Os números torturados do nosso dia a dia

torturem os numerosSabia que em 2008 a dívida pública de Portugal “era inferior quer à da Alemanha, quer à da França, quer à média da Zona Euro, obviamente em proporção dos respetivos PIB”?

Que “a despesa pública não atingiu em momento algum 50% do PIB”?

Como nas “estatísticas oficiais algumas despesas que têm uma dupla função são contabilizadas duas vezes”?

Parece-lhe possível concluir que os impostos não aumentaram em Portugal nos últimos anos, uma vez tido em conta que os rendimentos, esses sim, aumentaram?

Sabe que “o número de horas trabalhadas por ano por cada trabalhador português excede em 1,1% o esforço de trabalho dos norte-americanos,e excede largamente,  (…) as horas trabalhadas nos países europeus”?

Imagina que a nossa “insuficiência de poupança, mais que resultante de um consumo desenfreado, terá sido consequência de uma perda de rentabilidade das empresas”?

Não sabia? pois eu até ontem também não (ainda podia acrescentar a falácia da fatalidade demográfica e consequente insustentabilidade da segurança social, mas essa, embora por outros motivos, nunca me enganou). A leitura de Torturem os Número que Eles Confessam – Sobre o mau uso e abuso das Estatísticas em Portugal, e não só, abriu-me os olhos.

O livro agora publicado é da autoria de Pedro Nogueira Ramos, catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Conheci-o no Liceu, não nos voltámos a cruzar, foi um prazer este reencontro através da leitura. Um homem que Medina Carreira não encarará “olhos nos olhos”, um livro que provavelmente não terá cobertura mediática, porque isto não interessa para nada quando o importante é a ideologia baseada em números aldrabados.

Vou voltar a alguns destes assuntos a partir desta obra. Pese a má edição de alguns gráficos, são imagens eventualmente chocantes que merecem ser vistas. Que abram os olhos a mais portugueses.

Comments

  1. Artur Belimoso says:

    Nem tudo o que se escreve é verdade! Estes gajos anónimos na sociedade mediática querem 15 minutos de fama. Vê os outros economistas respeitados nas TVs a opinarem e pensam que tem de chegar asua hora. O que ele pretende dizer já 20 ou 30 livros antes, com gente muito mais qualificada explicou exactamente o contrário! Mais outro a tentar lavar a imagem do Sócrates, o homem que nos atirou para a banca rota com a megalomania e os investimentos publicos criminosos. Felizmente já se foi e de vez!! Infelizmente anda a gozar a fortuna free nos port de Paris e há dias em São Paulo! Uma vergonha!

  2. jorge fliscorno says:

    «Parece-lhe possível concluir que os impostos não aumentaram em Portugal nos últimos anos, uma vez tido em conta que os rendimentos, esses sim, aumentaram?»

    Deve ser por isso que o que pago de IRS tem aumentado todos os anos. Sem falar do IVA, das taxas moderadoras na saúde, das taxas de justiça, das taxas na electricidade para pagar as renováveis, …

    Quanto a aumento de rendimentos, raios, sou um excluído. Mas ainda bem que alguém os tem tido.


  3. Os números são lixados.

    O nosso problema não são tanto uma questão de despesa, mas mais uma questão de dívida acumulada. Na minha opinião o seguinte enquadra a situação actual.

    O nosso PIB está estagnado há mais de 10 anos:

    No entanto a nossa dívida está sempre a subir:

    Vejam o que aconteceu em 2008, este acontecimento é a proverbial palha que partiu as costas do camelo…

  4. maria celeste ramos says:

    Pois pela minha experiência pessoal e como FP, e tanto quanto olhava embora distraidamente, de facto foi sobretudo a partir de 2008 que o meu salário entrou em “queda livre” (sobretudo por causa da subida do IRS) e não mais parou, mas se puder lembrar-me melhor creio que desde 1995, devagarinho devagarinho, havia um decréscimo subtil do meu salário (mesmo em anos de congelamento) mas havia aumento do preço dos bens essenciais e culturais que nunca se esquecem de estar atentos à FP que é matriz para quase tudo e entrou-se, depois de 2008, em velocidade acelerada tornando-se hoje insuportável até por ser generalizada a todas as classes socio-culturais e económicas pois que até 2008 algumas ainda “escapavam” – agora só escapam os que “não dormem” – Mas hoje fui convidada para ir a uma festa de Carnaval do Clube ELOS e foi fantástico cuja sede em Lisboa é na minha rua e estive a ouvir algumas pessoas com os maiores louvores a esta governança – ai ai com quem eu ando – mas é bom saber com que ando e nem entrei em contraditório pois que nem valia a pena – Alegre está a criticar que as direitas se umem e a esquerda anda com guerrinhas mesquinhas e dou-lhe razão – Homenagem a Carlos Brito na AR que lamenta a ausência de Jerónimo de Sousa mas Manel Alegre e Soares fizeram as pazes não só por Soares ter estado doente mas porque desde 2006 andam às avessas – ai tanta vedeta zangada – bem só há que pagar ainda mais 4 mil milhões – ando eu atrabalhar para a ladroagem e a segurança social 1600 milhões de corte ++ uns cortezinhos – mas há tantpos comilões – por isso estão gordos e luzidios de gordura balofa – antónio borges diz que é um corte marginal e para ele é um problema acessório – pois é – grande FP João Semedo o governo insu«iste em ludibriar e destruir o estado social e espera a compreensão dos portugueses – mas no dia 25 com a chegada da Troika saber-se-á – Boa e o mar om 7 metros de onulação e ventos fortes ameaça as costas portuguesas – às duas da tarde a mãe e criança (autista) cairam do 4º andar de hotel em Bragança – a mãe deixou carta escrita e não se sabe se acidente ou suicídio – Casa PIA com arguidos a continuar em prisão (em casa) – USA em NY um nevão e desde 6ª feira aviso para ficar em casa – milhares de pessoas afectadas – transportes parados – NY com 1700 veiículos de limpeza das ruas para carros de emergência – um dos maiores nevões coparado ao de 1978 – No Chile um autocarro com crianças caíu da estrada ribanceira abaixo – Merkel preocupada com emprego jovem e que mercado de trabalho europeu não pode ser só um – Roménia vende carne de cavalo em refeições pré-preparadas – encontadas no luxemburgo + suècia + holanda
    estamos mais próximos dos xineses que comem carne de cão
    ASAE diz que em Portugal não há – bem, como assisti à invasão da industria nos produtos alimentares aqui está o fim de um ciclo e voltar aos legumes e fruta da horta local e galinácios e ovos das hortas urnbanas -por mim os contimentes e pãos-de-açúcar podem falir todos já hoje – o urbanismo cavaquista que destuiu e invadiu as hortas peri-urbanas das grandes e pequenas cidades só podiam dar nisto o que para mim é óbvio desde 1977 – mas eu não tenho voz – nem pretendo – mas já sei o que sempre me disseram mas como é carnaval até os mando à PP – até escrevi e muito num blog infohabitar (desde 2003) e era lida e comentada mas o gajo do blog (arquitecto claro que sabem tudo) odiava que os seus artigos de merda não fossem elogiados e fossem só os meus e percebu-lhe a raiva e ignorei enquanto pude e achei que o melhor era deixá-lo brilhar e mandei tudo a um sítio – não preciso de “brilho” deixo-o todo aos que precisam – eu não preciso senão de mim em primeiro lugar – SIC 01:30 estão a dar reportagem A LINHA DO TEMPO – BPN – deve ser o 3º programa sobre os ladrões do BPN que curiosamente tem apenas UM (1) na prisão – fala de tudo desde 2001 – DELOITTE + BDO mas outros – que se lixem pois que não irão para a prsão – + Manso Neto + Victor Constâncio (estes dois recusaram entrevista à sic) – 2004 + 2005 lucros diabólicos (Oiveira e Costa diz que a banca até inventa lucros se quizer) – 2007 as 1ªas contas sem Costa mas é do oriental e Costa na rua – até à nacionalização do BPN entra Antº Franco einquérito do CDS + Francisco Sanches (que não sabe de nada) + Constãncio nunca acreditou que Oliveira e Costa tenha sido capaz e acha-se ingénuo – Cerâmica Campos em falência e lôdo das contas diz Alberto Figueiredo – em 2009 Oliveira e Costa na AR – só visto e OUvisto

  5. maria celeste ramos says:

    Casa Pia e BPN a vergonha maior do meu país – ladrões e pedófilos

  6. maria celeste ramos says:

    SIC – programa – A CAIXA NEGRA – história do BPN e CGD – nem percebo é muito complicado – e tantos envolvidos – mas que lamaçal – o pântano a nível nunca dantes imaginado – tão escusademante – que teria levado o país a ter tanto criminoso ??
    Há 15 anos um tempo de miragem para nos levar aqui – 1998 – etc – fim – Que vergonha senhores do PSD que iniciaram o buraco que virou caverna – e nem 1 na prisão – não estamos na europa mas no mundo mais inferior – um sub mundo de gangsters – e tanta gente com fome a que nem a santa casa da misericordia nem a igreja já podem valer – na minha idade depois de ter trabalhado tanto e ser tão ingénua e crer neste país e no 25 abril ver tal miséria é demolidor – TVi24H 10 fev – 03H Carlos Brito (que fala do tempo no Aljube – Caxias e Penichee a benevolência de sua mãe) e eis marido de Zita Seabra de quem tem 2 filhos e foi católico e fala com o padre de Alcoutim, escreve poesia e conto mas tem admiração por Sampaio mas a maior preocupação com Passos Coelho) – tem 80 anos e quer unir as forças de esquerda) entrevistado por Bandarra-FIM-03:30H – segue o programa O Novo Terrorisno no Sahel pela Al Qaeda – não dá para tanto – vou mas é dormir

  7. maria celeste ramos says:

    Pois como diz aqui JJCardoso que a dívida de Portugal em 2008 era inferior à da alemanha & outros, como é que apenas em 4 anos se chegou a “hoje” ? interessante ler isto pois foi quando senti que os $$$$$$$$$$ andavam a escorregar-me como enguias – em apenas 4 anos ?? Ai que não é só o BPN e as consequências mas uns senhores que andam num poleiro tão alto que levam tantos a ficar em queda vertical – Ministra alemã resigna por se ter descoberto embora muitos anos depois, que fez Tese de doutoramento plagiada – há mais Relvas por aí ??? USA num inferno de nevão e vento de mais de 100 Km e Cantral ParK parece siberiano – Pequim com muito smog leva a usar menos fogo de artifício e 20 milhões de habitantes de Pequim vão passar férias no “campo” – ai adoro noticiário mas todos os programas são uma porcaria e vou ouvir (sis) os futebolistas e o drama do sporting e oiço mais um a deitar abaixo Godinho Lopes coitado – e o que está aqui Vera Jardim (que diz que o sporting tem a melhor massa associativa do mundo) a falar das eleições do Sporting + Rogério Alves + ?? + uma srª – BOA eleiçoes a 24 março para pôr Godinho na Rua – coitadinho do tipo + Costa e Seguro no domindo a escolhar – 7 distritos costeiros em alerta amarelo + neve acima de 400 metros e tenho a casa gelada mesmo com aquecimento – Connecticut + NY + Boston morreram muitos de frio e voos cancelados – 04H vou ver o Eixo do Mal e a bandeira portuguesa que em vez de castelos tem “pagodes” o que é interessante depois de na varanda da CML no 1 outubro ter sido hasteada de pernas para o ar – Franklim Alves é o tema do Eixo ++ Relvas que reaparece com cabalas + Pedro Coelho que filmou Oliveira e Costa a dizer que a banca só quer lucros – mas que falta álvaro Santos Pereira e Berardo – e Daniel a dizer de caras que o BPN é a cara do cavaquismo – eu gostava é que falazzem do eis ministro que fala de boca à banda e arranjou um banco Novo para Angola o BIC adquirido em saldo – já nem me apetece rir

  8. Jacquerie says:

    Já se percebe a razão de ser da Pordata, não é? É só extinguir o INE, também absolutamente partidarizado, para a realidade ser aquilo que os vampiros quiserem.

Trackbacks


  1. […] imensa graça a um país onde se torturam os números, e  neste caso quem desmistifica a mera propaganda ideológica até consegue ter alguma […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.