Chávez, o homem que mudou a América

amlatina-pobreza

Eis a poderosa argumentação da extrema-direita contra a Venezuela chavista: a pobreza diminuiu em toda a América Latina. Chama-se ir buscar lá, sair tosquiado, e mostrar a careca. Porque o grande problema para aqueles lados, saudosos de um Videla e de um Pinochet tão amigos da escola de Chicago e do FMI, está precisamente no contributo decisivo de Hugo Chávez para a mudança operada na última década por aqueles lados, onde sucessivamente as velhas ditaduras foram substituídas por governos à esquerda, de um modo geral com uma mera orientação social-democrata.

Se no sul essa influência foi mínima, na América Central sobram as eternas fraudes eleitorais mexicanas, a guerra civil na Colúmbia onde ser da oposição é correr o risco de acabar eliminado por um esquadrão da morte, a ditadura hondurenha imposta por um golpe de estado e o Paraguai onde o mesmo sucedeu o ano passado. Não incluo a ditadura cubana nesta secção porque é um caso à parte, e precisamente nunca logrou atingir a influência regional que a Venezuela agora conseguiu, no sentido da democracia e de políticas mesmo que vagamente de esquerda.

O Peru correu com Fujimori em 2000. O Brasil aí representado é o de Lula. De um modo geral o velho quintal norte-americano mudou, até porque a arrogância texana andava muito entretida com o petróleo iraquiano e distraiu-se. Quando a CIA acordou já era tarde. Chávez, e é verdade que o petróleo venezuelano, foram decisivos neste regresso de Bolívar, sim um personagem também muito odiado por aqueles lados, não estivesse tudo muito melhor no tempo do colonialismo. Ou desta latina américa que pertence agora ao passado:

Leitura recomendada: Um artigo de Owen Jones no insuspeito The Independent e os gráficos aqui colocados pelo Ricardo.

Comments


  1. Como disse abaixo, com tanto petróleo, a venezuela deveria era estar a caminhar para ser comparada com a noruega, não com outros países da américa latina… mesmo que geograficamente seja lá que esteja inserida.


    • Estaria inteiramente de acordo, não soubesse quando erradicou a Noruega o analfabetismo, quantas gerações é preciso aguardar para que tal faça efeito, e já agora uma oposição com menos saudade de outros tempos, como a noruegeusa, também dava jeito.

    • Maquiavel says:

      Näo por acaso, depois de 14 anos de “Chavismo” a Venezuela está muitíssimo mais perto da Noruega em termos de Índice de Desenvolvimento Humano do que em 1998! E mais näo digo!


  2. … em suma, o homem (RIP), poderá ter sido mais importante na geopolítica e folclore anti-yankee do que na panela do pobre seu concidadão…
    Por outro lado é inquestionável que era portador dum carisma muito sul-americano, muito feito de calor humano, emoção, e “espírito solidário”.
    Outros o verão apenas como um demagogo populista, frenético e megalómano de fantasias ultrapassadas, que não soube aproveitar os recursos que teve na mão em benefício do seu País.

    • nightwishpt says:

      Tretas. a maioria das pessoas que lá estivessem invés dele nada fariam em benefício do país. De Coelhos e Relvas está o mundo cheio.


      • tá nada, basta falar com um caçador que eles dizem logo que a mixomatose deu cabo dos coelhos quase todos.

  3. Nuno Castelo-Branco says:

    Bem, apesar de tudo oque se possa dizer, não era uma má pessoa. Quando o comparamos com os seus amigos dilectos que foi colecionando mundo fora, Chávez é bastante simpático e divertido.


  4. José João, mas tem que concordar que a situação do Brasil começou a alterar-se antes do Lula ou não?


  5. Basta esperar, dentro de uns anos o ciclo desce, capitalismus oblige. bfds


  6. O povo já o santificou! Só falta o PAPA! Embalsamado numa redoma de cristal e colocada num museu! Alguém me poderá explicar o que significa isto? Por muito grato que um povo seja ,isto é demais! Ultrapassa todas as loucuras e só tem um nome que por respeito não o digo.

    • Maquiavel says:

      Significa o mesmo que a santificaçäo popular e o embalsamento e exposiçäo em redoma de vidro de outro líder mundial revolucionário, João XXIII (a foto näo é minha, mas tenho uma parecida):
      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Petersdom_%28203%29.JPG
      É loucura?


