Reformados e pensionistas: Vasco Franco

3.035 euros

APESAR de ter apenas 50 anos de idade e de gozar de plena saúde, o socialista Vasco Franco, número dois do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado. A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a 3.035 euros, um valor bastante acima do seu vencimento como vereador. A generosidade estatal decorre da categoria com que foi aposentado – técnico superior de 1ª classe, segundo o «Diário da República» – apesar de as suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade. A contagem do tempo de serviço de Vasco Franco é outro privilégio raro, num país em que a idade de reforma (para os que são menos iguais) é de 68 anos, para evitar a ruptura da Segurança Social… O dirigente socialista entrou para os quadros do Ministério da Administração Interna em 1972, e dos 30 anos passados só ali cumpriu sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo inteiro.Vasco Franco diz que é tudo legal e que a lei o autoriza a contar a dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro. Triplicar o salário. Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest, com um ordenado líquido de 4000 euros mensais. Trata-se de uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril.

Nos-sela

Comments

  1. João Paulo says:

    Está desactualizado. Estes valores são antigos, agora é muito mais, fora umas consultorias e uns pareceres para os Serviços de Bombeiros e protecção civil. Uns tachos, tá a perceber?


  2. Se as contas não estã erradas, se este “taxista” tem 50 anos de idade, se entrou para a Administração Interna em 1972… será que começou a descontar com 10 anos? Que outras tramas existem pelo meio??

  3. João says:

    Esta história está muito mal contada… Ou seja quem a escreveu tem de facto muita imaginação e talvez muita mal intenção, não é que eu sofra de amores pelos nossos políticos, mas gosto apenas da verdade, senão vejamos, se o homem em 2013 tem 50 anos, terá nascido em 1963 certo? Então em 1972 teria ele 9 anos como é que com esta idade se entra para um ministério? Além do mais o 24 de Abril foi em 1974, em 1972 quem reinava era o Prof. Marcelo Caetano. TENHAM DÓ….

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.