Assunção Esteves, porta-voz da Assembleia da República?

ESTEVESAssuncao

http://bit.ly/15kneGw

Será que, em 21 de Junho de 2011, Assunção Esteves foi eleita porta-voz da Assembleia da República? Terá Assunção Esteves sido a primeira mulher a assumir o cargo de porta-voz da Assembleia da República? Será que um porta-voz da Assembleia da República ocupa o segundo lugar nas Precedências do Protocolo de Estado? Poder-se-á dizer que estes cavalheiros foram porta-vozes da Assembleia da República? Claro que não

Ontem, no Telejornal da RTP, a propósito desta notícia, disse-se – e muito bem – que Nigel Evans era ‘Vice-Presidente’ (Deputy Speaker) da Câmara dos Comuns. Por esse motivo, não se percebe a razão de se chamar ‘Porta-Voz’ (sic) ao seu Presidente,  John Bercow. ‘The Speaker of the House of Commons chairs’, ou seja, o Presidente da Câmara dos Comuns preside. Bercow, porta-voz? Nem por isso. Nem John Bercow,  nem os seus antecessores Michael Martin e Betty Boothroyd, nem sequer os homólogos neozelandeses.

JBercow

Aliás, para que não haja dúvidas, o próprio John Bercow esclarece: «(…) the Speaker shall act as representative and spokesman for the Assembly and for Parliament to the outside world». Isto é, nem “the Speaker shall act as speaker”, nem “the spokesman shall act as spokesman“, nem, mais importante, “the spokesman shall act as Speaker“. Já agora, aproveitando a onda dos porta-vozes

Comments

  1. celesteramos.36@gmail.com, says:

    Quem é esta jurista loira oxigenada com cara de parvinha e figurinha de parva, presidente da junta dos Prazeres que subiu tão alto ?? Princípio de Peter ?’ Andam por aí muitos “peters”

    • manuel.m says:

      Ela porém reunia as altissímas qualidades para desempenhar o cargo, qualidades essas que faltavam ao Dr. Fernando Nobre, um estranho à politica, e que portanto não dava as garantias necessárias para nele se poder confiar.
      Q.E.D.

Trackbacks


  1. […] A propósito deste texto de Krugman, convém recordar que ‘Speaker’ não significa ‘porta-voz’. […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.