O Correio da Manhã não sabe adoptar o AO90


Correio da Manha 15 de Março de 2013

Pelo menos, é aquilo que esta notícia de Março deixa transparecer, considerando que o número de ocorrências em ortografia portuguesa europeia (‘Março’, Novembro e ‘pólo’) ultrapassa o das que respeitam o AO90 (uma singela ‘atividade’): estaremos perante um meritório acto de insurreição relativamente à vontade de adopção assim-assim do AO90 manifestada pela direcção do Correio da Manhã? Obviamente, as co-ocorrências apreciadas impedem igualmente que possamos falar de aplicação da norma de 45, mas essa é outra conversa.

Claro, o respeito pelas directrizes de Octávio Ribeiro poderá servir de atenuante para aquele *fato, porque, afinal de contas, o AO90 não interessa nada, aquilo que interessa são as orientações do Correio da Manhã, pois, como é público, quem manda na ortografia portuguesa não é o Governo, quem manda nesta tropa toda é o Correio da Manhã. Por isso, aprendam: facto passa a fato e pára não passa a para. As bases IV e IX do AO90 só servem para inglês ver.

Como hoje estou bem-disposto, não direi desta mistela ortográfica o mesmo que o Dr. Christian Couzinou disse acerca do problema apreciado na notícia, mas só porque – e repetindo-me – estou bem-disposto. A propósito, ao contrário daquilo que se crê no Correio da Manhã, o Dr. Couzinou não se chama Couzino. Claro, a imprensa francesa. Pois, eles lá saberão. Exactamente.

Post scriptum: Ia aproveitar o refrão dos Black Company para o título (‘adoptar’ em vez de ‘nadar’), mas contive-me. Fica prometido. Um dia.

Comments

  1. É difícil de perceber: O objetivo do Acordo Ortográfico era acabar com o erros… ortográficos? não está mal pensado, adota-se o acordo, acabam-se os erros. boa semana

  2. xoka pik says:

    Não tens mais que fazer ?!

    • Do que o aturar? Tem, trabalhar para deixar abaixo este acordo assassino da língua portuguesa. E você devia também lutar connosco, mas isso de lutar, e pensar dá muito trabalho.

  3. celesteramos.36@gmail.com, says:

    Que pena não me ocorrer dizer nada nem asneiras nem mais “balelas” que nem sei já se se escreve de outra maneira – 2012 – arderam 110 mil há + 150% do que em 2011 – o algarve o mais afectado – quem teria mandado atear tanto fogo de há 20 anos a esta parte ? isto está tudo a arder ?? – um bombeiro na rtpinformação (05:04H) 4 junho diz que é preciso um plano de prevenção e de gestão e sensibilização e de investigação científica 2012 mais de 110 mil há ardidos – acha que se podia ter feito muito com pouco e acha que se devia preocupar com planos de acção de ordenamento e não sei que mais – ora um bombeiro a falar como um senhor (dispensa ministro acho eu) + estratégias de longo prazo independentemente de governos – poi é – assim fala zaratrusta – ora bem Jesus fica no Bemfica e assinou ontem

  4. celesteramos.36@gmail.com, says:

    E o Celtis anunciou que Mourinho é de novo treinador – boas notícias até que enfim

  5. isto do acordo ortográfico é só mesmo na escrita? não tenho que falar com sotaque brasileiro? é que se calhar facilitava para conseguir escrever ADOTANDO o AO90…

Trackbacks

  1. […] do fato (de roupa), do fato de Monti, do fato no momento certo, do fato de Pinto Ribeiro, do fato de Octávio Ribeiro, dos fatos e afins do Diário da República, do fato daquela revista e da prova de fatos, […]

  2. […] Octávio Ribeiro é o autor da frase: […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s