Boas Notícias, Más Notícias

Não tinha reparado que sendo hoje o primeiro dia do Ano seria totalmente impróprio dar más noticias , até porque a litania das queixas que aqui se ouvem  só difere das daí em grau e certamente não na natureza . Portanto vamos às boas  que são no entanto  poucas ,  mas nestes tempos as pessoas agarram-se a qualquer coisa , o que é preciso é fortalecer o animo . Não é por acaso que o slogan da 2ª Guerra  “Keep calm and carry on “ ganhou novamente uma inusitada popularidade.

Como boa noticia não me refiro obviamente às previsões da Goldman Sachs que dão a Grã-Bretanha a ultrapassar a Alemanha, o Japão e a França em riqueza criada. Nesta época festiva é normal que some people have a few too many, e por isso há que tomar estas noticias with a pinch of salt (and a couple of Alka-Seltzers ) .

Refiro-me sim  ao facto de que a Justiça Britânica estar em vias de se tornar uma das maiores exportações do RU. Pode estar perto o dia em que este país deixe de depender inteiramente da City e isto porque   muitos oligarcas russos  e não só   vão escolhendo  os nossos até aqui sorumbáticos tribunais para dirimir os seus pleitos de biliões . Só a acção que opõe Roman Abramovitch  (o dono do Chelsea ) a Boris Berezovsky vale seis , e com o fim ainda longe já rendeu  110 milhões de Libras aos cofres públicos .  Está agendada outra, esta contra Oleg Deripaska, o magnate do alumínio , que vale quase três biliões . Mas em breve a High Court em Londres será o palco da luta ( jurídica entenda-se ) entre Lev Leviev , o “rei” dos diamantes e Arkady Gaydamak que já foi dono do Portsmouth Football Club ;  mas desta não digo o valor para não vos fazer a cabeça andar ainda mais à roda .

Em muitas  partes do mundo a justiça britânica vai sendo escolhida como o fiel da balança. Universalmente respeitada, incorruptível , rigorosa e eficaz vai tranquilamente colhendo os frutos que semeou . Diz-se como piada que os juízes ingleses mantêm a ordem nos seus julgamentos com as sobrancelhas ; É piada mas também é verdade .

A outra noticia que nos vai aquecendo nestes dias frios  e que pode interessar directamente aos Portugueses  , é a que diz que vai ser construído no País de Gales , propriamente em Llandeilo , um enorme parque temático com dezenas de hectares destinado  a….turistas chineses . É o primeiro de muitos garantem , assinalando a feliz coincidência de a bandeira  do Principado ter duas listas horizontais , uma branca outra verde , sobrepostas por um dragão flamejante . Para outros é mesmo um sinal premonitório que anunciava há muito o destino oriental da região . Não consta porém que já tenham perguntado aos Galeses o que pensam sobre o futuro que os espera . Eu pessoalmente tenho muitas dúvidas que a noticia já tenha chegado aos pubs de Cwmbran , Pontypridd ou Aberystwyth , e quando chegar não sei se  a proverbial paciência  dos naturais de Cymru  estará à altura da sua fama . E  tendo visto o hilariante vídeo de Futre sobre os charters de chineses , e em face das noticias que também chegam de Portugal , sinto um arrepio ao pensar se não será mesmo ele o último a rir .

manuel.m

Comments

  1. kalidas says:

    O Criador é que devia aparecer e tomar conta da criação, vamos a camonho dos 7.000 milhões de criaturas e para bem liderar não há uma que se aproveite.
    A teoria do cescei e multiplicai-vos já deu o que tinha a dar.

    A teoria de Darwin ainda é pior, admite o Super-Homem, será esse que o Futre espera?

  2. Carlos II says:

    E não se poderão arranjar uns cursos de formação profissional para os nossos juízes e os nossos procuradores, aí na Grã-Bretanha?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.