No Aventar cigano entra e é bem vindo

A Europa que nos têm vindo a idealizar caminha para trás ao invés de ir para a frente: os fundamentos são utópicos e falsos, o que a França está a fazer com os cidadãos europeus ciganos dos estados membro da UE Roménia e Bulgária choca com o desejo de uma Europa onde a liberdade e circulação de pessoas é um pilar.

A França é das maiores potências europeias e assim sendo faz pode e manda contra tudo e todos! A UE, quanto a mim, apenas esteve como um espectador um pouco indignado com todo este processo do Sr. “Sarkonazi”, as sanções não vão existir porque o poder é a facilidade de colocar o dedo ao nariz e xiuuuuuuu!

A Itália prepara-se também para copiar o que os franceses estão a fazer, tratar as pessoas como se fossem lixo.

Esta onda de facilismo que a UE está a permitir vem por aí abaixo, sonhei com o Paulo Portas a cancelar as suas férias para “imitar” os “palhaços” da extrema-direita daqueles dois países e propor o mesmo no parlamento português, há sonhos que são evidentes e não vai demorar muito para que o PP esteja com unhas e dentes a propor o mesmo em Portugal. Porque há muito que o desejo do PP é expulsar tudo o que é cigano e imigrante!…

Se eu não escrever nas próximas semanas é porque fui vítima da expulsão do governo português, sou cigano! O Paulinho certamente que vai propor que não desmantelem os submarinos antigos para lá nos colocarem e deixarem-nos no meio do Pacífico, pois quanto mais longe do Atlântico, melhor!

Bruno Gonçalves, cigano, mediador sócio-cultural e membro da Direcção Nacional do SOS Racismo

Foto: Acampamento Cigano no Choupalinho, Coimbra, JJCardoso

Comments

  1. mjrijo says:

    O PP até pode sonhar, mas não acredito que convença, neste momento, ninguém. Nâo seria muito popular e não convém.


  2. Meu caro,
    Dos cinco parágrafos, os dois últimos são demasiadamente rebuscados. Desses, não gostei.
    Quanto aos outros, infelizmente poderão ser factos que a história, um dia, poderá condenar.


  3. Quanto ao título do post, é mais que evidente que é bem-vindo.


  4. Demagogia pura.
    Faz-me sempre muita impressão quando associações, que deviam estar a cima da política partidária, só criticam um determinado sector político. Isso só demonstra que estão a favor de outro. É o caso do SOS racismo, que se atira a um único partido, o CDS, que por acaso até é o único que tem um deputado negro.

  5. xico says:

    Caro Bruno Gonçalves,
    infelizmente o cigano é mal visto por muita gente. Os que vieram de países como a Roménia e a Bulgária ainda mais.
    Porquê?
    Será simplesmente preconceito racial? Ou haverá razões efectivas que só pecam por generalizarem e se estenderem a toda uma comunidade?
    E o que faz a comunidade malquista para promover a sua imagem?
    E se em vez de fazer juízos de valor contra o Sr. Paulo Portas, demonstrando um autêntico preconceito ideológico, apresentasse soluções para que a comunidade cigana, que é a sua, se integrasse melhor e obedecesse às leis que deviam ser iguais para todos os cidadãos?


  6. Preconceito?! Experimentem morar junto deles e depois falem…

Trackbacks


  1. […] No Aventar cigano entra e é bem vindo […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.