Honra aos Conselhos Gerais das Escolas de Gaia!

Gaia: DREN acusada de violar lei na agregação de escolas, visada nega

Comunicado Dos Presidentes Dos Conselhos Gerais Das Escolas Agrupadas E Não Agrupadas Do Concelho De Vila Nova de Gaia

A simples ideia de fundir escolas, sempre com intuitos meramente financeiros, é, em si mesma, vergonhosa, contrária à proximidade que a comunidade escolar deve cultivar entre aqueles que a constituem. Como se isso não bastasse, o processo fingidamente democrático imposto pelo Ministério da Educação acrescenta vergonha à vergonha.

O Conselho Geral foi um dos muitos monstros criados por Maria de Lurdes Rodrigues para retirar poder aos professores. Ainda assim, como muitas más ideias, há quem saiba utilizá-lo em defesa da comunidade.

Estão de parabéns os conselhos gerais das escolas de Vila Nova de Gaia, porque souberam transformar-se em instrumentos a favor da Educação. Esta atitude torna ainda mais escandaloso o silêncio cúmplice dos conselhos gerais do resto do país.

Insisto: um dos grande problemas da Educação em Portugal é a abstenção quotidiana. Quando os cidadãos deixarem de se abster, em favor do bem comum, os governos serão obrigados a mudar.

Comments

  1. maria celeste ramos says:

    Quando se destrói o ensino – fica a ruína do ensinar e formar – nas ruinas professores e alunos e a consciência de que resulta para todos segue a ruína socio-cultural sem ter de se falar na qualidade de infraestruras ou meios financeiros porque sem estrutura – sem rêde – não se pesca – o mesmo sucede com a saúde e geral e mental, sector que igualmente, foi afectado sendo ambos a base da construção dos cidadãos – Com saúde e saber o caminho está aberto para se caminhar e uma sociedade é os seus cidadãos na dimensão de saúde fisica e mental e psíquica – Não sei se o “Bairro Alto” e Lloret delMar não serão os lugares que tipificam a evolução do que os meninos absorveram no seu caminhar, para um abismo onde não cairão todos, por mais que o recreio e a viagem sejam complementos da formação dos meninos mas de que resultam seres enganados e de que muitos se aproveitam ganhando a vida destruindo a deles – anjinhos não nem ir à missa todos ao domingo, mas ficam certamente marcados quando se começa a querer ser gente

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.