Memórias da Revolução – 1 de Abril de 1974


O mês de Abril, no «Jornal de Notícias», iniciava-se com o rescaldo do Sporting-Benfica da véspera. O Benfica fora a Alvalade vencer por 5-3, mas iria acabar por perder o Campeonato Nacional para os rivais da Segunda Circular. No camarote presidencial, uma personalidade que chegara de surpresa. «O senhor professor Marcello Caetano, adepto do desporto, assistiu ao jogo acompanhado dos senhores professores Veiga Simão, ministro da Educação Nacional (…) e dos senhores Borges Coutinho e João Rocha. O presidente do Conselho foi alvo de calorosa manifestação do público que, de pé, o saudou entusiasticamente». Convém dizer que a presença de Marcello Caetano fora omitida nos dias anteriores, para que não houvesse problemas.
Ainda nesse dia 1 de Abril, o «Jornal de Notícias» noticiava a Maratona do Ritmo, que se realizara no Porto e que culminara com a vitória de um tal de Quim, o «Cubillas do Tango».
Nas Antas, diz o «JN», Cubillas e Crujff iriam estar reunidos numa sessão publicitária, ao mesmo tempo que na Avenida dos Aliados estavam a decorrer gravações do filme «Simplesmente Maria». Eram as duas mentirinhas de 1 de Abril.
Faltavam 24 dias para a Revolução.

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Está óptimo,Ricardo.