As fotos da Playboy de Bruna, a professora que não o é, e a vereadora que devia ter vergonha de o ser

Maria Gentil Vaz

Vamos por partes: Bruna Real, a senhora de Mirandela que posou nua para a Playboy, não é professora, quanto muito será monitora de Actividades Extra-Curriculares, o que não é bem a mesma coisa.

As AEC são uma das maiores vergonhas deste governo: com o objectivo de transformar as escolas em depósitos de meninos trocaram-se os ATL’s por actividades sem qualquer enquadramento pedagógico, asseguradas por contratados a recibo verde, miseravelmente pagos, e ensaiando a privatização do ensino “descentralizou-se” a sua contratação nos Municípios. Estes optam por sub-contratar empresas de vão de escada, ou pela contratação directa, sem qualquer critério sério, por um lado, e sem um mínimo de enquadramento profissional, por outro.

Como se escreve no FERVE: “se esta professora tivesse sido contratada como deveria, através de um concurso nacional de professores/as, nada disto aconteceria”.

O sistema ensaiado para as AEC tende a ser alargado aos professores, através da dita municipalização, que não passa de uma privatização encapotada (e já dá muito dinheiro a ganhar às tais empresas inventadas à pressa).

Uma das consequências óbvias desta “autonomia” é a perda de controlo por parte do estado da qualidade do ensino. Eis um brilhante exemplo: uma professora vereadora, cuja imoralidade anacrónica domina a ignorância da constituição e a incapacidade em viver num mundo civilizado, pode arquivar uma cidadã apenas porque esta posa como muito bem entende para a Playboy portuguesa.  O que seria impensável numa escola pública sucede. Macário Correia, enquanto cinzeiro, perdão, presidente do Município de Tavira mandou despedir sumariamente um monitor porque o filho de sua excelência se feriu numa AEC.

Além da pura arbitrariedade dos caciques locais, a carreira docente ficaria igualmente sujeita à apresentação do cartãozinho partidário.

Ao pé destas ameaças o episódio Bruna Real seria apenas uma demonstração dos custos da interioridade, sobre a forma de manutenção de espécies animais semelhantes à vereadora, mais próximas da paleontologia que da biologia moderna.

Na realidade é mais um exemplo da política do bloco central para o ensino, e dos custos da sua privatização. Custos morais neste caso (a vereadora Maria Gentil Vaz demonstra não ter competências para ensinar, já que lhe falta a capacidade em entender a diferença, e o direito dos outros à sua vida privada), mas também financeiros, que o privado além de pior é mais caro.

André Azevedo Alves bem o sabe, e aplaude esta descentralização: para a direita manter uns redutos de selvajaria no Portugal profundo, tipo regresso ao passado quando me apetecer,  seria um prazer. Eu chamo-lhe uma aberração.

Siga o Grupo de Apoio à Professora Bruna Real! (Playboy/Mirandela)

Comments

  1. XicoAmora says:

    Expliquem-me melhor.
    A vereadora, no dizer do autor do post, é uma espécie estudada pela paleontologia. O único pecado que cometeu foi contratar alguém que não era professora. “porque uma professora à séria não fazia uma coisa dessas”, mais ao menos o que diz a FERVE. O director do agrupamento de escolas, um professor à série e contratado como deve de ser, ameaçou a Câmara para retirarem da escola aquela Jezabel, mulher de escarlate. A vereadora não teve outro remédio do que afastar a senhora, para evitar um tumulto. Fez muitissimo bem. Mas o professor ofendido, a FERVE, saem em ombros e à vereadora chamam-lhe nomes.
    Já agora. De que mês é a revista?

  2. Jolie says:

    …deem-me a Bruna, eu vou trata-la bem.
    Viva a Bruna.
    Bruna a presidente
    Bruna a 1º ministro


  3. A vereadora Maria Gentil Vaz é professora de profissão, em Mirandela.

  4. Ricardo Santos Pinto says:

    Os professores das AEC’s são mesmo professores. Aliás, a maior parte deles são professores profissionalizados. Quem os contrata é que não os considera coMO tal.

  5. joâo foca says:

    João José Cardoso :A vereadora Maria Gentil Vaz é professora de profissão, em Mirandela.

    a professora bruna é uma mulher bonita,pode ganhar milhares de euros.

  6. joâo foca says:

    a professora bruna é uma mulher bonita,pode ganhar milhares de euros.


  7. Ricardo Santos Pinto :
    Os professores das AEC’s são mesmo professores. Aliás, a maior parte deles são professores profissionalizados. Quem os contrata é que não os considera coMO tal.

    Tenho ideia que na maioria têm habilitações para o ensino, mas não para o 1º ciclo.
    Da forma como são sub-contratados não há estatísticas. Ficamos na ideia.

  8. Ricardo Santos Pinto says:

    Conheço bem o caso do Grande Porto e do distrito de Aveiro. A grande maioria dos professores da AEC’s tem habilitações para leccionar no 3. º Ciclo e Secundário.

  9. Maria Moreno says:

    O verdadeiro drama, o que não passa, é a qualidade pirosa das fotos da Playboy. Há maneira de fazer melhor, e mostrar mais!!!!


  10. amiga bruna so tenho a dizer que es mmmmmmmmuito bonita

  11. Augusto says:

    A vereadora tem é inveja de nao ter um corpo lindissimo como a Bruna Real. eu sou homem e sei bém apreciar mulheres.

  12. mjrijo says:

    Pelo que li, essa pressuposta professora Bruna foi despedida por ter posado para a Playboy. Ainda não se sabe ao certo se tinha a licenciatura ou não; foi despedida porque posou mais ou menos destapada numa revista masculina. Será que não tinha aptidões para ser uma excelente professora? Foi crucificada pelo facto de ter talvez… ou não…um telhado de vidro? Quem os não tem?
    Num país onde o nosso 1ª ministro tirou o curso ao domingo, um senhor que escapa a tudo que são acusações, com o mais rasgado sorriso, quem é quem para julgar uma senhora que um dia resolveu ganhar mais um dinheirito em actividades extra-escolares?
    É sem dúvida verdade que um professor deve dar bons exemplos, como educador que é, mas os bons exemplos devem vir sobretudo de quem manda. A incoerência tornou-se o pão-nosso de cada dia neste país, e consequentemente, nas nossas vidas.

  13. Milan Kem-Dera says:

    Estou com a “maria monteiro”!
    Deixemo-nos de conversa fiada e de filosofias baratas, que isto não passa de uma tempestade num copo de água, ainda por cima local.
    Afinal de contas, há que dar é os parabéns à miúda – a Bruna – que afinal é boa “comó-milho”, e com toda esta polémica foi ela, e só ela, que saíu beneficiada. Com toda a publicidade e visibilidade que lhe foram dadas a nível nacional, à borla, já terá os caminhos abertos para uma carreira de modelo fotográfico.
    Aproveita, Bruna, enquanto tens esse corpinho; segue em frente, garota, porque, afinal, cada um luta com as armas que tem – e as tuas são bem visíveis. E bem agradáveis!!!
    Manda às urtigas a vereadora, mais o pres. da Câmara e todas as invejosas da tua rua; ri-te e deixa-as entrar na menopausa só de olharem para ti!…
    Mas dou razão à “maria monteiro”: -Bem que a Playboy poderia arranjar melhores fotógrafos… a tua qualidade como modelo merece melhor. Bem melhor!!!

    http://www.insustentavelbelezadosseres.blogspot.com/

  14. Rosa Maria says:

    “Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu”…
    Ditado antigo.
    A vereadora é professora de formação.
    O marido é um conhecido e influente pediatra em Mirandela e arredores.
    O Presidente da Câmara teceu elogios públicos a Maria de Lurdes Rodigues, aquando de uma visita desta a Mirandela.
    Com este ingredientes o que se espera?…


  15. mh


  16. comeco por dar os parabens ha bruna pk ela e linda e marabilhosa o k se ta a passa e k todas a mulheres de mirandela sao embejozas e criticao a bruna pk ela e lindissima e tem estilo e perssonalidade de ter uma carreira como modelo logo essa gentinha pobre e mal formada critica a bruna por ela ter uma bela oportunidade de subir de vida . desejo ha bruna muito sucesso e que siga em frente nao se deixe entimidade por esse pobinho do seculo 12 pk tu bruna ou nos tamos no seculo 21 somos livres . segue em frente bruna eu sou teu fa numero 1 . a vareadora que va colher batatas e tomates.

