O PC vai acabar?

Calma Camaradas – juro que não estava a pensar no PCP!

Falo da luta  a 3:

– a Apple meteu o Ipad na máquina e ele mingou!

– a Microsoft continua a correr atrás do prejuízo, mas desta vez o sistema operativo (windows 8) tem uma novidade à espreita – o Surface. Diz-se por aí que é o ipad da Microsoft.

– a Google também deu um passo em frente e já tem à venda em Portugal o Nexus.

A Apple trabalha, desde sempre, com um sistema fechado – vende máquina e software num pacote pronto a comer.

A Microsoft trabalhou sempre com outra prioridade  – o software.

A Google, novo player nesta área, quando comparado com as outras duas companhias, tinha o seu foco na web, apesar de ser verdade que já anda por aí o sistema operativo da Google.

E a GUERRA entre estes 3 gigantes, acompanhada pela luta nos dispositivos móveis, vai mudar tudo.

A Microsoft vai apostar forte numa lógica de sistema fechado com o SURFACE, numa estratégia clara, de ataque à posição dominante do Ipad. Estará, também por isso, menos disponível para trabalhar em articulação com as empresas de hardware.

A Google Nexus (Android) aposta forte no preço (metade do IPAD).

Com várias dimensões para equacionar, a verdade é que este tipo de aparelho ganhou um espaço e para um utilizador não profissional, chega – dá para tirar, ver e editar fotos; dá para ver filmes e ler livros, para abrir o mail, para…

Parece-me que o caminho para o velho computador portátil começa a ficar estreito.

Se a esta componente se juntar o conceito de nuvem que anda por aí a fazer o seu caminho, então está muito claro que toda a tecnologia de hardware vai levar uma volta – será que o nosso disco, com os nossos documentos, estará apenas algures na net? Será que o sistema operativo será uma coisa  virtual, também  com suporte apenas na web?

Isto promete.

Comments


  1. Não acredito que acabe (o PC de secretária), até porque algumas outras tecnologias diziam que iam acabar e continuam.
    Mas sim, acredito que tal possa acontecer com os PCs Portáteis, uma vez que os tablets começam a ser alternativas sérias a portáteis, sobretudo, se permitirem fazer grande parte das tarefas diárias de quem anda com um portátil.

    No caso da Apple, jogaram muito mal com o lançamento do iPad 4… dado que, substituíam sempre os modelos anteriores no ano seguinte (e, como é sabido, foi lançado 7 meses depois do iPad 3). Claro que, como comprador recente do iPad 3, fiquei revoltado. Uma jogada feia que, na minha opinião, fez com que a possível compra de novos dispositivos da Apple seja impossível, pelo menos para mim.

    Já a Google e a Microsoft, estão a ficar fortes neste segmento do mercado, principalmente a primeira.

    • João Paulo says:

      Quando dizia acabar pensava no sentido metafórico – hoje, nas casas de cada um de nós, os computadores de secretária “acabaram.” Penso, na mesma lógica que os tabletes (em português?) vão ocupar, em casa, o lugar do pc portátil.

  2. Pedro Marques says:

    Mas está descansado que o PCP não acaba.

    • João Paulo says:

      Pois… fico mais descansado por saber isso 🙂

      • Pedro Marques says:

        Seguramente que é o Partido que está forte na luta contra esta política.
        Eu espero que não acabem com os portáteis, não gosto nada dessas modernices.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.