O mais belo bar de Portugal

DSC05430 DSC05424DSC05426
A «Tasca do Cais», em Vila Nova de Cerveira, nas traseiras do Castelo e junto à zona ribeirinha, deve ser o mais belo bar existente em Portugal. Não tanto pelo interior, normalíssimo, mas pela envolvente da sua esplanada. Um largo rodeado de casas em pedra, onde as buganvílias vão cobrindo a mancha pétrea, uma pequena capela ao centro, a via férrea e o rio Minho. Só visto, embora as imagens que deixo e o vídeo que fiz dêem uma ajuda.

Lembro-me de uma quente noite de Agosto, há muitos anos, por volta das 3 da manhã. Pedro Abrunhosa chegou com uns amigos, nunca abandonando os seus óculos de sol, e sentou-se. Na altura, as mesas e as cadeiras da esplanada eram todas em madeira e umas pequenas velas ocupavam o centro das mesas. Se tivesse começado a cantar, teria sido o mais belo momento por mim alguma vez vivido. A magia daquele lugar supera quase tudo o que tenho visto pelo país, mesmo que hoje em dia a vulgaridade das mesas de metal e o fraco serviço tentem, sem sucesso, pôr em causa tudo o que escrevi antes.

Comments

  1. Snail says:

    Que inveja, Ricardo. E com o calor que está hoje em Lisboa, só de olhar para o rio, até me sinto melhor… só me falta mesmo ouvir o silêncio da água e o embalar do vento nas árvores…

  2. dalby-o-calmo says:

    Oh Snail que discurso aqui mais meloso!!Nem parecem dois machos ibéricos!!…até parece que te estou a ver à janela a falar com o R’ «qual romeu e julieta dos tempos pecaminosos pós-modernos..» sobre as belezas do Bar do castelo e ouvir uma citara…donzelas a entrar..QUE PUERIS QUE ELES ANDAM!CAROS AVENTARES, e os outros que estão a ler, Metam-se para dentro da janela, não sejam cuscas que não é para vocês, O SEGUINTE:« ESTE BAR E A DESCRIÇÃO E DISCRIÇÃO COM QUE O BOKASSA de Rio tinto o descreve derreteu meu coração. Até vou fazer a vontade ao Arrebenta e vou utilizar o acordo ortográfico e língua brasileira para lhe agradar:«RICARDO MEU BEM, SEU DISCURSO ME DERRETEU O CORAÇÃO, SEU RICARDO, você, meu bem, é um poeta nato, e uma visão ótima deste bar me convenceu a tomar o avião e ir aí tomar um chôpe com você. Eu não quero estragar sua visão, mas essa estrada debaixo da linha do comboio me parece mais a tal «rua do bosque das bixas» que você tão inteligentemente se refeiru e descobriu num dos seus posts atrás! Tem todo o contexto meu bem..o bar robusto celta, tudo em pedra, elas bebem e bebem e bebem chops, olham o rio, ficam moles e legal e aí , meu bem, atiram-se para debaixo da linha, mas desta, por baixo e nessa visão hard-bucólica muito «les nuits fauves»!!!..Olhe, não quero magoar você mas conheço um bar de putedo por esses lados, e até com camiões estacionados!!!! mas não é esse, até porque o seu amigo Abrunhado pára ou parava lá e onde houver putedo ah eele aí não está não e isso é certo!!!…ele está onde estiver menina dócil e inofensiva de calsse média estudada e do 1ºmundo, que fique histéricca com seus óculos..e o melhor mesmo é elas gostarem dos óculos dele e do tesão verborraico de suas canções… e só…Bem , ficamos, garotão, à espera de mais um capitulo do «bar tasca do Castelo I,II, II, IV»!!!…e por aí fora, no estilo delicioso pá caraças do Santarém gay, ah desculpe, do Santarém Gótico I, II, III etc que você, meu bem, nos presenteou tão carinhosamente…Siga em frente e dê-nos também a versão deste bar delicioso nas noites frias de Inverno com seu amigão estiloso Abrunhado..até ajudo no título da crónica «Abrunhosa no Costa do Castelo com ela recolhida pelo frio I, II e III».Responda-me à letra e prometo-lhe desta vez UMA SURPRESA, MEU BEM! À ALTURA!seu amigão atento e estando estupefacto com seus gostos Vila do Conde, Cerveira..que se segue Vila Nova de Cerveira, o bar «Incêndio» de esmoriz, Deauville e os chapéus? Diga meu bem, voCê é um poço de surpresas gostosas!!!!dalbyp.s tenho uma musica que lhe dedico a si e a seu grande amigo Abrunhado: sobretudo a ele ao dos óculos..o titulo é de todo o oração! As botas pedia-as à minha prima para ficar bem na foto,… http://www.youtube.com/watch?v=8WI8pyUwAjM

  3. dalby-o-calmo says:

    -Alô, Tap Air Portugau??-SIM-Bom dxiiiia, era para marrcarr duas passagens para Cerveira…-ESGOTADO!-Então para a semana que vem..-ESGOTADO!-Era para o bar do castelo….quando está vago?-Temos somente um doble para principios de dezembro de 2015! e para a passagem sob o comboio da foto de nossa publicidade so temos entrada para 2020 !!-Ah que pena, que pena..olhe então para Vila do Conde…- ah menina você só escolhe destino dificiu! ESGOTADISSIMO…-Ah mas esse chôpe nas esplanada guardando o sol para nós e vendo tubarão e marmota passando, um amigo me disse que era divino celestial, que não podgi não podgi sérrr meilhoórr…-ah mas olhe que há..olhe que há…-Má ondgi ondgi então, Portugau me encanta, quero ir nessa…-Olhe, na rua do bosque das bixas em Cortegaça..mas aí está ESGOTADO ATÉ 2990…-Mas como??-È assim… oficialmente nada está reservado nem nome de home, mas elas mandam reservar por empregada com nome de empregada e aparecem aqui de manhã à noite…-Deussss!!! então para onde me recomenda ir..?-Olhe..meu bem tente Freixo de Espada Acima em Viseu..FICOU VAZIO…O Abrunhosa de RIO TINTO FOI_SE! e ficou tudo vazio..hoteu, pensão, escola, restô, tudo vazio…ou então Labruges…!-Pronto me dê 10 desses ok?-Tudo bem..E assim casaram e foram todos muito felizes, tiveram filhos e filhas e viveram forever and ever!

  4. dalby-o-calmo says:

    E queres dar-nos música com cerveira?? Mais ainda??Então toma lá disto que quero ver se comparas!!!http://www.youtube.com/watch?v=TSeVldnAUa4