És de Direita ou de Esquerda?

Responde ao Questionário que se segue e descobre:

1 – Bens essenciais e universais, como a Água ou a Electricidade, nunca deviam ser privatizados. Pertencem a todos.

2 – A defesa dos mais necessitados deve ser uma das tarefas prioritárias de qualquer Estado.

3 – Os ensinamentos de Jesus Cristo devem ser seguidos e fazem todo o sentido nos dias de hoje.

4 – Apesar disso, a Igreja Católica deve ser questionada por muitas das suas práticas.

5 – Certos acontecimentos do dia-a-dia fazem-nos questionar a existência de Deus.

6 – Sendo o casamento um contrato entre duas pessoas, os homossexuais têm todo o direito de casar.

7 – O aborto não é um tema tão simples assim. Temos de tentar perceber, antes de criticar, as razões de quem o pratica.

8 – Há determinado software imformático que deveria ser pura e simplesmente livre e acessível para todos, não se aplicando aqui as regras do marcado.

9 – O vandalismo contra o património é uma forma legítima de fazer vincar uma determinada ideologia.

10 – Monarquia ou República são formas de organização de uma sociedade, não representando por si só ideologias de Esquerda ou de Direita.

Resultados:

9 a 10 respostas SIM – És um perigoso esquerdista, um verdadeiro radical de Esquerda.

6 a 10 respostas SIM – És da Esquerda moderada.

3 a 5 respostas SIM – És da Direita moderada.

1 a 2 respostas SIM – És da extrema-direita.

Comments


  1. TEM A SUA PIADA A EXTREMA DIREITA NÃO SER PERIGOSA NEM RADICAL

  2. J.V. says:

    Embora subscreva o que está aqui dito
    http://aventar.eu/2012/02/02/aventar-um-blogue-plural/
    era engraçado aplicar o teste aos bloggers do aventar e publicar o resultado.
    É um blog de esquerda ou de direita? 🙂


  3. Bem, está visto que sou um perigoso radical de Esquerda.


  4. JV, o teste abarca uma área muito esecífica, não abarca tudo. Fez o teste?

  5. LUCINO DE MOURA GONÇALVES PREZA says:

    Este teste devr-se-ia fazer a maioria dos parlamentares… muitos que se dizem esquerdistas devem pertencer a direita radical e vice-versa. Os extremos muitas vezes se toacam e nos enganam muito… Este blog a meu ver além de ser escrito por muito boa gente, os extremos por vezes se tocam… Se todos gostassem da mesma cor o que seria de nós?… Todo o radicalismo é muito perigoso e, não aceito. No meio é que está a virtude.

  6. LUCINO DE MOURA GONÇALVES PREZA says:

    Este teste dever-se-ia fazer a maioria dos parlamentares… muitos que se dizem esquerdistas devem pertencer a direita radical e vice-versa. Os extremos muitas vezes se tocam e nos enganam muito… Este blog a meu ver além de ser escrito por muito boa gente, os extremos por vezes se tocam… Se todos gostassem da mesma cor o que seria de nós?… Todo o radicalismo é muito perigoso e, não aceito. No meio é que está a virtude.

  7. Ricardo Santos Pinto says:

    A ideia é essa, Lucino. É que ser de Esquerda ou de Direita é muito relativo.


  8. Esquerda ou direita eis a questão que nos coloca a pensar? Eles dizem que ser de direita é fazer o bem, ajudar o próximo mas não a distribuir a riqueza, porque lhes interessa que assim fique… é o que se vê no CDS-PP e em algumas pessoas que até são de direita. Ou então quando se colocam em bicos de pés para que se saiba que estão a ajudar os pobrezinhos, os aleijadinhos, com roupa e alimentos, mas não se coibem de enganar quando têm oportunidade. Nós sabemos como é! A isso chamam eles de «fazer a caridade». Ser de esquerda é fazer o bem, ajudar o próximo e distribuir a riqueza por todos em igualdade. Aonde todos têm as mesmas oportunidades. No entanto também há aqueles que põem a mão no saco. Também, sabemos de alguns exemplos… Portanto. Não há grandes diferenças acho que até quase nenhumas. A direita, ou a extrema-direita é aquela que mata e esconde a mão e de que há vários exemplos no Mundo. A Argentina de Evita e Peron. A brasileira dos generais ou a chilena de Pinochet (que os atirava de um avião em movimento em pleno Pacífico). Ou então a nossa ditadura que se dizia mais branda, à portuguesa. Todos conhecíamos o procedimento de Oliveira Salazar, Marcelo e Caetano, que mandaram para o campo de concentração do Tarrafal milhares de portugueses que por lá morreram. Como o secretário-geral do PCP, Bento Gonçalves entre tantos opositores. Ou então a espanhola de Franco, que dizimou a cidade basca de Guarnica e que o pintor imortalizou tão bem… Isto tudo com a ajuda da aviação alemão – os famigerados «boches».
    Ou a italiano de Benito Mussolini que acabou pendurado, juntamente com a sua amante num poste eléctrico em plena rua romana pelos republicanos e comunistas. Tudo isto à DIREITA.
    Mas se olharmos com atenção, verificamos que à ESQUERDA, é igualmente feroz. No tempo da cortina de ferro ou Muro de Berlim e que todos conhecíamos como o Pacto de Varsóvia que englobava toda a ditadura de esquerda e que tinha o seu chefe-principal na URSS com Estaline, um assassino frio e calculista que tinha nos satélites a força necessária; arrumou com a chamada Primavera de Praga, de Kuvicek e impõe regime de ferro. Isto no apogeu da chasmada Guerra Fria. O comunismo liderava sobe a batuta de Estaline. Mandou matar milhares de oponentes. Mandou matar milhares de soldados polacos na 2ª Guerra Mundial e mentiu na cara de todos ao dizer que nada sabia… Isto de esquerda. Mandava a quem se opunha para as prisões frias da Sibéria, nos Montes Urais todos e qualquer um. O mais famosos deles foi o dissidente, físico-nuclear, Andrei Sakarov. Mas havia mais, muitos milhares…
    Isto já para não falar da China, Filipinas ou Coreia do Norte ou Vietename aonde as ditaduras de esquerda ou de direita são ferozes.
    Portanto fica aqui alguns apontamentos e argumentos que demonstram que as pontas se tocam. Ser de direita ou de esquerda é uma linha muito, muito ténue. Quase que não há diferenças. Acho que simplesmente não há nenhuma. No entanto eu prefiro ser de esquerda, mas uma esquerda livre e plural, limpa e sem assassinatos e aonde a igualdade e a justiça seja igual para todos sem excepção e que o seu valor seja apreciado. Em que o valor das pessoas sejam apreciados e dignificados. Haveremos de conseguir essa forma de vida. Na minha singela opinião devesse ser valorizada a pessoa em prole da comunidade. Aonde todos têm casa, carro, alimentação, médico com saúde gratuita. Tudo o resto é excessos que se cometem. As diferença entre esquerda e direita não existem, quando se elimina quem tem opinião contrária, acho que o caminho a seguir será sempre pela esquerda com as liberdade e garantias para todos. Em que a opinião contrária seja ouvida e apreciada. O povo afinal é que manda e tem o direito de escolher. Mas sempre com justiça, igualdade e liberdade.
    António Paulo C Gomes

  9. J.V. says:

    Caro RCS, então o propósito do teste passou-me ao lado… deve ter sido por isso que obtive a classificação de “anarquista”. 🙂 Cumprimentos

  10. LUCINO DE MOURA GONÇALVES PREZA says:

    Ser da esquerda ou da direita é realmente, relativo.
    Para mim acima de tudo devemos ser imparciais e honestos.
    Não sou daqueles que: “MARIA VAI COM AS OUTRAS”…Abomino a mentira, as frases feitas e os chafôes… Sempre, durante a minha vida profissional e agora, digo o que me vai na alma com cabeça, tronco e membros sem elevar a voz e sem ofender ninguém. Dou razão numa discussão a quem a tem e, quando não tenho razão, dou o braço a torcer pedindo desculpa. Não sou nenhum ingénuo e, sou apologista que se faça justiça quando se deve praticar.


  11. Acho que o que o RSP queria perguntar era: “Estas” com a direita, ou com a esquerda …???
    Isto de ser…, ja nao ‘e o que era… Hoje ninguem ‘e, ninguem se compromete, e, ainda menos se define como…


  12. cuidado comigo sou um perigoso esquerdista

  13. manuel.ferreira says:

