Homenagem a Tchaikovsky

Desfrutar da beleza de obras musicais – sinfonias, óperas e bailado – de compositores intemporais é exercício de salutar refúgio do pastoso quotidiano. Permite repelir os roufenhos sons dos discursos políticos, dos telejornais das notícias e mais notícias da corrupção, das disputas de poder, da crise económica e financeira, e de não sei de quantas mais desgraças. Alienação? Talvez; mas sobrepõe-se com a força dessa espécie volúpia sentimental indescritível.

Hoje, comemora-se o 170º aniversário do nascimento em São Petersburgo de Piotr Ilitch Tchaikovsky, em 7 de Maio de 1840. Integrado no movimento do romantismo, tornou-se, na época, o compositor russo mais ouvido e admirado na Europa, excedendo o sucesso do elitista grupo dos cinco, igualmente russos – Balakirev, Borodin, César Cui, Musorgsky e Rimsky-Korsakov.

Com a ajuda do ‘Google’, homenageio Tchaikovsky, recorrendo a um trecho do ‘Lago dos Cisnes’. Obrigado Tchaikovsky!

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Homenagem a Tchaikovsky: Desfrutar da beleza de obras musicais – sinfonias, óperas e bailado – de compositores in… http://bit.ly/cZmVQP […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading