Santíssima Trindade!

Eficiência económica, repartição social e liberdade! Esta é a Santíssima Trindade para que um país seja equilibrado , justo e próspero!

Quando não há criação de riqueza, o que há é a simples transferência da riqueza dos bolsos dos mais fracos para os bolsos dos mais fortes. É o que acontece em Portugal há pelo menos dez anos. Como se podem juntar fortunas se não há criação de riqueza? Como se pode suportar um Estado social se não há produção de riqueza? Isto, também explica porque há cada vez mais ricos por um lado e mais pobres, por outro. Sem criação de riqueza e sem um sistema eficaz de produção, não há um país justo.

Quando um país enriquece no seu todo, não há mal nenhum no enriquecimento de certa parte da população, desde que haja uma repartição da riqueza produzida capaz de melhorar o nível de vida de toda a gente. É inevitável a desigualdade da propriedade, e nada tem de mal, desde que o país enriqueça no seu todo e propicie as mesmas oportunidades a todos. A questão não é a igualdade na riqueza, é a igualdade de oportunidades e a existência do “elevador social”.

Por último, mas sendo a primeira e sem a qual as outras condições de pouco servem, a liberdade de viver numa democracia e num Estado de Direito, onde haja a primazia da Lei, em que as relações entre as pessoas, as empresas e o Estado estejam sujeitas a leis e a regulamentos a que todos, sem excepção, estão obrigados.

Comments

  1. maria monteiro says:

    É o que acontece em Portugal há pelo menos dez anos.” Que humildade!!! vamos lá contar os outros aninhos todos (a não ser que a santíssima trindade já tenha feito algum milagre)

  2. Luís Moreira says:

    Desde sempre! Tambem é capaz de ser verdade.

  3. Pedro Rocha says:

    O que fez o sr. silva pela educação em Portugal? O que fez o sr. Silva em Portugal pelo ensino superior?
    Enfim, o que vai querer fazer PPC pela educação em Portugal?

  4. maria monteiro says:

    bem, sr. Pedro Rocha pelo ensino superior foi meu professor, foi professor do ministro AMendonça,… provavelmente todos nós, nesse ano, fizemos muito por ele… quando o recebemos

  5. Pedro Rocha says:

    Uma coisa é certa, o sr. Silva que sabe sempre tudo, raramente tem dúvidas e não tem tempo para ler jornais, nunca vos deve ter ensinado o que é vender gato por lebre, nem o que é a bolha do imobiliário, temas de menor importância num mundo global.
    Ainda temos professores com visão, graças a deus.
    Não presta.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.