Com gratidão, sinto-me reconhecido pela partilha da luta na defesa de valores de superioridade ética e moral. Não é o caso dos Pinto de Sousa, dos Silvas Lopes e dos Vitais, todos, até mesmo os últimos, caminhantes de vidas tortuosas e que desvitalizam e ofendem direitos sociais elementares . Este País do poder impostor, difuso e confuso desperta-me saudades do ‘Aventar’.

  5. Ricardo Santos Pinto says:

    Obrigado, Carlos.


  6. AQUI TEMOS UMA BELISSIMA MÉLANGE, UMA PERFEITA «MÉNAGE A TROIS», UMA BRANCA DAS NEVES, UMA BELA ADORMECIDA E UMA PRINCESA DO MÓNACO, AQUI TEMOS O VERDADEIRO TRIUNVIRAT, UM ELO SPARTACUS DE VERDADE, SUPERIORIDADE, SINGELEZA, ÉTICA E COR SUPREMA LUSITANA..QUE LINDO, QUE BELEZA, QUE SOM, JÁ OUÇO OS ALTOS ARAUTOS DA VERDADE E A SUAVE VOZ DOS ANJOS E DOS NOSSOS ANCESTRAIS…QUE AMIGOS QUE ELES SÃO..SE PUDESSE HAVER UM MATRIMÓNIO HETEROSSEXUAL MASCULINO A 3, EU CASAVA-OS JÁ JÁ JÁ …NA VERDADE DO AMOR UNIVERSAL E DO PURO SENTIMENTO PELO OUTRÉM..ATÉ ME FIZERAM CHORAR..UM DIZ ÉRICA, O OUTRO DIZ QUE OS OUTROS SÃO UNS FDP’S E É MESMO..É TUDO PURA POESIA E OH TOMA ELE É SÓ AMIZADE DO CORAÇÃO!!! VOU POR UMA VELA DA PRÓXIMA QUE FOR A FÁTIMA RICARDO, BUÉ & FONSECA( LER-SE PF. ‘and’), QUAL EMERSON LAKE AND PALMER..OU QUAL DEUTSCHE TRIUNVIRAT,,,OU SAN BARTOLOMEU E OS OUTROS APÓSTOLOS, ISTO SIM É RAÇA, ISTO SIM É HOMENS DE BARBA RIJA, ISTO SIM É GLÓRIA, ISTO SIM É HERANÇA DE TRIUNVIRAT SPARTACUS…DALBY, o misericordioso!http://www.youtube.com/watch?v=SJAfMp5vYS4


  7. maria e carla vamos também confraternizar….vejam isto, e vejam comos crápulas hipócritas e falsos dos U2 compiaram tudo!!!!http://www.youtube.com/watch?v=-6G7MkBMVxE

  8. Ricardo Santos Pinto says:

    Não tenhas ciúmes, Dalby. Sabes que o meu coração é só teu.


  9. Pronto Ricardinho Pirulito, se tu o dize, eu fico mais calmo, tá muito bem…


  10. Meus amigos,vamos unir esforços e angariar fundos para ajudar o COITADO. SILVA LOPES, 77 ANOS, NOMEADO ADMINISTRADOR DA EDP RENOVÁVEIS. A pouca vergonha continua. Ao que isto chegou. SILVA LOPES, com 77anos de idade,ex Administrador do Montepio Geral, onde saiu há pouco tempo com uma indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de várias reformas que tem, uma das quais do Banco de Portugal como ex-governador, logo que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP RENOVAVEIS, empresa do Grupo EDP. Com mais este tacho dourado, lá vai sacar mais umas centenas de milhar de euros num emprego dado pela escumalha politica do governo, que continua a distribuir milhões pela cambada afecta aos partidos do centrão. Entretanto o Zé vai empobrecendo cada vez mais, num pais com 20% de pobres, onde o desemprego caminha para niveis assustadores, onde os salários da maioria dos portugueses estão cada vez mais ao nivel da subsistência. Silva Lopes foi o tal que afirmou ser necessário o congelamento de salários e o não aumento do salário mínimo nacional, por causa da competividade da economia portuguesa. Claro que para este senhor, o congelamento dos salários deve ser uma atitude a tomar,desde que não congelem o dele, claro. Quanto a FERNANDO GOMES, mais um comissário político do PS, recebeu em 2008, como administrador da GALP, mais de 4 milhões de euros de remunerações. Acresce a isto um PPR de 90.000 euros anuais, para quando o ” comissário PS ” for para a reforma. Claro que isto não vai acontecer pois, tal como Silva Lopes, este senhor vai andar de tacho em tacho, tal como esta cambada de ex politicos que perante a crise, assobia para o ar, sempre com os bolsos cheios com os milhões de euros que vão recebendo anualmente. Estes senhores não têm vergonha na cara?