      • QUER DIZER QUE DESDE OS ANOS 60 O MUNDO NÃO EVOLUIU NADA, MELHOR DIZENDO EVOLUIU SIM ,PARA PIOR. FANATISMOS, SEJA NA POLÍTICA OU NA RELIGIÃO
        NÃO É COMIGO, MAS RESPEITO OUTRAS OPINIÕES.FICO TREMENDAMENTE CHOCADA COM ESTAS REAÇÕES POPULARES. SOU DA OPINIÃO QUE TEMOS QUE TRATAR DOS VIVOS E DEIXAR OS MORTOS EM PAZ. DETESTO MORDOMIAS E A MORTOS NEM PENSAR, SEJAM ELES QUEM FOREM.SE HOUVESSE JUSTIÇA SOCIAL MUITA GENTE, MAS MUITA, TERIAM DE SER COLOCADAS
        NUM VERDADEIRO PEDESTAL, PESSOAS QUE FORAM VERDADEIROS HEROIS!
        E NINGUÉM FALA NELES.REFIRO-ME A SIMPLES MORTAIS,CLARO.DEVERÍAMOS SER TODOS HUMANOS E IGUAIS A QUAISQUER OUTROS COM DEFEITOS E VIRTUDES.NÃO INTERESSA SE SOMOS PAPAS OU CHEVEZ.
        DEVERÍAMOS SER GENTE E MUITAS VEZES NÃO SOMOS.


        • Ó Maria santos, ou pára de gritar, desligando a merda das maiúsculas. ou vai comentar para o raio que a parta, sua mal educada.


          • NÃO SOU ARRUACEIRA COMO O SENHOR. O COMENTÁRIO NÃO LHE AGRADOU, MAS ISSO NÃO LHE DÁ O DIREITO DE ME INSULTAR. DEMOCRATA O SENHOR?SÓ ACEITA O QUE LHE INTERESSA? O COMENTÁRIO QUE ME DIRIGIU É POUCO DIGNO DUMA PESSOA COM A SUA IDADE.GRANDE EXEMPLO DE CIVISMO! GOSTO DE ESCREVER EM MAIUSCULAS, MAS NÃO SABIA QUE TINHA DE LHE PEDIR AUTORIZAÇÃO. CONTINUE NA RUA A GRITAR E LEVE OS NETINHOS CONSIGO, PARA ELES APRENDEREM A SEREM CIVILIZADOS. É MELHOR FICARMOS POR AQUI E DEIXE QUE OS OUTROS SE MANIFESTEM DA FORMA QUE MELHOR LHES AGRADAR, OU O SENHOR É O DONO DA VERDADE? JÁ ME IRRITEI QUE CHEGASSE.APETECIA-ME DIZER UNS VALENTES PALAVRÕES MAS NÃO QUERO DESCER AO SEU NÍVEL.


          • Você escreve aos berros, com maiúsculas para se destacar dos outros, e vem para aqui dar lições de moral? xô. desampare a loja, não estou para aturar faltas de educação e civismo.
            Se gosta de berrar, berra em sua casa e os vizinhos que a aturem. Em post meu, aos gritos, acabou.
            Ele há cada uma.


          • PARA SI NÃO HÁ LIÇÕES DE MORAL QUE CHEGUEM.
            [apagado]
            PELOS MAIS DESPROTEGIDOS!

        • Maquiavel says:

          Como se diz na minha terra, vá berrar para a lezíria!


      • MAQUIAVEL: GOSTA DISSO? PARA MIM É UM HORROR, MAS OS GOSTOS NÃO SE DICUTEM.


    • Vai fazer mais falta do que o Papa, isso é garantido. E também lhe digo que já se viram loucuras bem piores e bem mais descabidas,


  7. Parte do meu comentário foi apagado,porque? É isto a democracia? O quero posso e mando! A minha ignorância não permitiu saber que escrever em maiúsculas significava falar alto,mas curioso ,na rua grita-se e insulta-se e aí, para os grandes democratas já se é bem educado e não ficam com os ouvidos feridos! Sempre fui uma pessoa de bem.trabalhei muito para o meu país.Nunca andei a pulir esquinas a fingir que trabalhava, e pela primeira vez na minha vida vem um arruaceiro com alma de artista insultar-me sem mais nem menos,mas foi muito bom que isto tivesse acontecido, uma vez mais tyiva a prova do que são certas pessoas! Mais atrevidas, etc. do que aquilo que eu pensava! Para terminar deixo o meu pedido de desculpas para aqueles com quem comentei em maiusculas, que como disse atrás foiu por ignorância da minha parte.


    • Exactamente, a democracia é isto: há regras de convivência democrática, avisa-se quem não as cumpre, reincide uma. duas três vezes, apaga-se.


      • JJC, ficaste mal no retrato….


        • Concordo com o Luís FA. Aliás, tal já acontece desde o início deste dialogo…


        • Eu fico sempre mal nas fotografias, já estou habituado, e desinteressado. Era preferível não travar uma onda de capslock que aqui entrou (não foi esta a única)? talvez fosse, mas prezo um mínimo de etiqueta e igualdade em minha casa. E odeio maiúsculas, confesso.


          • Sim, mas essa do “lápis azul” é inqualificável. Pecado sem remissão! – Não gostas da pessoa, não te interessa ouvi-la, podes mandá-la dar uma volta de vez… Embora, claro está, a atitude não abone em favor dum ambiente “livre” e “democrático” e desde logo intimide os comentadores, criando um clima assim tipo “salazarista”… Mas tens direito a ter mau feitio… Afinal de contas és o “proprietário” (dono, latifundiário, capitalista, whatever…) cá do blogue, e estás a salvaguardar os teus direitos sacrossantos à propriedade privada! 😉
            Quanto ao “capslock” estamos de acordo… Porém, há muitas formas de passar a ideia sem melindrar… Imagina que a leitora/comentadora passou a tarde toda a chorar? Não há necessidade…


          • O lápis azul apagou um chorrilho de insultos que me era dirigido, mas não foi por isso que o utilizei, só me enobrecem. Esta discussão não nasceu nesta caixa de comentários, e tinha a particularidade de a gritaria vir da parte de que nem rebatia afirmações, apenas me vem chamando mal criado e tentando dar lições de moral.
            De resto um sr que anda aí aos grito a concordar comigo também já foi avisado. É claro que merecerá mais paciência da minha parte, não por concordar, mas porque não me anda a chamar malcriado, mas há 3ª insistência seguirá o mesmo caminho.
            E não sou dono deste blogue, mas dos meus posts e suas caixas de comentários claro que sou, perante os meus colegas, uma coisa chamada autoria seus direitos e deveres conexos e até perante a lei em geral.

    • Maquiavel says:

      Ignorância é näo saber. O JJC explicou-lhe a “etiqueta da Internet”, e você insiste no erro, portanto, é estúpida.
      A leitora/comentadora, pelos vistos, passa os dias a chorar. Peça ajuda profissional, isto näo é consultório de psiquiatria.
      O JJC fez muito bem, avisou bastantes vezes antes de ser obrigado a cortar o mal pela raiz.


  8. Os seus trocadilhos são muito interessantes. A sua democracia não interessa a milhões de portugueses. O Sr. é bom para conviver com aqueles que pensam do mesmo modo.Se isso é democracia…
    Tenho muita pena, gosto de conviver com todo o tipo de pessoas! Não sou elitista!
    Mas já agora aproveito para lhe dizer que outras pessoas escreveram em maiúslas e o senhor não as insultou. Nem vale a pena perguntar porquê.


  9. A sua frase chorrilho de insultos não corresponde à verdade.Pena ter apagado.Tinha muitas verdades para lhe dizer, não insultos como o sr. doutor lhe chama, mas não quero perder mais tempo inutilmente. Já me enervei que chegasse! Faço votos para que não se refira maìs à minha pessoa para deste modo acabarmos com este diálogo que para mim, por incrìvel que pareça teve alguma utilidade e, não vou desistir de tentar diminuir a ordinarisse, porque acabar é impossível.Não preciso de partidos, que partida já estou eu à muito tempo. Começo a dar razão àqueles que me dizem que eu tenho a mania que vou endireitar o mundo.A sua etiqueta e bons costumes são muito diferentes dos meus.Lamento ter que acabar desta forma, se é que vou acabar, mas apesar de tudo desejo-lhe boa sorte naquilo que defende. Uma boa noite!


  10. Sr. Luis FA e Sarisa: obrigada pela forma como compreenderam esta situação que nem sei o que lhe hei-de chamar. Não sou chorona, antes pelo contrário. Quem me conhece sabe que sou uma espécie, não igual, parecida ,de Maria da Fonte.
    Fiquei foi bem irritada. Nunca foi minha intenção insultar nem ofender ninguém a ofendida fui eu!

    • Maquiavel says:

      Pelos vistos além de arruaceira é mentirosa.
      Näo se compare à Maria da Fonte. Eram muitos os que tentavam escutar as sensatas palavras dela, logo falava alto para que todos a ouvissem. Mas näo berrava, nem dizia alarvidades.
      Que Deus te dê o dobro do que me desejas!


  11. Por acaso tenho muitos que me ouvem pessoas sensatas com muito nível. PESSOAS COM PRINCIPIOS E BOA MORAl!
    E, tenho a liberdade de me comparar a quem eu quizer! E, não me insulte mais, o senhor veio provocar-me! Andam port aí muitos ditadores à solta armados em democratas, quando chegar a vez deles provàvemente terei de me calar! Só assim, porque enquanto as minhas CORDAS VOCAIS O PERMITIREM EU NÃO ME CALAREI! Fiz-me entender? Ou é tão estúpido quanto eu? Agradeço que não responda.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.