Um ‘português’ em Tirana

Ao fim da manhã, numa reportagem da SICN vejo o repórter falar com um cidadão albanês vestido com a camisola de Portugal. Diz que é fã do Benfica e da selecção de Portugal. E fala português, bem razoável para um albanês que nunca esteve em Portugal. Pelo menos é o que ele diz.

Como aprendeu a falar português, pergunta o repórter da SIC. “A ver a SIC nos últimos 15 anos”. O homem deve ser brilhante. Sem ajuda, sem perceber nada da língua, apenas a ver a conjugação de imagens e sons aprendeu a exprimir-se em português de forma razoável para entender umas perguntas e avançar umas respostas.

Ao início da tarde, na RTP1, o repórter enviado a Tirana encontrou, claro, o mesmo indivíduo. A pergunta da ordem recebeu a resposta esperada: “A ver a RTP todos os dias”.

Fiquei mais descansado. O homem aprendeu português não só a ver a SIC mas também a RTP. Assim já acho possível.

Com jeitinho, vai aprender a ler português se passar uns minutos por dia no Aventar.

Vídeo:

(Não encontrei online a reportagem da SIC com o mesmo protagonista)

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Espantoso! Parece o meu sobrinho Ricardo, que fala muito bem, Castelhano, Inglês, Polaco, Finlandês e Letão! Dorme com as raparigas e fica a falar a língua. Um gajo destes, e formado em História, não arranja emprego.

  2. dalby says:

    Mas no resto sai ao tio e por isso vai bem lançado,….só que pensei que tu não falasses línguas estrangeiras!

  3. dalby says:

    E já agora Luis, que «temos de ser uns para os outros» e sobretudo porque não me vai roubar o lugar!! ABRIU CONCURSO NA FEUP PARA HISTÓRIA! também!

  4. dalby says:

    AH E JÁ AGORA VOU-TE SALVAR O DIA E O FIM DE SEMANA..APÓS O QUE O JÚLIO DISSE, DE SERES ALTO E MAGRO..JÁ TENS 10 DOS 100 PONTOS necessários EM FAVOR, A CLAUDITA GOSTA DELES ASSIM , SECOS (magros), E ALTOS..JÁ VAIS NO BOM CAMINHO HOMEM!!

  5. Luis Moreira says:

    a claudita tem que esgadanhar muito para ter um homem como eu…ou melhor, para me fazer mudar de vida.

  6. dalby says:

    OLha que já muitos disseram isso e cairam…DIGO-TE JÁ QUE POR DETRÁS DAQUELA MEIGUICE, HÁ UMA PANTERA DURA E SELVAGEM E DOMINADORA COMO A PANTERA NEGRA NO MEU ARTIGO SOBRE A MINHA EX PAIXÃO GREGA! E ELA QUE NÃO LEIA ISTO TEU..ELA ADORA SER MIMADA! MAS DEPOIS A RECOMPENSA, E SEM ENTRAR EM INTIMIDADES DE NINGUÉM, É BOA, FORTE, COMPENSADORA! E GANHASTE MAIS 10 PONTOS, POIS ELA ADORA AQUÁRIOS E GENTE SOLTA DE CABEÇA, MAS FIEIS E LEAIS. DETESTA HOMENS QUE NÃO SEJAM FIEIS! POR ISSO JÁ VAI NO 5º MAS CONTINUA A SER SONHADORA….EU TAMBÉM MAS AO CONTRÁRIO DO LADO DELA..!!!

  7. Luis Moreira says:

    Ela precisa de uma mão firme, maturidade, alguem que lhe dê confiança e segurança e que não tenha medo de mostrar os sentimentos.Numa palavra o que nós todos precisamos…

  8. dalby says:

    pois, até isso até aí sempre lhe aconselhei MAS ELA GOSTA DE TIPOS BEM MAIS NOVOS (EU CONHECI-OS A TODOS AINDA ESTUDAVA EU EM CASA DELA EM SOLTEIRA) E DIZ QUE , AO CONTRÁRIO DO QUE EU PENSO (E TEM RAZÃO!!) OS MAIS VELHOS ÀS VEZES SÃO OS PIORES, INSEGUROS, OU NAS FASES TOLAS DE QUEREREM MUITO NOVAS..QUE OS MAIS NOVOS QUANDO GOSTAM SÃO INCRIVELMENTE DEDICADOS!! NÃO SEI AO QUE ELA SE REFER MAS DESCONFIO!!!!!!!!! A VERDADE É QUE O QUE TENHO OBSERVADO É QUE OS PUTOS NOVOS, MESMO OS TEENAGERS SÃO LOUCOS PELA SIMBOLOGIA SENSUAL DELA, E ISTO PORQUE NOS KIOSKES VOU OUVINDO AS BOCAS QUE ELES MANDAM,,,,É INCRÍVEL PORQUE A CLAUDIA VAI FAZER 45 JÁ EM FINAL DE OUTUBRO…QUE SIGNO É FIM DE OUTUBRO???SALVO ERRO É FINAL DE OUTUBRO…??? NÃO..NO PRINCIPIO!!!

  9. deivyson says:

    os albaneses são assim mesmo.. acho que são poliglotas naturalmente… conheço uma albanesa que aprendeu o português somente assistindo as novelas brasileiras e conversando nas salas de bate papo com brasileiros.. hoje ela é fala o Pt fluentemente

  10. Adalberto Mar says:

    nao percebi mas tudo bem..

Deixar uma resposta