Laranja é a Cor do Dia de Hoje

Laranja é a cor com que decidiram pintar-nos hoje.

Vai chover, vai descer a temperatura, vai ventar. Tudo coisas que desconhecemos e que, como bons educadores, os senhores do Instituto de Metereologia fazem o favor de nos ensinar.

Para hoje, o IM prevê para o continente céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens altas, nas regiões Norte e Centro, períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões do Sul, vento fraco, sendo fraco a moderado do quadrante sul na região Sul, tornando-se gradualmente forte de sudoeste nas terras altas, com rajadas até 70 km/h a partir da tarde.

Pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

Para a Costa Ocidental prevêem-se ondas de oeste com três a quatro metros, sendo de 2,5 a 3 metros a sul do Cabo Raso.

As temperaturas máximas previstas são de 17º para o Porto, 20º para Lisboa e 22º para Faro.

Aqui no Porto, onde me encontro, o sol brilha, não venta e estão 20º de temperatura. São 11 da manhã. Como estamos pintados de laranja, segundo grau de alerta, penso que o melhor é não sair de casa, não vá o diabo tecê-las. Tenho receio!

Todos os anos, faça frio ou faça calor, as recomendações repetem-se, conforme dei conta aqui e também aqui, para além de o ter feito em outras diferentes alturas, pelo que tenho de concluir que somos um povo estranho, que não consegue aprender o que fazer nas mais diversas circunstâncias.

Será que lá para o Norte desta Europa que nos (des)une, estão todos com alertas vermelhos elevados a uma qualquer potência?

Comments

  1. F Soares says:

    Há alguns anos que estranho estes alertas. A conclusão que tiro,porque não encontro outra explicação , é que alertas devem dar dinheiro a alguém (quanto mais se aproxima do vermelho, mais dinheiro devem dar) seja por prevenção , medidas de mobilização , sei lá . Não há outra hipotse, nem cientifica nem de segurança … Que é estranho é . Alguem que me explique ( tenho procurado em vão) quanto custa um alerta e quem está envolvido … A propria P Civil, pelos actores que aparecem a emitir opinião, parece ser uma arena ondev se luta por interesses muito pouco claros… Se eu estiver errado, haja alguem que explique.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading