De Maria Moura: Small is beautiful

Desde o micro-crédito até às pequenas e médias empresas, tudo isso alimenta as comunidades próximas. E dá vida às vilas e aldeias, que actualmente estão a ficar desertas.

Desertas de vida, desertas de actividade económica e desertas de esperança e emoção positiva.

Estaremos perigosamente a enveredar por um caminho sem saída? O do capitalismo desenfreado e selvagem?

Para mim, selvagens, só as praias desertas…mas infelizmente tambem estão desertos os sentimentos, as emoções, o que faz do homem um ser solidário mas que se transformou num ser profundamente egoísta.

Há cada vez mais um retorno às coisas simples da vida, ao tempo de “deixar passar o tempo”, à medida que nos apercebemos que estamos a ficar escravos das necessidade que nós próprios criamos.
Lembro-me do episódio com Sócrates, o filósofo, que estaria a apanhar sol, quando dele se aproximou o Imperador que muito o admirava. Pede-me tudo o que desejas ! E Sócrates, não me tires o que não me podes dar, que era o sol que a sombra do  cavalo do Imperador lhe tirava.
Dependemos de tudo, desde o esquentador, ao carro, do cimbalino, ao telemóvel, até do Aventar…

Recebido da nossa leitora Maria Moura

Comments

  1. dalby says:

    Belina está lindo, rapariga, mas deves entender que nem tudo o que é ‘small’ é ‘beautiful’!!!!!!!..olha por exemplo…o Hitler….ou por exemplo o Marques Mendes que é small…very small….e…e…MOCHE!

  2. Luis Moreira says:

    A Maria Moura para dizer isso terá as suas razões e não nos vai contar, aposto!

  3. dalby says:

    Pelo menos em público acho que não, mas LUIS, ao contrário de ti, eu, como cresci com mulheres, vivi com mulheres, estudei com milhares de mulheres, sofri com mulheres, amei com mulheres, levei com mulheres, trabalhei com muheres, dancei com mulheres, chorei com mulheres, cozinhei com mulheres, dormi com mulheres, segredei com mulheres, rezei com mulheres, descobri com mulheres, fugi de mulheres, cantei com mulheres, POSSO DIZER-TE QUE DELAS É ESPERAR TUDO! MESMO DE TUUUUDDDDOOOOO!Não são terríveis, mas eu acho que o mundo masculino é mais «PURO»!Reparem no Fidel Castro…nem se quis casar pois não????E NUNCA ESQUECER , EU NÃO ESQUEÇO, QUE FOI EVA QUE INDUZIU O ADÃO A ABOCANHAR A MAÇÃ DA ENORME E GROSSA ARVORE COM A GIBOIA-diabo, QUE ESTAVA NA ÁRVORE, E COMO SE NÃO BASTASSE, NO MEU CATECISMO, AINDA ESTÁ A SEGURAR NA ENORME MAÇÃ e A GIBOIA ali ao ataque…. E A EMPURRAR A MAÇAZONA PELA DOCE E SINGELA E PURA BOCA DO POBRE ADÃO!SE isso é ser nossa amiga, então ninguém precisa de inimigos!! A EVA é má, o Adão é bom, e foi devido à inveja da Eva pelo Adão ser bom e o ÉDEN preferir o Adão à EVA, que esta vingou-se e deu cabo de tudo..HOJE AINDA HÁ TORRÃO DO LAMEIRO, MAS O CREME NIVEA PODE , UM DESTES DIAS, DAR CABO DA PUREZA TOTAL DO HORIZONTE PARADISIACO DE LÁ.! Oh Luis percebeste ou não? A mulher é um ser maléfico desde os tempos bíblicos e antes mesmo dos Dinossauros e temos de as meter nos eixos…SEMPRE que alguém lhe oferecer uma maçã grite, chame alto a polícia!!!A Carla e a Maria sim vão compreender esta metáfora bíblica, pois elas são adeptas de leituras infantis!Vosso dalbiblico, o «ABEL do Abentar», inimigo do novo livro do espanhol Saramago!!!

  4. Belina Moura says:

    A Maria Moura? Não esqueceste o meu 1º nome, Luís? Sou Belina Maria Moura!

  5. dalby says:

    Oh Beli, és mesmo parola, nem parece que vives em Miramar mulher!!! nem apesar das teclas do piano em nova!! È assim que se faz..o teu nick aqui é «maria moura»… O Luis é um cavalheiro trata-se com essa segunda personalidade criada…e logo tu que adoras filmes…!!!vou mesmo ter de pedir à Jacques que te dê umas liçoes de BIEN ÊTRE, mesmo que engulas sapos e rãs! Afinal ela também foi tua colega na FAC!dalby

  6. Belina Moura says:

    Foi minha colega? Achas? Eu leccionei depois dela! Nem a conheci lá, senão nem teria reparado nela, nunca reparava nas caramelas que andavam sempre atrás dos galos… Bem sabes as amigas que eu “recolhi” desses tempos e que ainda hoje me adoram! Tudo mulheres de classe, e bem formadas.

  7. dalby-o-calmo says:

    Beli mas foi nossa/tua colega de curso….E sabes bem que a Cláudia nunca andou atrás dos galos..ELES É QUE SEMPRE ANDARAM ATRÁS DELA..sempre….até de Florença vinham, de Lisboa etc etc ..ela tem um olhar que os «MATA! Podes não gostar dela, pelas razões mais variadas mas que ela tem uma atracção fatal sobre eles..ah nisso não lhe ganhas..ontem, não saí..meio adoentado…dalbyhoje recebo os meus amigos rurais da Quinta de Carecos..vai ser uma farra até às tantas…ah tanto para fazer, cozinhar etc etc bisouxdalby

  8. Belina Moura says:

    Nem te devia responder… Mas reconheço a ninguém o direito de competir comigo, seja no que fôr, muito menos nessas questões, estou muito acima disso.

  9. Belina Moura says:

    Nem te devia responder… Mas não reconheço a ninguém o direito de competir comigo, seja no que fôr, muito menos nessas questões, estou muito acima disso.

  10. dalby-o-calmo says:

    Belina, amor adoro quando ficas assim ciumenta..olha vamos ao ZOOM disco e antes ao Lusitano, mas olha que vou com os meus amigos da quinta de carecos…uns TOUROS BEARS totais..100 e tal kilos barbas e fortes robustos e nada de meiguices com «gajas que têm a mania»!!!Por isso podes ir lá ter mas não esperes «poesia medieval alemã»!! E IMAGINA O CASTIGO..AMANHÃ QUEREM IR A CERVEIRA E COMER ROJOADA A PONTE DE LIMA.. a maria ricardina se souber que vou a CERVEIRA ri-se na minha cara, got it???!!!

  11. dalby-o-calmo says:

    Beli tens de começar a ser uma senhora mais ambiciosa e começar a procurar antes BIG and Beautiful!