E a Turquia na UE? Avente a sua opinião

turquiaAí está um assunto que divide muita gente e que anda desaparecido há muito tempo. Entra? Não entra? Qual é a sua opinião?

A Alemanha e a França vão estar de acordo em deixar entrar um país com 80 milhões de habitantes que passaria a ser o segundo mais populoso? E Muçulmano? E até onde vai a Europa em termos territoriais? Vamos importar toda a conflitualidade de territórios tão longinquos?

No entanto, pode vir a ser uma ponte importantíssima de diálogo entre a UE e os países muçulmanos mais moderados, o que seria uma contribuição muito grande para a pacificação e para a integração dos 50 milhões de muçulmanos que já vivem na UE.

Avente sobre este assunto tão importante. Envie os seus comentários ou os seus textos que serão publicados.DSC01555DSC01557
Nas fotos:
Em cima, Mercado das Especiarias em Istabul.
Em baixo, exterior e interior da Mesquita Azul.

Comments

  1. Visitei há anos a Turquia, a parte europeia melhor, mais detidamente, e a asiática numa perspectiva mais meramente turística. Fiquei com uma excelente opinião sobre o povo turco; talvez sejam um pouco (ainda) mais pobres do que nós – é crime? Claro que gostaria que acho que deviam entrar na UE. Não sei se é uma coisa muito boa para eles, mas para a União seria um enriquecimento. A Alemanha não deve querer com todos aqueles imigrantes turcos que lá tem transformados em cidaãos comunitários. Penso que aí residirá grande parte do problema. O serem muçulmanos não é argumento que se apresente – não seria uma boa vacina contra acções como a de há oito anos?

  2. Luis Moreira says:

    Pois, a “ponte” entre duas culturas é fundamental, mas não será mais útil por ser moderada ficar do lá de lá ?

  3. Do «lado de lá» e excluídos? Não serão propriamente aliados. Diria que os extremistas vão passar a recrutar com mais facildiade na Turquia. Os turcos, pude observar, têm um justificado «complexo de exclusão». Se não os deixam entrar na UE, esse complexo vai ser capitalizado pela Al-Qaeda e afins.

  4. Eu já fiz «a ponte» HÁ MUITOS ANOS COM OS TURCOS!!!Sou a favor, com as devidas reticências pois àlá é um sr muito complicado!dalbyaturcado

  5. […] agora e desta vez a propósito deste desafio, aqui fica a posta […]

  6. Paulo Vilaça says:

    Como com qualquer assunto, há várias vertentes a explorar.Eu vejo duas :-a Turquia é uma potência industrial, com uma capacidade muito superior a quase todos os países da comunidades, exceptuando, a Alemanha, Itália e Espanha. Vamos admitir mias um pais para arruinar o que ainda sobra das indústrias Europeias?-a Turquia como ponte? E a seguir o outro lado da ponte, porque não? Qualquer dia deixamos de ser CE para ser comunidade mundial. Ponham uma fronteira e quem está de um lado é e quem está do outro não é e ponto final.

  7. adriano says:

    a turquia nao deveria entrar na ue , porque e um pais de Ala que so vai servir para destruir a ue a longo prazo. Isso de integracao e treta porque os muculmanos existentes na ue alem de nao se integrarem, nao respeitando a cultura local, comportando-se como colonizadores (ideias do tempo de maome), radicais, desenquadrados do tempo.

  8. maria monteiro says:

    antes ser um país de Ala do que ser um país de homens que se julgam Deus

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading