Igreja, PSD, família e CDS – quo vadis?

Pedro Lomba, no Público, a propósito do PSD escreve que:

“O pensamento social da Igreja influenciou Sá Carneiro, esteve presente nos debates constituintes, inspirou a consagração da dignidade humana, contrabalançou o lastro marxista (existe até um estudo de Adriano Moreira sobre isso). Eu percebo que por razões tácticas ou por alguma falta de memória o PSD não explicite as suas origens. Mas é verdade que a doutrina social da Igreja, tal como resulta de diversos textos, encíclicas e intervenções, moldou o seu ideário, transformando-o num partido fortemente crítico do colectivismo socialista e do puro liberalismo económico.”

E, no site do anexo governamental, onde até existe uma secção sobre a família podemos ler que:

O governo socialista, durante este último mandato, insistiu em ver a família como uma estatística, um mero conceito ideológico ou um indicador social, disponível para ser intervencionado ou alterado. (…)

E sugerem que:

“Cada família é um todo, uno e único, irrepetível com uma identidade familiar própria que vai construindo ao longo do tempo.

Para que a sociedade possa evoluir de uma forma saudável, tendo por objectivo o desenvolvimento integral da pessoa, revela-se fundamental a existência de uma política de verdadeiro apoio à família em todas as suas vertentes; quer financeira, quer cultural, quer educacional. (…) Porque temos uma visão da sociedade em que a família é central, com naturalidade consideramos que, na próxima legislatura, as políticas familiares têm de “contaminar”, no melhor sentido da palavra, as várias políticas públicas.”

Será legítimo perguntar: com este paleio como é que têm coragem de sugerir a mobilidade forçada em todo o território nacional?

Da parte do CDS, até se percebe porque estamos na presença de um conjunto de meninos que nunca fez nada na vida e sempre viveu à custa dos papás ou do estado! Mas, do PSD?

Não se entende! Ou então, o PSD que hoje nos governa não é o PSD! É outra coisa!

Como é possível manter um Governo em que o primeiro-ministro mente?

Comments

  1. Sebastien says:

    O PSD é social-coisinha para enganar gente que quer iniciativa e viver sem estado. É xuxialista mais-ó-menos. É o partido da cunha.

    Logo no poder é a fartazana de pequenas oficinas a surgirem (o empreendedorismo tuguita) …mas a viverem à custa das autarquias e do poder central…ram-ram que acabou porque de mão estendida…

  2. mortalha says:

    a família PSD é como a família siciliana… negociatas, extorsão e abusos de poder são os valores da dignidade humana em que eles acreditam. loureiro, silva, jardim, laranja, até parecem os verdes… mas é tudo fachada. o carneiro se não tivesse já morrido, suicidava-se com o desgosto.

  3. Bone says:

    Ninguém pode servir a dois senhores…

  4. Tito Lívio Santos Mota says:

    Não é que eu gostasse muito do Sá Carneiro. Até emigrei para França em grande parte porque “já não podia mais” como o governo da AD.
    Mas….
    Se a Igreja influenciava Sá Carneiro, pelo menos ele soube passar por cima para retirar a homossexualidade dos códigos Civil e Penal, fazer votar pelo seu grupo parlamentar a proposta do PCP de despenalização do Aborto (chumbada pelos votos conjuntos do CDS e do PS de Mário Soares), etc.
    Sá Carneiro viveu maritalmente com uma senhora que sempre apresentou como sua legítima companheira e só não se divorciou por recusa categórica da primeira esposa (católica).

    O problema do PSD é que sendo herdeiro de deputados da ANP marcelista, acabou por retornar à “casa mãe”.
    Estranhamente a viragem, tanto no PSD como no CDS, passou-se após o “acidente de Camarate”.
    O que me impede de tirar da cabeça certas conclusões que cada vez criam mais raízes no meu cérebro.

    Tito Lívio Santos Mota

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading