Autarca Modelo – em Gondomar

No seguimento da reflexão sobre as eleições autárquicas há um modelo que penso não ser para repetir – o Major Valentim Loureiro.

Hoje Rio Tinto acordou assim.

Na semana passada tinha estranhado, numa viagem matinal por Gondomar, a quantidade de lixo que fui vendo em diferentes locais. Esta semana o filme repetiu-se e o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Marco Martins acaba de publicar fotografias no Facebook que dispensam grandes comentários.

Segundo Marco Martins,

em 2006, a CM  de Gondomar acabou com a recolha de lixo aos sábados (o dia em que se produz mais lixo doméstico), tendo e bem, retomado alguns circuitos ao domingo. Porém, nas últimas semanas, os circuitos de contentores ao Domingo, deixaram de ser feitos…

E o resultado está à vista: lixo espalhado pela via pública, má imagem, focos de contaminação, cães e gatos a rebentar sacos, etc, etc. Será para preparar a entrega aos privados, que custará cerca de 1,2M€ a mais por ano aos nossos impostos?

Quando escrevi sobre o enorme espaço que separa Menezes de Rui Rio, confesso que nem me passou pela cabeça o exemplo do Major – há por aí quem diga que até se poderá candidatar a Vila Nova de Gaia.

Se os prefixos servirem para alguma coisa, eu quero recorrer ao des para escrever em relação a Valentim Loureiro que ele é um desautarca.

Tal como o Ricardo escreveu há tempos, Marco Martins, é um exemplo!

Subscrevo fundamentalmente a ideia de proximidade – é um Homem da terra, que fez  e faz a sua vida junto das pessoas. Sabe o que se gasta por cá! Não foi feito num tubo de ensaio, não andou a correr para Lisboa atrás de um lugar numa Secretaria de Estado da Segurança Social.

E Gondomar fica a ganhar se os eleitores o escolherem, agora que ele é candidato a Presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

Comments

  1. Konigvs says:

    Se o problema da Câmara de Gondomar fosse o lixo estávamos nós muito bem. O major está na câmara à uma porrada de anos e na freguesia onde moro nem uma merda da estrada fez, que depois das obras para colocar os tubos para o saneamento básico – que nem daqui a 50 anos vai estar pronto – deixou a estrada bem pior que algumas estradas feitas pelos romanos. Mas não é ele que tem culpa, culpa têm os habitantes de Gondomar adooooram ladrões e ele nesse particular ele dos bons, aliás será difícil encontrar alguém que rivalize com ele.
    O senhor major já disse ao jornal propaganda da autarquia que se vai candidatar à presidência da assembleia municipal pelo movimento “Gondomar no Coração”, talvez uma das suas crias se candidate à presidência digo eu, afinal qual é a diferença entre uma câmara e um clube da bola?

  2. Maquiavel says:

    O Tugal está cheio destes autarcas-merdelo… e de imbecis que os elegem e re-elegem…

  3. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Será representativo do que há nas autarquias ?’ receio que sim e da “obra lixosa” que fazem – e custa cára cum raio

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.