A música mais bonita de sempre


Deve ser bom acreditar em deus. Deve ser bom acreditar num ser que tudo sabe e tudo pode. Deve ser bom saber que, no limite, a culpa não é nossa. Deve ser bom saber que, a qualquer momento e numa fracção de segundo, ele pode resolver-nos qualquer problema. Na verdade, até nem é isso que nos vai fazer mais pequenos, porque pequenos já nós somos. Poderá, quanto muito, impedir-nos de sermos maiores, mas diga-se, em abono da verdade, que a maior parte de nós quando chega o momento de poder ser grande ou já se instalou ou já fez tanta asneira que já não conseguirá medrar.

Mau é ter de enfrentar a realidade sem ajudas. Sem o conforto de uma ilusão que, quer se queira quer não, ajuda a esbater a crueldade e a frieza do que temos de enfrentar. E com a absoluta certeza que, não tendo havido alguém que no princípio dos tempos tenha escrito o regulamento desta coisa, não há limites para o tormento. Isto tudo, polvilhado de minuto a minuto com a desesperança com que a realidade nos brinda.

Mas entre a péssima evidência e o paliativo do logro, prefiro e preferirei sempre a verdade. Nua, crua e fria. Gelada. Mas a verdade. E aí, sim, acreditar não no omnipotente, mas no “assim-assim” potente. Acreditar que só depende de nós. Que o amanhã ainda não está escrito. Raios. Que o próximo segundo ainda não está determinado. E que, principalmente, temos, mesmo, uma palavra a dizer no que vai acontecer. É certo que o mais provável é o céu não se iluminar, de repente, com o mais deslumbrante fogo-de-artifício. Mas se, ainda, não nos cortaram a luz, sempre depende de nós acender o interruptor. E se já cortaram, olhe, peça um fósforo ao vizinho. Porque podem não dar cigarros, mas há sempre alguém que dá lume. E se não for pedir demais, enfeite-se com um sorriso.

Comments

  1. Amadeu says:

    E dá-me lume ou um copo de água por solidariedade. Por amizade. Por amor. Por obrigação. Por fraternidade. Por hábito. Que até pode ser imoral, não me interessa. Morra quem se negue. E por que carga de água eu sou mais facilmente solidário com um cão abandonado do que com o sem abrigo do meu bairro ? Tenho medo de quê ? Salve-se quem poder ? E não nos podemos salvar todos ? e os xulos e o Sócrates e o Relvas ?
    Se deus dá moca e prefiro ser sóbrio.

  2. Aqueles homens e mulheres que todos os dias, nas missões de África, da Asia ou das Américas, enfrentam olhos nos olhos a dura realidade de quem sofre e, com o custo do seu próprio conforto e quase sem ajudas, trabalham para a remediar, não estão a dar paliativos do logro, porque também acreditam que o amanhã ainda não está escrito. Porque acreditam num Deus omnipotente que decidiu fazer o homem livre, para o bem e para o mal. Fale do que não acredita. Não fale do que acreditam os outros, porque não pode saber em que acreditam. O céu ilumina-se todos os dias com deslumbrantes fogos de artifício, e a Terra oferece-nos todos os bens necessários (Deus é previdente). Os homens até podem dar cigarros, só têm é que reduzir o que fumam para que chegue a todos. Porque chega e sobra!

  3. Maria Silva says:

    Caro Xico, se deus existe, esse em que parece acreditar, parece-lhe que é justo o suficiente, especialmente com África? Aquilo não é liberdade, aquilo não é uma escolha, é fome, é miséria, é doença, sem alternativa. E não, o seu deus não é previdente, porque em África a terra não oferece os bens necessários. Os que acreditam, acreditam porque isso os alivia, só – “Deve ser bom saber que, no limite, a culpa não é nossa.”
    E ao mesmo tempo que escrevo isto, vejo o filme da NASA sobre o robot que aterrou em Marte e penso no dinheiro ali gasto, a fome que não mataria e não acredito que esse deus, a existir, fosse cúmplice de uma coisa assim.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s