Morreu Eusébio


A notícia chegou de forma inesperada, como chegam todas as notícias que relatam a morte de alguém. Morreu Eusébio.
É verdade que Eusébio já não andava bem nos últimos dias, que atravessava problemas de saúde. Mas quando se pensa em Eusébio – como quando se pensa em Amália – pensa-se que viverá para sempre. Que será imortal. E de certa forma será.
É ainda mais triste, sobretudo quando Portugal rejubila pela presença de Sua Santidade e pela presença da nossa Selecção no próximo Mundial.
Os restos mortais de Eusébio já foram lançados ao mar.
O Aventar associa-se neste momento de dor aos funcionários do Oceanário de Lisboa.

Comments

  1. Raul Iturra says:

    Lamento imenso a morte do Eusébio. Associo-me às palavras de Ricardo: há pessoas que perecem imortais, E são imortais, vivem na sua vida construída com sucesso. Ricardo, pense nisso, Eusébio não faleceu, passou para outra etapa da vida, essa dos imortais que habitam a nossa alma e a nossa memória, esse panteão que mais merece, como o mar que o faz navegar eternamente….

  2. maria monteiro says:

    bastantes vezes fui ao oceanário ver o Eusébio e a Amália. Desde a Expo e até o Tomás fazer 16anos fui sócia do Oceanário onde tinha entrada gratuita 1vez por semana

  3. Pedro Rocha says:

    Não percebo a intenção deste texto. tal como não se deve brincar com o papa, não se brinca com os símbolos nacionais. nem tudo deve estar ao alcance de um mísero teclado.

  4. maria monteiro says:

    mas se está na moda dar nomes de pessoas a animais….
    Uma família nossa amiga tem uma cadela que se chama Diana Margarida. Outra, tem um cão que se chama Óscar e um periquito que se chama Sócrates (mas as filhas são conhecidas por Kikas e Bebé)

  5. Pedro Rocha says:

    E quando as pequeninas fazem chichi, mudam a areia, ou levam-nas a passear nos jardins e passeios da urbe.
    Eu penso, que o Eusébio e outros símbolos nacionais merecem respeito, agora cada um livre de chamar o que quiser aos seus filhos e aos seus animais.
    Estamos mais preocupados por serem as únicas lontras marítimas que existem na Europa…

  6. Raul Iturra says:

    Caro Ricardo, posso endereçar-me a si directamente, ou devo ir ao Aventar para colocar ai o meu comentário? Engana redondamente, é por isso que tem tantas leituras e comentários. Não aceito, não posso aceitar este tipo de brincadeira, como acontece com vários dos comentaristas. E eu que estava todo triste por Eusébio é Eusébio de Moçambique, o nosso melhor goleador…Tive que desfazer o texto e mudar para outras ideias, sempre dentro de Eusébio Ferreira da Silva….O meu comentário 1 faz-me sentir tonto! Eusébio é um herói nacional e com as figuras símbolos não se brinca, especialmente para os que, por andarmos sempre na pesquisa, escrita e ensino, não temos tempo de passear. Luís Rocha tem razão, Maria Monteiro nenhuma. Com os símbolos nacionais não se brinca

  7. Raul Iturra says:

    Sabe Ricardo? As suas brincadeiras são uma grande falta de respeito para todos nós, especialmente nós benfiquistas. Insisto mais uma vez: os símbolos existem por representar uma metáfora de comportamento. Baptizar um anormal com o título de um crack, é um insulto desmedido

  8. Ricardo Santos Pinto says:

    Não fui eu que baptizei a lontra marinha com o nome de Eusébio, caro professor. Se tivesse sido eu, tinha-lhe chamado Pinga (não deve saber quem é, mas também não lho vou explicar).
    O texto é bem explícito, fala do Oceanário de Lisboa. E era público que Eusébio tinha morrido. Não gosta do nome? Olhe, queixe-se ao seu amigo Sócrates, que na altura era ele o ministro.

  9. maria monteiro says:

    Baptizaram a lontra com o nome de Eusébio querendo fazer uma homenagem ao futebolista pois talvez haja homenagens que não devam ser feitas… pode dar azo a erros.

    Quanto ao nome podiam ter escolhido Pantera Negra que já não é nome de baptismo de ninguém.

  10. Raul Iturra says:

    Meu Caro Ricardo,
    Sei o que é essa palavra, mas o bem escrito do seu texto, a forma séria, colocar o nome Amália ao pé de Eusébio, admita que leva a engano! E não se fala mais do assunto Já apresentei os meus respeitos ao nosso Eusébio, num poste que pode ler e comentar se quiser. E não se fala mais do assunto! Entre amigos e colegas, os debates estão proibidos! Abraço

  11. Tanta sensibilidade e ignorância ao mesmo tempo…
    Eusébio e Amália foram as duas primeiras lontras marinhas a habitar no Oceanário, no ano de 1998.
    Foram assim baptizados pois trata-se de uma espécie em vias de extinção, e por isso rara. Foram apadrinhadas por Amália e Eusébio e foi com orgulho que eles o fizeram.
    Desde então tb estas duas lontras passaram a ser simbolos do nosso país.

  12. Carolina says:

    Tudo bem! As homenagens são para ser prestadas. O que aconteceu foi a coincidência de termos o nosso Eusébio Ferreira da Silva doente, nestes últimos tempos e, penso e espero que não, deliberadamente, a notícia de que “morreu Eusébio” é posta a circular através da comunicação social, chegando a ser notícia num dos órgãos de informação aqui em Moçambique, no seu telejornal, não foi por brincadeira de mau gosto. Em parte, a culpa é de quem vai passando a notícia sem primeiro investigar a veracidade. Ouviu, passou. Esta é de lamentar, em todos os sentidos.

  13. Candido Naiene Macauzo says:

    Eu Candido Naiene Macauzo, da Beira Mocambique associo me a familia Eusebio nessa dor. E de lamentar a perca de uma estrela que jamais desapareceu desde os primordios da sua aparicao.

  14. judice josue says:

    lamento imenso pela morte do pantera negra… O futebol xta em luto

  15. Luzia says:

    Portugal hoje esta pobre no mundo do futebol, porque hoje morreu um dos maiores e um dos melhores rei do futebol eusebio tamos gratos para sempre e o nosso muito obrigado descança em PAZ

  16. a.martins says:

    Como sportinguista, considero que a Direcção do SCP não deve fazer-se representar oficialmente nas cerimónias fúnebres de Eusébio, pelas graves ofensas por si proferidas, quando apelidou (falsamente) o nosso Clube de “racista”.
    Porém, e sublinhando a grandeza moral do Cristiano Ronaldo, “que descanse em paz”.

  17. José Maria da Cruz says:

    Falo de Angola,Eusébio,grande ídolo imortal para mim,descanse em paz. Estarás sempre vivo em minha memória.

  18. Jaime c. Matsinhe says:

    tenhamos respeito com qualquer pessoa que tenha perdido a vida, independentimente do que ele foi, respeiteimos as pessoas que estao num momento de dor e sofimento pela perca do seu parente. Eusebio descanse em paz.

Trackbacks

  1. […] Este não é um post sobre nenhum habitante do […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s