  17. Bruno says:

    Nas fotos da Bruna, não perceibo se está de quecas ou se rapou a pintelheira.
    Alguém me expilica?
    De resto tudo bom, mas a loura do lado é melhor.

  18. manny says:

    boa tarde! venho por este meio dar o meu Apoio e um grande bj ha menina Bruna pelas suas qualidades de mulher e sua coragem…Para dizer aos hipòcritas que a suspenderam que tenham vergonha na cara e analizem os casos de pedofilia n pais e outros casos nomeadamente de quem GOVERNA o pais que nos esta a deixar de TANGA!!!

  19. Grupo de apoio says:

    As pessoas que fizeram barulho por causa das fotos nem se questionaram como e que criancas da primaria as obtiveram… nao me digam que em Mirandela e uma pratica comun serem “facilitadas” revistas como a Playboy para criancas, talvez seja um autentico caso de estudo.
    De lamentar foi a prepotencia da Senhora Vereadora de Educacao, Maria Gentil, na forma como se dirigiu se a comunicacao social, tanto no que disse como no tom pouco gentil e em tom inaceitavel. Escusado sera dizer que mal se tenha apercebido das massas que se estavam a mobilizar em defesa das mais basicas e elementares principios da liberdade a vereadora retrocedeu e adoptou uma postura mais moderada e mais a defesa.
    E absolutamente inaceitavel que num pais que se afirma democrata politicos facam confusao e metam os pes pela cabeca confundindo a vida pessoal (conceito de que muito boa gente nao faz a mnor ideia do que seja) da vida profissional. O cumulo e que a professora se limitava a trabalhar apenas algumas horas por semana ja que se encontrava a trabalhar nas AEC’s.

    Esta na hora de comecarmos a escrever, escrever, escrever. Enchem os blogs e jornais de comentarios, divulgam isto por todos os meios ao vosso alcance para Portugal mas tambem para o estrangeiro
    Que a bola de neve cresca e que fique bem claro que nao nos revemos e nao aceitaremos a situacao.
    Infelizmente o medievalismo ainda faz parte do modo de vida de muita gente

  20. tiago says:

    tenho poucas palavras a dizer,
    fotos fantásticas, fantasticas mesmo, não deve esconder a cara de nada pois não cometeu nenhum delito, muito pelo contrário, com isto esquecemos o país miserável onde vivemos, era assim que eu queria numa mulher.

  21. Sem paciência says:

    Sim vamos promover a senhora a santa e manda-la canonizar

  22. Sem paciência says:

    quem pensa que isto é de uma verdadeira mulher não conhece as MULHERES

  23. Manel Peludão says:

    Realmente o pedaço de carne não é de se deitar fora. Lamentavelmente com esta promoção do produto vendável creio não poder ambicionar tê-lo. Também é verdade que prefiro loiras e peles rosadinhas, mas para quem gosta de morenas…
    Agora uma cabecinha que se disponha a sessões destas…também estaria disponível para mais. Que aborrecido eu ser um pobretanas…


  24. bom artigo

  25. trocatintas says:

    meu deus do céu, vou voltar a escola.

  26. Luis says:

    Estamos num pais livre onde só se é julgado quando se cometem crimes.
    Cada pessoa faz da sua vida o que quiser e NÃO O QUE OS OUTROS QUEREM!


  27. ela e muito goostosa quero gosa com ela

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by joao j cardoso. joao j cardoso said: As fotos da Playboy de Bruna, a professora que não o é, e a vereadora que devia ter vergonha de o ser: Vamos por … http://bit.ly/c08eDK […]


  2. […] As fotos da Playboy de Bruna, a professora que não o é, e a vereadora que devia ter vergonha de o … […]


  3. […] As fotos da Playboy de Bruna, a professora que não o é, e a vereadora que devia ter vergonha de o … […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.