Já aqui deixamos vários artigos sobre o Hipercluster do mar, onde se falou das reais potencialidades do nosso mar, da nossa costa e da nossa previligiada situação geográfica. Da energia das ondas e do vento em off shore, da dessanilização da água, recurso estratégico no futuro, na piscicultura, na construção naval, nos portos marítimos, nos transportes de mercadorias e passageiros, nas praias. Está aí tudo, só é preciso que o Governo dê a devida prioridade e o apoio financeiro, fiscal e político.
Aqui temos substituição de importações, criação de riqueza, aumento de exportações e criação de emprego.
No TGV que começou por ser um “L” deitado com cinco saídas para Espanha, e nessa altura todos diziam que sim, que era mesmo assim, temos uma tecnologia que vem de fora e que existe há trinta anos, dá trabalho periódico, tem uma pequena incorporação de tecnologia nacional e o resto é construção civil, uns carris e umas terraplanagens. Hoje, já ninguem se atreve a dizer que é viável economicamente, vai já numa opção diminuta até Badajoz e mesmo para o Porto , já pouco se fala nessa hipótese. São os mesmos que agora têm como argumento que não podemos ficar afastados do centro, como se os países mais ricos da europa não sejam os mais periféricos de todos, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca, a Filandia que òbviamente nunca terão TGV.
Aqui não há substituição de importações, não há criação de riqueza, não há aumento de exportações e não há criação de emprego definitivo.
Então porque se dá prioridade, porque se queimam sete mil milhões de euros ? Porque há uma máquina a alimentar, bancos a emprestar dinheiro, consultores a ganhar muito e bem e as industrias Alemã e Francesa que precisam de encomendas.
O TGV é uma fraude? Não sei nem tão pouco o defendi ou ataquei, apenas fiz perguntas. As quais, sem as respectivas respostas, não esclarecem nem servem para a devida decisão. Só isso, o que não é pouco.Aliás, caro Luís, eu tenho sérias dúvidas da justificação da linha Porto-Vigo. Sérias dúvidas para ser simpático. Mas como não sou especialista, espero pelas respostas dos especialistas.Se é uma fraude ou uma necessidade essencial, não sei pois nada percebo sobre “a coisa” e, por isso mesmo, não “cago sentenças”, limito-me a fazer perguntas.
O meu poste não diz que defendes o TGV. A minha visão é aquela que ali podes ler. E o meu poste dá-te respostas.Não estou a dizer que defendes o TGV ,aliás, não é isso que se tira do teu poste. Compara os efeito dos dois projectos e já poderás fazer uma ideia mais segura. Vê o argumento de quem defende o TGV. Não podemos ter um apeadeiro em Badajoz, já não se atrevem a dizer que tem viabilidade economica. Quanto ao de Vigo é um delírio.
bzzzz (NOVO SOM ULTRA ZZZ QUE É JÁ DE RESSONAR..MINHA NOVA MARCA PARA REJEITAR UM ARTIGO UM POST AO PONTO DE NEM SEQUER O ARRASAR PORQUE ME PROVOCA SONO REPULSA DESDÉM E PIOR DO QUE TUDO ABORRECIMENTO LETAL E SONO MUITO SONO)….BBBBBZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