“Fuck them” é mais terno que “eles que se fodam”

Os Clã é que a sabem toda. Há uns anos, em Problema de Expressão, já avisavam que “a língua inglesa fica sempre bem / e nunca atraiçoa ninguém”. Por exemplo, o “i love you” serve para dizer que se ama alguém. Mas também serve para dizer que se adora ou gosta de alguém. Deixa no ar uma certa ambiguidade que pode ser útil.

Quando temos um qualquer pressentimento, apresentamos sempre uma certa dificuldade em utilizar as palavras certas. Pressinto isto, desconfio daquilo. Complicado, não? Em inglês, um simples “i have a feeling” resolve tudo. É fácil e de apreensão imediata.

Enfim, haverá mais exemplos mas escuso de vos maçar com isto. O que agora importa sublinhar é a capacidade da língua inglesa de simplificar o que em português pode ser mais complexo.

Haja Alberto João Jardim para o confirmar. Digam lá que “fuck them” não é muito mais elegante – diria mesmo, terno -, que “eles que se fodam”?

Comments


  1. Oh ZÉ Frei escreveste uma coisa tão bonita aqui, tão simples, e tão gira, com uma calma que falta aqui, nestes tempos tempestuosos, que se fosses uma gaja loura, pedia-te já que implorasses o divòrcio à tua esposa e fugisses comigo para Cape Cod, para ficarmos bem ao lado dos Kennedy ou na ilha de Capri, eu a tocar cítara a teus pés enquanto tu escrevias estes posts para me acalmar o espirito, mas tu não és loira..oh…….Gostei mesmo de te ler agora, e um homem tão sério e anti-função pública, pai de família cumpridor e aventadador de origem, assim um tipo demolidor no que concerne na luta contra a má-educação a citar «fuck them etc…» só te ficou superior qb e ‘un tout petit rien’ de ‘cérise sur le gateau’! OH Zé Frei, eu acho-te o máximo, SOU, AH MESMO QUE NÃO QUEIRAS, sou já teu fan leitor , mudei a ideia de cinzentão de escritório informático que tinha de ti, e vou já recomendar à Belina que vá passar um fim de semana contigo, como guia cultural, ao Mosteiro de Singeverga, em Santo Tirso, e não penses que estou a ser injusto..consta-se que desde há muitos anos há lá muita FUN FUN FUN..Teu devoto admirador ainda não frade, mas confesso que o facto da túnica me atrair e ser mais fácil e prática nos bosques, praias e dunas,dalby-arco-iris


  2. E CLARO ZÉ, PERANTE TANTA ADMIRAÇÃO SÓ PODIA MANDAR-TE ESTA MUSICA, POIS TEMO QUE O NANDINHO DA FRUTA (O SÁ DA MAIA) NÃO APRECIE E ELE ANDA, COM O LUIS MUITO ENTRETIDO COM A TAL DIVA DA POBRE PLAY BOY! IMAGINA A LOUCURA QUE VAI SER QUANDO ELES DESCOBRIREM A PLAYGIRL!!!ENTAO ZEZINHO TOMA LÁ ESTA, É DE SONHO!!:http://www.youtube.com/watch?v=kyIcjroGfnMNÃO OUSES DIZER QUE NAO GOSTASTE SENAO ISTO AQUI VAI SER SO SANGUE UM MASSACRE TOTAL…..

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.