    PROPRIEDADE……só os valores da Dignidade e da Honra podem construir um novo futuro , mais rico , mais justo e mais humano…
    A PROPRIEDADE É SEMPRE UMA POUPANÇA DE ALGUEM…
    Pode ser uma poupança do próprio…ou dos seus avós ( uma herança )…ou até dos seus filhos ou netos…( quando compra uma casa a pagar em 30 ou 40 anos está a fazer uma poupança para os seus filhos ou netos…)
    E como qualquer outra POUPANÇA……a PROPRIEDADE NÃO DEVE PAGAR IMPOSTOS…
    É injusto , imoral , e incorreto cobrar impostos sobre a Propriedade…
    QUEM POUPA E COM A POUPANÇA COMPRA UMA PROPRIEDADE … merece consideração , merece apoio , merece elogio , merece prémio…e nunca um castigo…
    OS IMPOSTOS INJUSTOS SOBRE A PROPRIEDADE DEVEM SER IMEDIATAMENTE ABOLIDOS…
    O estado deve cobrar apenas Impostos Justos…sobre o CONSUMO…a POLUIÇÂO…e os VÌCIOS…e todos os outros Impostos Injustos devem acabar urgentemente…
    Qualquer imposto sobre a PROPRIEDADE é um crime legalmente cometido pelo ESTADO-LADRÃO contra o cidadão indefeso , é um esbulho , é uma violência inadmissível e imperdoável… PROPRIEDADE DEVE SER PROTEGIDA E DEFENDIDA PELO ESTADO ( e nunca atacada )…pois é um dos três pilares fundamentais da sociedade—( VIDA, LIBERDADE, PROPRIEDADE )…e também para que se faça um mínimo de JUSTIÇA FISCAL…

  14. manuel.ferreira says:

    TRABALHO………SÓ UMA ESTRATÉGIA COMPLETA…EQUILIBRADA…E ROBUSTA , pode conduzir o País ao caminho do Progresso das pessoas , das famílias e das empresas…
    O TRABALHO NÃO DEVE PAGAR QUALQUER IMPOSTO…!!!
    Quem trabalha ,( e produz riqueza ) , trabalha para si , para a sua família , para a sua empresa , para o seu município , para o seu País…
    MERECE UM INCENTIVO…MERECE UM LOUVOR…MERECE UM PRÉMIO…e nunca um imposto…e mais grave ainda um imposto progressivo…quanto mais trabalha mais paga…
    É UMA GRAVE INJUSTIÇA COBRAR IMPOSTO SOBRE O TRABALHO…
    E um dos maiores erros da nossa sociedade…sendo urgente corrigir tal erro que é de uma injustiça COLOSSAL…
    O Estado só deve cobrar impostos JUSTOS…sobre o Consumo , a Poluição e os Vícios…e todos os outros impostos devem ser ABOLIDOS…
    A redistribuição dos rendimentos deve ser feita apenas no investimento do Estado…e nunca na cobrança dos impostos…
    Os impostos injustos sobre o TRABALHO devem ser PROÍBIDOS imediatamente…para que haja um mínimo de JUSTIÇA FISCAL…

  15. manuel.ferreira says:

    O LUCRO E O INVESTIMENTO NÃO DEVEM PAGAR IMPOSTOS………….O ESTADO NÃO TEM O DIREITO…de isentar de impostos os lucros do investimento estrangeiro…e taxar de forma escandalosamente grave os lucros das empresas nacionais…..
    TER LUCRO É BOM…TER LUCRO É CORRETO…TER LUCRO É LOUVÁVEL…
    Só as pessoas e empresas que têm lucro podem poupar e investir…taxar o lucro com impostos é errado , é mau para todos , e é uma injustiça grave…
    Quando as pessoas e as empresas investem o seu lucro…e arriscam perder ou ganhar…podiam não o fazer…ficar paradas…não desenvolver , não criar postos de trabalho , não inovar , não se procuparem…
    O LUCRO DEVE SER TOTALMENTE ISENTO DE IMPOSTOS…tal como o Trabalho, a Poupança , a Produção e o Investimento…
    PARA QUE SE FAÇA UM MINIMO DE JUSTIÇA FISCAL…
    O que deve pagar impostos é o Consumo , a Poluição , e os Vícios…isso sim porque é justo , correto e ético…
    SE ISSO É RECONHECIDO E ACEITE PARA O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO …TAMBEM DEVE SER PARA OS NACIONAIS…….

  16. Joana Martins says:

    direita e esquerda é coisa do passado.A onda agora é ser de centro.Ver o direito como uma linha reta e seguir a moralidade analizando os impios de direita e de esquerda.

  17. Joana Martins says:

    Deve-se ser contra a direita e contra a esquerda e assim querer uma verdadeira nação

  18. Joana Martins says:

    “A esquerda tem consideração por você mas essa consideração não se degenera em humanidade”
    Eles estão muito ligados a pratica Hobbesiana e autoritária.
    Somente um centro com tranquilidade e bom senso é capaz de fazer o bem.

  19. marai celeste ramos says:

    esquerda e direita passaram a ser uns brincalhões mais bem disfarçados e roubando muito mais – esse rótulo já não pega


  20. «Há determinado software imformático que deveria ser pura e simplesmente livre e acessível para todos, não se aplicando aqui as regras do marcado.»

    Regras do marcado?

    «Monarquia ou República são formas de organização de uma sociedade, não representando por si só ideologias de Esquerda ou de Direita.»

    Responder SIM a isto é ser de esquerda?

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.