Sondagem para as Europeias: PSD pode ganhar

Buenos dias,
espero que dia primeiro do mês quinto vos tenha corrido de feição.
Como há muito, muito tempo tenho vindo a dizer o PS há meses que perdeu a maioria absoluta. Ou antes, além da que a ditadura do parlamento lhe dá, não tem qualquer base sociológica que suporte o poder da sua arrogância.
E as sondagens começam a mostrar isso mesmo.
A de ontem, da Católica, sugere um empate no número de mandatos para o Parlamento Europeu, entre o PS e o PSD: “Se as eleições europeias se realizassem neste momento os socialistas ganhavam as eleições com 39% dos votos. O PS ficaria a uma curta distância do PSD, que arrecada 36% das intenções de voto, segundo o barómetro de Abril do Centro de Sondagens da Universidade Católica elaborado para o DN, JN, Antena 1 e RTP. O estudo de opinião coloca ainda o BE como a terceira força política com 12%, seguida da CDU com 7% e do CDS com 2%.”, pode ler-se no DN. No JN temos a seguinte infografia:
Sondagem UNiversidade Católica de Abril 2009

Em jeito de comentário pdoeria dizer que BE e PSD ganham.

O BE, porque mesmo havendo só 22 deputados para eleger (antes eram 24) corre o risco de passar de um para três.
O PSD porque claramente começa a fazer passar a sua mensagem e a transmitir a ideia de que pode ganhar o que é crucial nestas eleições. Em número de deputados até empatam com o PS.
O PS claramente perde. Perde o que há muito tempo perdeu na rua – o apoio de quem votou PS.
O PCP parece descer, mas as sondagens no PC são sempre piores que os resultados – no entanto, o Rato de Espinho deverá ter apenas uma companhia na Europa.
O CDS repete os fantásticos resultados que havia tido em Lisboa há 2 anos: desaparece.

Assim, projectando um resultado semelhante para as legislativas, o cenário aventado há dias é assim tão estúpido?

Comments


  1. Há dias um amigo disse-me o mesmo: “Sabes, o PSD pode ganhar estas eleições”. O ar de admiração dele causou-me um certo espanto a mim, ainda para mais sendo ele militantes do partido da seta. Atrevi-me a dizer, com um certo ar de provocação, que se o PSD não ganha-se as europeias podia fazer as malas para mais quatro anos de oposição. O efeito “castigo” do voto, a fraca capacidade mobilizadora do primeiro candidato, além de outros factores, colaboram para uma descida do PS. Logo o PSD só tem de ganhar este acto eleitoral.

  2. Luis Moreira says:

    Isto é capaz de explicar o desnorte de Vital Moreira e do PS.Já ontem, como quem não quer a coisa, o Expresso publicava um magno problema.Deverá Sócrates queimar-se nas Europeias or resguardar-se para as legislativas?


  3. […] sondagem de hoje da Católica, no seguimento da anterior para as Europeias, deixa claro que o PS está claramente longe da maioria absoluta – tal como Daniel Oliveira do […]

Deixar uma resposta