EDP Adquiriu o Passe de José Silvano

José Silvano, ex-autarca de Mirandela fora, até ontem, o único autarca do Vale do Tua a manifestar-se contra a construção daquela barragem inútil.
Fico triste ao vê-lo ingressar no pântano de traidores-da-consciência e da palavra onde militam fervorosamente Assunção Cristas (apresentada como ministra do Ambiente), Francisco José Viegas, o impoluto José Carcarejo, a Unesco Portugal.
A Unesco, que não os portugueses, coroarão todo este vergonhoso processo desclassificando o Douro Vinhateiro ; espero que traidores como José Silvano e o luminoso laureado arquitecto Souto de Moura tenham já uma parede (de betão) para pendurar o diploma.

Esta gente que agora governais pode ser estúpida. A próxima far-vos-á justiça.

Comments


  1. O sucessor de José Augusto Gama…viu a luz…

    tirando esse marco a barragem do Tua se conseguir encher…vai ser um reservatório estratégico de água …além da potencial produção extra de energia num norte que cada vez consome mais a nível particular e público

    a água do Tua evitaria o abate de milhares de cordeiros muito antes da Páscoa e salvaria uns milhares de toneladas de primores (nomeadamente batatinha nova…se houvesse uma rede de rega (gota a gota de preferência)

    logo para quem gosta de beber àgua no verão e tomar banho…a barragem do tua …

    é que aquíferos no norte são minorcas…

    os terrenos do terciário tão todos a sul…

    só nas bacias terciárias do Tejo e Sado é possível o terreno afundar-se 14 centímetros em meia dúzia de anos e continuar a extrair-se água

    percebido? nã? é ir ver o assentamento e as rachas nos prediozinhos construidos nos lugares de subsidência máxima

    • akismet-a7712a44856735f3aee544e95a7dc79b says:

      Claramente, o sr. conhece o Tua e tem pena dos milhões de litros que o rio debita, todos os dias do ano. Deve ser por isso que a EDP prevê produzir electricidade ali alguns dias por ano. Agora, que dará o belo reservatório de água PRIVADA para a EDP vender daqui por 10 anos… não tenho dúvidas.


  2. os aquíferos no Norte encontram-se em maciços dobrados e falhados (falhas estruturais como as da nossa economia) os débitos são da ordem dos metros cúbicos por segundo

    aqui no sul tiramos 100 m3 por segundo durante anos e nem secam

    afunda-se um poucochinho

    mas um dias destes chove mais do que se tira

    ou então bebemos água salobra que tamém é bom…VRSAnton bebe-a há séculos e tá tudo vivinho…


  3. Eu quero lá saber se o pessoal do barrroso toma banho ou rega os jardins

    Agora que já se perdeu mais bezerrame este ano….mas são animais se nã têm pasto

    compra-se queijo francês que tamém é bom

    vocemecê só deve beber vinho franciu e batata novinha e azeite espanhol

    infelizmente quando nã chove….ou o rio traz água a cotas (cota não é relativo à sua edad)
    que permitam uma bombagem a baixo custo (gasta gasoil que é importado ou fabricado por destilação de naftas estrangeiras) e transporte dessa água por 150 mil hectares de terras sequinhas

    percebeu?

    nã?

    arranje umas azáleas e meta-as ó sol….evapotranspiração…

    • akismet-a7712a44856735f3aee544e95a7dc79b says:

      O senhor, muito me engano, é um daqueles lisboetas que nasceu nas serras, detesta Portugal mas vive convencido que existem ursos para lá do Trancão. Tenha dó.


  4. em números 1 litro de chuva por metro quadrado numa bacia hidrográfica que vem de Espanha…o Tuela e o rabaçal nascem em espanha…galiza e castela-leon ou leyoa se gostas de basco é espanha…aí também bebem água e regam hortas

    e se o cachão…o ex-grande complexo agro-industrial hoje defunto não bebe muita água

    a zona envolvente ainda tem pecuaria agricultura e silvicultura de monta

    mesmo que chovesse 10 litradas por m2 em 40 km2
    40.000.000m2 isso daria 400 milhões de m3 que escorreriam em 10% e se infiltrariam nuns 40% e o restante evaporar-se-ia …pois 16ºC e céu sem nuvens evaporam muita água

    só que nem 1 litro cai quanto mais 10 litrinhos…a água que corre no Tua não é nazional…percebide?

    nã?
    merda este pute é mesmo nhurro..trabalho de casa pega numas malvas (sardinheiras sés alfachinha) e vai-as regando de 10 em 10 dias e ódespois vez quantas semanas aguentam

    ódespois faz o mesmo mas rega-as só de 40 em 40 dias


  5. Não palerma fui dos últimos a sair do cachão com 3 meses de ordenado por pagar…


  6. logo se és do cachão deves-me 352.400$

    podes pagar-me em eurros queu nã m’importo


  7. E ursos além de bossa incelência só há em Espanha

    as montarias de D.manuel e restantes acabaram com eles já há séculos


  8. Medicina popular é mais barato

    e boçê tá nexexitado de lítio em barda…bou ber porno é mais interessante

    já nã me pagam pra aturar deficientes…é pena é bem melhor que um inverno no Cachão


  9. mas debe ser lá do norte…tem aquele modo arcaico de tratar a maralha vivente…

    tem um poço de 100 metros….arranje um de 200

  10. Silvério Coutinho says:

    A EDP tb já tinha na equipa, com passe comprado, Elísio Sumavielle, Pinho Lopes, Paula Silva, entre outros.
    SC

  11. Silvério Coutinho says:

    Sobre José Silvano ver pág. 31 do jornal Público de hoje, e claro ver a pág. 29.
    SC


  12. Parece-me exagerado apelidar traidor a Silvano. Que queriam que fizesse, se imolasse pelo fogo nas obras da barragem? Sem ele, provavelmente não haveria “agência” nem contrapartidas nem coisa nenhuma. Sem ele já o Metro do presidente Gama teria naufragado há anos. Qu7em queriam ver à frente da agência? O trafulha Cascarejo? Os modestos presidentes de Carrazeda ou Vila Flor? Ou pior, um gajo qualquer de Lisboa, encaixado ali por conhecimentos?

    Para mim o pior não é quem está lá, é que parece que a tal agência não apresentou objectivos concretos, parece que é um fim em si mesmo para criar cargos e esgotar dinheiro.

  13. Tiro ao Alvo says:

    Amigo, com esses seus radicalismos não vai a lado nenhum. Dessa forma você apenas provoca o povo, recebendo em paga apenas meia dúzia de comentários amalucados. Abra os olhos!


  14. Traidor é capaz de ser menos adequado; pode apenas (e tem o direito) ter desistido de lutar naquilo em que dizia acreditar. Acontece a qualquer um: cansar-se de lutar.
    Mas espero que, para se compensar do cansaço da digna luta até então então, se faça pagar justamente. De preferência, que se faça pagar bem.
    Roma não paga a traidores mas a EDP paga a quem aprouver cansar-se de lutar… a EDP paga. Até comprou já ministérios da Cultura e do Ambiente…

  15. Coiso e Tal says:

    Traidor?! Desistiu de lutar?!
    O home nunca foi contra a barragem, excepto se fosse construída à cota média (180) ou mínima (170), mas à cota máxima (195) já lhe agradava, assim trocaria os prejuízos do metro de Mirandela pelos lucros da DouroAzul e porque não pelos cruzeiros da Princessa do Tua e tinha um belo cais de embarque à porta da sua vivenda em Mirandela…

    “Até agora só o presidente do Município de Mirandela, José Silvano, clamava pela cota de 195 metros, a máxima. “Sou contra a barragem, mas se for feita e a ter de destruir a linha ferroviária do Tua, então que seja aproveitado todo o potencial”, reafirma ao JN. […] Tal como Silvano, diz que “a fazer-se a barragem, e uma vez que se inviabiliza a linha e se fere o vale, então aproveitem-se todas as potencialidades para a produção de energia, que tanta falta faz, e deixem-se as mais-valias”.” Publicado em 2008-12-17

  16. Tito Lívio Santos Mota says:

    e eu que o tinha como excepção à choldra pepedesca…

    Não há um para salvar o outro naquele partido !


  17. Traldores do povo de Tras-os-Montes.Já tem taxo ,o povo que compre carro,porque não á linha do Tua,para ninguem.OS AUTARCAS VIRARAM A CASACA.Já todos devem ter taxo seguro.Eu a perder tempo com lixo,este tempo todo.O presidente nem tocou na Linha do Tua,é uma falsa moeda.A EDP que pague os vencimentos por inteiro ás familias das vitimas até á idade da reforma.E a reforma por inteiro,até á morte das familias,e o seguro de vida.Votaram neles,e por eles foram apunhalados.


  18. Portugueses:As llinhas do Tua.Tâmega ,Corgo ,Sabor.e Vale de Vouga eram PATRIMÒNIO DO ESTADO.de utilidade pública..O ESTADO não pode autorizar a destruição do seu PATRIMÒNIO,pela EDP empresa particular para a construção duma barragem,que é dispensável,em virtude da EDP já ter umas 166 barragens..Vale mais a linha do Tua ,do que a barragem ,a EDP ,Mexia e todos os traidores envolvidos .nesse crime contra as 34 povoações do interior.Segundo o regulamento as linhas de caminho de ferro não podem ser evadidas ou destruidas por particulares.


  19. A linha doTua era á muitos anos uns 100 PATRIMÒNIO DO ESTADO,ninguem podiar evadir ou destruir a linha.era levantado um AUTO DE NOTICIA,aos infratores e eram enviados a tribunalAgora pelo que vejo a EDP é dona dos rios,destrói a linha mais bonita de Portugal,uma obra de arte,com vários tuneis em curva


  20. Portugueses.O COMBÒIO È O TRANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO,CÒMODO,ECONÒMICO,NÃO POLUENTE E MAIS RÀPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO.Agora que está a chegar a Bragança uma nova auto estrada talvez com duas vias,era muito bonito ficarem com a velhinha LINHA DO TUA uns 100 anos em via unica toda renovada com travessas de betão.


  21. A nova auto estrada que esrá a chegar a Bragança é mais um CEMITÈRIO para o interior


  22. O COMBÒIO È O TANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO

    • Tito Lívio Santos Mota says:

      O COMBÒIO È O TANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO
      pena o Seguro não ser da sua opinião, nem os governos portugueses desde 1926 🙂


  23. CÒMODO ECONÒMICO NÃO POLUENTE;E RÀPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO..As AUTO ESTRADAS,sÃO CEMITÈRIOS DE PORTUGAL:EM 13 ANOS MORRERAM 15.740 PESSOAS.VALE MAIS A LINHA DO TUA EM VIA ÙNICA DE 1M DO QUE A NOVA AUTO ESTRADA:DEVE SER IMEDIATAMENTE RENOVADA COM TRAVESSAS DE BETÂO:OS OUTROS PAISES NO MUNDO;CONSTROEM LINHAS COM CENTENAS DE QUILÒMETROS E RENOVAM AS ANTIGAS.EM PORTUGAL DESTROEM E ENCERRAM PARA FAZEREM UMAS ECOPISTAS;PARA OS QUE ANDAM A PASSEAR DE BICICLETE:.COM TRAVESSAS DE BETÃO OS PREÇOS DOS BILHETE PODE CUSTAR MENOS 20%.

  24. Tito Lívio Santos Mota says:

    A França acaba de aprovar mais 470km de LAV.
    Todos em direção de Portugal 🙂

  25. Tito Lívio Santos Mota says:

    se, em vez da A4 tivessem feito um CF com o mesmo traçado, teriam ligado Bragança ao resto do país com bem maior eficácia e vantagem para a população envelhecida de Trás-os-Montes que continuará a ter de viajar por camionagem.
    Idem para as empresas locais e valorização das vias estreitas locais.
    Idem para o porto de Leixões que ficaria ligado à Europa e à Alta Velocidade Ibérica.
    Idem para o Porto e o Minho.

    Num país que depende a cem por cento da importação de petróleo, a aposta rodoviária não lembra ao Diabo, mas lembrou a todos os governantes portugueses desde Duarte Pacheco.
    Desisti de tentar compreender.


  26. Carissimo Tito.


  27. Não perco tempo com falhados,que arruinaram Portugal!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.