Ideias feitas

Carlos Araújo Alves

Nunca a direita entrincheirada aceitará que Estaline, ao derrotar Hitler, permitiu que a Europa continuasse a viver em Democracia, nem a esquerda entrincheirada aceitará que Fidel, apesar da inicial libertação do seu povo do colonialismo, da constituição de um dos melhores sistemas públicos de saúde e de ensino, fosse um ditador feroz.
A vida é tecida destas contradições, cuja falta de liberdade de quem se mete em trincheiras de ideias feitas não consegue ver, quanto mais aceitar.

Comments

  1. Atento says:

    Viva o Povo Cubano!


  2. Foi estaline que derrotou hitler ?
    Qual Europa viveu em democracia ?
    A urss era uma república democrática ?
    Cuba é uma democracia ?

    Estás todo baralhado ou é impressão minha ?

  3. ZE LOPES says:

    Há tipos que passam a vida nas trincheiras. Falam uns com os outros, abraçam-se, elogiam-se mutuamente. Olham lá para fora e os entrincheirados…são os outros!

  4. martinhopm says:

    Cuba e Fidel incomodam muita gente, a maior parte dos comentadores encartados, dos ‘media’, dos bem pensantes deste país. Como é possível que um pequeno país, pobre, de recursos limitados, e apesar de um iníquo embargo de mais de meio século (um embargo a Portugal de 5, 10 anos, rebentava com o país, ficava todo roto. Punha-o a pão e água) consegue dar cartas ao mundo?i No sistema de saúde, no ensino universal e gratuito, na fruição de cultura, na taxa de literacia, na protecção civil, na esperança média de vida, no desemprego, etc.

  5. ZE LOPES says:

    “A vida é tecida destas contradições, cuja falta de liberdade de quem se mete em trincheiras de ideias feitas não consegue ver, quanto mais aceitar”. Linda frase, sim senhor. Se estivesse escrita em português, já estaria consagrada numa lápide, de certeza..

  6. martinhopm says:

    Cuba e Fidel são uma pedra no sapato de muito boa gente, e não é só em Portugal. Porquê? Pelos avanços na justiça social, sobretudo. Isso incomoda. Causa comichões. Irrita. É vê-los a escoicinhar em todas as direcções.

  7. Pablo says:

    Eu também gostaria que Cuba fosse uma democracia , mas li agora num jornal inglês que o Trump também tem o mesmo desejo e ouvi também agora no rádio que o JMFernandes também deseja o mesmo .

    Ps vou pensar esta coisa melhor

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.