"Actualmente, as coisas estão ligeiramente diferentes, mas nem tanto"

Gravidez na Adolescência
Hoje em dia, a gravidez na adolescência tem vindo a aumentar cada vez mais em Portugal. As adolescentes, por vezes, não utilizam correctamente os métodos contraceptivos.
E, numa situação destas, as adolescentes são obrigadas a abortar porque não têm condições para cuidar dos bebés – pais sem meio de sustento, vida indefinida, namorados que não assumem a paternidade, etc..
Antigamente, os pais, quando sabiam que as filhas estavam grávidas, expulsavam-nas de casa e nem sempre eram bem aceites na sociedade. Mas um bebé traz muitas alegrias para as adolescentes e para os pais delas! Por outro lado, nem sempre o pai aceitava a paternidade, acabando apenas por perfilhá-lo no registo civil, mas, depois, não se interessava maia pela vida do seu filho.
Actualmente, as coisas estão ligeiramente diferentes, mas nem tanto. Existem mais métodos para evitar a gravidez, mas nem todas as adolescentes os usam e, por essa razão, há cada vez mais adolescentes grávidas. Também se verifica que há mais pais a assumirem a paternidade, continuando com o filho e com a mãe, apesar de separados. Em muitos casos, as adolescentes não têm condições para criar um filho.
São sempre situações complicadas para o desenvolvimento integral da criança, a qual não concorreu para esse quadro de vida*. Um filho traz muitas alegrias a uma casa, mas não é tudo na vida. Por isso, segue o nosso conselho: usa métodos contraceptivos, não queiras engravidar na adolescência!
Daniela Sousa, Sónia Sousa, Sara Silva
2º ano de Serviços Jurídicos”

Não sei se é pelo rigor científico de senso comum, se pela ausência de fontes ou se é pelo elevado nível de língua portuguesa que, quando o encontrei, quis emoldurar este texto. Encontrei-o na primeira edição  da revista da Escola Profissional de Braga (pág. 26, por obséquio).  Provavelmente não tenho o direito de m’admirar ou espantar a julgar pelo naufrágio que decorre na Educação em Portugal. Provavelmente estou a exigir demasiado de alunas de um 2º ano do curso de Serviços Jurídicos, saber juntar frases em parágrafos e com eles fazer um texto em língua portuguesa. Estou a ficar velho.

* gosto muito desta frase.

Comments

  1. Luís Moreira says:

    “neste quadro de vida as coisas são piores que más, são grávidas…