Contestar a austeridade: da retórica em Portugal à acção em Espanha

O governo, em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, esta tarde, prepara-se para lançar um aumento de impostos. Será, justamente, a aplicação, já em 2010, de uma das medidas que o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, teve a amabilidade de vir anunciar há dias em Lisboa, em gesto de solidariedade com Sócrates e companheiros da (des)governação.

Da agenda do Conselho de Ministros, consta igualmente a definição das linhas de orientação do Orçamento Geral do Estado para 2011. Certamente, em complemento do agravamento de impostos a vigorar já este ano, definir-se-ão outros, a implementar no próximo. Damos como exemplo a redução dos benefícios fiscais das despesas de educação e saúde – o governo nega tratar-se de um aumento de imposto, mas a verdade é que essa capciosa afirmação se destrói com o incontestável argumento de que, no final do ano, os contribuintes terão aumentada a carga fiscal do IRS e, consequentemente, o valor do imposto a pagar ao Estado.

No país vizinho, igualmente enfiado no atoleiro da crise, o governo de Zapatero lançou um pacote de medidas duras; medidas que, de resto, têm sido enaltecidas por gentes do PSD. O próprio Pedro Passos Coelho foi um deles, mas economistas próximos daquele partido, como Catroga, também as aplaudiram.  

Na senda do combate à crise a nível europeu, basicamente dirigido aos cidadãos comuns, há, em cada país, reacções colectivas de matizes diversas. Em Portugal, na lógica das tradições dos ‘brandos costumes’ e do ‘nacional-fatalismo’, prevalece a retórica e os palavrosos discursos de analistas políticos. À moda da Grécia, em Espanha o povo faz greve e sai para a rua em protesto. De resto, o ‘ELPAÍS’, jornal próximo do partido governamental, está a destacar a greve geral, com uma edição ‘on line’, actualizada de minuto a minuto. Tal é a força demonstrada pelos trabalhadores espanhóis.

Tão próximos e tão diferentes. Para alguns portugueses será eventualmente motivo de orgulho. Para mim é de profunda mágoa.

Comments

  1. Somos, sem dúvida, uma cambada de fracos. O Zapatero teve por exemplo a boa ideia de acabar com partes dos subsídios aos Mexias de lá. Aqui, o pessoal das renováveis é intocável.
    Bastava acabar com as tarifas feed-in para Portugal poupar imediatamente 700 milhões de euros: http://ecotretas.blogspot.com/2010/08/ainda-o-custo-das-eolicas-e-da-solar.html

    Ecotretas

  2. carlos fonseca says:

    Também concordo com o termo de mordomias concedidas a privilegiados. Todavia, custo mais penoso de medidas de austeridade incide sobre a generalidade de cidadãos indefesos. Os operadores do ‘sistema financeiro internacional’, causadores efectivos da crise, não só ficam incólumes, como beneficiam das soluções adoptadas pelos governos. Isto, de resto, é denunciado à exaustão por economistas consagrados, como Krugman e Stiglitz, por exemplo.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading