Lettres de Paris #47


Nom, prénom

20161214_141328_resized
Uma coisa que me escapa e que me faz enganar imensas vezes é que os franceses usam ‘Nom’ para o apelido (sobrenome, surname, etc…) e ‘Prénom’ para o nome próprio. Quando me perguntam em algum sítio pelo ‘Nom’, é certo que respondo Elisabete. Não raras vezes me têm dito: ‘ça c’est votre prénom’, como se eu tivesse algum problema mental, ou assim. Também é certo que quando me perguntam o ‘Prénom’ – se antes não tiver ocorrido a conversa anterior – eu fico dois segundos a pensar, antes de dizer Figueiredo. Claro que olham para mim ainda com mais cara de caso, porque evidentemente são incapazes de pronunciar o meu apelido e, porque, também evidentemente, me tinham perguntado o nome.
 
Portanto é uma trapalhada, com muita frequência entre o meu ‘nom’ e o meu ‘prénom’, em que quase sempre os franceses acabam a corrigir-me, claro. Quase toda a gente me trata por ‘madame’ coisa que também tenho dificuldade em assimilar que é a mim que se estão a referir. ‘Madame, moi?’. Bem, há bocado um bêbado passou aqui debaixo da janela e estando eu a fumar um cigarro debruçada na dita, com a escuridão e a bebedeira, referiu-se a mim, como ‘jeune dame’. O que é, convenhamos, menos mau que madame. Madame ‘Figuêredô’ mais ou menos isto. E portanto eu ando sempre num virote, sempre a certificar-me que sou eu, a madame, sempre a certificar-me que o meu ‘nom’ é Figueiredo’ e o meu ‘prénom’ Elisabete.

No Starbucks onde costumo ir com mais frequência – e Paris está vraiment cheia de Starbucks onde se bebe o melhor expresso da cidade (tirando o cafézinho delta que bebi ontem na Nossa Churrasqueira, obviamente) e bastante mais barato que num café parisiense ‘de souche’ (que é como quem diz, se estão bem lembrados de um postal anterior, qualquer coisa como ‘de gema’) – o rapaz que me atende mais vezes já sabe o meu ‘prénom’ e escreve-no num copinho de cartão mal me aproximo da caixa. Elisabeth. Assim, com TH. Nunca o corrigi, claro está, já acho apreciável o rapaz lembrar-se do meu ‘prénom’ no meio de tanta gente que lá vai. Os franceses, os jovens principalmente, parecem adorar o Starbucks. Está sempre cheio, seja a que horas for. Eu gosto do da Place de l’Odéon, pela simples razão que tem uma esplanad simpática e posso fazer peoplespotting à minha vontade, enquanto bebo o meu café expresso, de um copinho de cartão, com o meu ‘prénom’ escrito, não vá eu esquecer-me ou eles darem-me uma daquelas bebidas muitíssimo complexas, com chocolate e caramelo e natas e mais uma quantidade gigantesca de coisas, até boclachas… que eu não sei bem se sou capaz de beber. Acho que sim, um dia destes experimento.
 
Acontece que eu antes de ter ido no verão aos Estados Unidos nunca tinha pisado verdadeiramente num Starbucks mais do que duas vezes na vida. Pronto, era mais ou menos por princípio ideológico e isso, o mesmo que só me fez provar coca-cola já tinha mais de 25 anos. Durante uns tempos andei viciada naquilo. Agora bebo uma coca-cola quando o rei faz anos e atendedo ao facto que sou anti-monárquica, nem isso. Passou-se o mesmo com os Starbucks. Resisti-lhes em toda a parte, mesmo no Canadá. Nos EUA foi impossível (bom… ) resistir muito tempo. Primeiro porque estão em toda a parte e, depois, porque têm um café expresso muito decente. Acho que são motivos mais que suficientes. Depois de perceber que um expresso num café parisiense pode custar entre 3 a 5 euros com grande facilidade, o Starbucks pareceu-me a melhor opção. Não vou lá todos os dias, mas vou muitas vezes. É por isso que o rapaz loiro sabe o meu ‘prénom’ melhor que eu. Pelo menos nunca se enganou e escreveu ‘Figueiredo’, o meu ‘nom’, embora me chame Madame antes de confirmar que é mesmo um expresso que eu quero.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s