Portugal, Agosto de 2015

19345477902_3390488fd6_b
Naufrage | Maria Helena Vieira da Silva, 1944

Há cada vez mais pessoas que vasculham nos caixotes do lixo. Já não têm vergonha, já só têm fome: abrem os contentores e enfiam-se quase inteiras lá dentro. Há aquela velhota que pede cigarros. Dizem-me que é para o marido. Que interessa para quem são os cigarros? Há o homem que suplica à porta do supermercado por qualquer coisa para dar de comer aos filhos, o corpo de pedir todo curvado, os olhos lacrimejantes, a miséria e a desolação espelhada neles. Nas ruas abandonadas pelos que foram de férias, ficaram os mais pobres de todos. Já no ano passado foi assim, mas este é pior, há mais que ficaram, mais pobres e mais tristes, muitos doentes, a querer morrer, adoecidos pela tristeza e pela impotência, já depois da indignação. E lembro-me de como era Portugal no início dos anos 1970. Era assim triste, desolado, miserável, e os portugueses pareciam náufragos, como estes que vejo abandonados pelos poderes em Agosto de 2015.

Comments

  1. Filipe says:

    Este ano, não me recordo de algum partido(PS,PSD e CDS) ter anunciado alguma medida de combate à pobreza. Pena é que muitos portugueses, se esquecem disto na altura das eleições, e acabam por votar nos mesmos. Mais de trinta anos nisto, e ainda não abrimos os olhos.

Trackbacks

  1. […] Portugal, Agosto de 2015. […]

  2. […] cenário de todas as ruas de Portugal, sobre a indignação que bem vi a crescer-te no peito, sobre os mais pobres dos pobres, sobre o desinvestimento público na Educação, sobre a desigualdade na Europa, sobre as divisões […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading