Um professor de espantos

Tenho andado a descobrir o escritor e professor brasileiro Rubem Alves aos poucos. Com quase 80 anos só pode ter muito que ensinar. Hoje conheci a sua posição relativamente à missão ou ao papel do professor. Ele diz coisas simples como estas:

há muito tempo que procuro propor o novo tipo de professor. É um professor que não ensina nada, não é professor de matemática, não é professor de História, de geografia…É um professor de espantos.

O objectivo da educação não é ensinar coisas, porque elas já estão na internet, estão por todos os lugares, estão nos livros. É ensinar a pensar. Criar na criança essa curiosidade. (…) criar a alegria de pensar. (…) a relação com a leitura é uma relação amorosa. (…) Quando o professor manda, já estragou. (…) Não mandando ler, mas lendo.

A missão do professor não é dar as respostas prontas. (…) é provocar a inteligência, provocar o espanto, provocar a curiosidade.”

Dar o exemplo.

Comments

  1. De um português no Brasil:

    “Nas nossas universidades, em lugar de andar procurando com uma lanterna na mão quais os homens rebeldes e agressivos, quais os homens que ela chama de desajustados, andam, pelo contrário, à procura dos homens não rebeldes, dos não-agressivos, dos homens ajustados.”

    Porque se estima muito mais o comodismo e bovino assentamento frente ao Sistema do que o seu permanente desafio e contestação… as universidades modernas são depósitos infindos de gerontes que se arrastam de cadeirão em cadeirão, com a lentidão de caracóis barbudos tentando tudo por tudo bloquear a entrada de jovens promissores (mas potencialmente contestatários) nas suas carreiras.
    As Universidades são os seus professores, não os seus edifícios, salas, cadeiras, quadros de ardósia ou – mesmo – laboratórios. É no recrutamento dos seus melhores que devem concentrar o cerne dos seus esforços, mas não é isto que têm feito, pela simples razão de que as carreiras estão bloqueadas por estas hostes infindas de gerontes e por hierarquias que preferem sempre a estabilidade bacoca e a ortodoxia fundamentalista à inovação e à renovação de quadros.

    “Nas Universidades da Alemanha (sobre cuja capacidade técnica ninguém tem a menor dúvida) onde os alunos vivem no desespero porque para eles não há carreira universitária possível, pois há sempre um catedrático velhíssimo que teima em não morrer e que já tem diante dele dez ou vinte assistentes quase tão velhos quanto ele, de maneira que a fila não se vai esgotar antes que esse aluno envelheça, morra também e perca os seus ideais.”

    Agostinho da Silva

  2. Acho que aprendeu comigo pois foi assim que ensinei e só fiz bons alunos toda a vida – mas tive eu de aprender que era assim pois no início nem percebi – mas descobre-se com o tempo e reacção dos alunos – e nem copiam – não precisam – só pensam e escrevem o que pensam embora sujeito a tema claro porqie havia matérias que queria que soubessem – até faziam poemas nos textos – sobre a matéria – o que me comovia aquela grandeza dos meninos (20 anos) – e mesmo os da escola profissional que muitas vezes eram melhores do que os mais velhos pois tinham menos vícios – e nunca nenhum professor teve festa feita por alunos em plena escola – tive eu – e de surpresa – e foi lindo – mas uma invejosa da direcção cabrona como não tinha nada a apontar-me acabou com o mu curso quando os meninos se colocaram TODOS – cabrona – Acidente em Cinfâes – os técnicos competentes sobretudo ficais da obra não sabem fazer escavações e tudo desmorounou em cima dos trabalhadores – todos sabem muito – aprenderam como ensino de Crato e Cuelhos

  3. E como se espanta alguém sem nada para espantar? É o espanto pelo espanto, tal como a língua pela grafia ou pela fonética? Desconfio sempre dessas ideias demasiado românticas levadas ao limite. O desafio está em, ensinado, espantar. E espantar confrontando com o desconhecido e com o que é novidade, de uma maneira que ultrapassa o senso comum. Mas para isso é necessário mostrar a quem aprende a realidade para lá do que está à primeira vista, seja em sentido literal, seja em sentido digital. Realidade que pode ser a histórica, ou a literária, ou a das ciências exactas, ou a musical, e por aí fora. Para isso são necessários conteúdos e a sua discussão, daí a importância da formação aprofundada, de quem ensina, na substância (e menos na forma).

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading