A Esquerda parlamentar está contra a Democracia


O acesso generalizado a bens como a saúde, a educação ou a cultura constitui o exercício pleno da Democracia. Num país democrático, o acesso a esses bens deve ser fiscalizado, com certeza, mas tem de ser, sobretudo, facilitado.

O progresso arrasta consigo virtudes e defeitos, novos perigos e novidades extraordinárias. A possibilidade de armazenar e transportar bens culturais em formato digital constitui um progresso extraordinário, uma revolução no conhecimento, por muitos efeitos perversos que suscite.

Num país ainda em desenvolvimento, por muito que o novo-riquismo das classes dirigentes o queira desmentir, é fundamental incentivar os cidadãos a uma utilização responsável de todos os meios de formação e de informação ao dispor.

Num país em que os rendimentos desses mesmos cidadãos diminuem e as despesas aumentam, contribuir para o encarecimento de meios de reprodução e de armazenamento digital é mais um acto antidemocrático a somar aos muitos que têm sido cometidos na espiral regressiva dos últimos anos. Que uma medida dessas seja aprovada pelos partidos do costume não é de espantar; que a esquerda participe nesta estúpida unanimidade é escandaloso.

Comments

  1. MAGRIÇO says:

    Absolutamente de acordo! Mas o problema não é novo: há já muito tempo que todos os partidos com assento parlamentar transformaram a AR num circo para defesa exclusivamente de interesses partidários. Basta recordar as longas maratonas parlamentares protagonizadas por governo e oposições quando se trata de fazer aprovar qualquer diploma de interesse nacional, em contraste com a rapidez fulminante com que todos os partidos concordaram com a lei do seu próprio financiamento, e, mais recentemente, com a aprovação do orçamento para a Assembleia em que não foram esquecidas as verbas para pagamento aos deputados dos subsídios de férias e Natal. Regredimos aos primórdios do colonialismo com Portugueses de 1ª e portugueses de 2ª…

  2. Sou contra a lei, mas não compreendo a ligação que (também aqui) se faz com a cultura e os direitos de autor. Para mim é esse o erro que leva a que se aprove esta lei.

    Pela mesma ordem de ideias, esta lei deveria abranger as prateleiras do ikea que podem servir para guardar esses meios de reprodução e armazenamento.

    Já agora, numa altura em que o novo paradigma é a “Cloud” – para além de errada – esta medida também me parece um pouco atrasada.

  3. A shawl makes a nice item for a woman to wear out for an evening or to a
    formal event. Most of the wedding dresses 2011 are made with
    patchwork in it. The large waistband is completed with
    a bow at the back, as the slit detail provides comfort as well as elegance.

Trackbacks

  1. […] A Esquerda parlamentar está contra a Democracia – sobre os modernos bloqueios à informação […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s