viva a suíça !

Roman Polanski and Sharon Tatea suíça em um belo país. o próprio nome «s-u-í-ç-a» é belo. a suíça é o mais limpo país do mundo. a suíça tem bancos. a suíça tem os bancos mais limpos do mundo. a suíça tem neve. a neve na suíça é branca. os suíços são poliglotas. enquanto as salas e os países têm cantos, a bela suíça tem cantões. a suíça é íntegra. a suíça é neutral. durante a segunda grande guerra, a suíça nunca albergou espiões nazis. a suíça nunca toma partido. a suíça tem emigração portuguesa que trata de limpar o país. se os portugueses de portugal cospem no chão, os portugueses da suíça limpam os escarradores dourados dos suíços. a suíça já bateu o pé à grande frança num europeu de futebol. a suíça não tem mar. a suíça é um in-shore. eu nunca gostei da suíça porque não tenho bom gosto. quem tem bom gosto não pode deixar de gostar da suíça. a suíça tem queijos. a suíça tem chocolates. a suíça só faz bem ao mundo e se por acaso faz mal é só ao colesterol. os suíços são os melhores europeus de que há memória. tudo isto já sabíamos. apenas não sabíamos que os suíços têm um sistema judicial que funciona e que está atento a toda e qualquer injustiça universal. qual baltazar garzón qual quê  ? a suíça acabou finalmente de prender o grande pedófilo franco-polaco roman polanski. três décadas depois de abusar da norte-americana samantha geimer e de ter fugido dos estados unidos da américa, a suíça apanhou-o. foi simples. o isco foi a pretensa homenagem ao abjecto realizador no festival de cinema de zurique. ora o ingénuo homem lá aterrou na suíça e deitaram-lhe as mãos. agora querem extraditá-lo para que a justiça se faça. a velha europa está escandalizada. também a polónia, a pátria de joão paulo II. três décadas passadas samantha geimer já perdoou ao senhor e gostaria de viver em paz. a suíça não. justiça é justiça. a suíça não perdoa a um realizador demente que expõe todas as suas perversões pessoais em «repulsa», «faca na água», «a semente do diabo» (uuiiii!!!) ou «o inquilino» – onde o referido esquizofrénico se veste de mulher e pinta os lábios (de mulher!!!!). a suíça diz e muito bem: a arte não é desculpa para perversidades ! a suíça não se impressiona com «pianistas» ! viva a suíça !

ass: anarquista duval

Comments

  1. isac says:

    pelo menos já sei qual vai ser o próximo filme do Polanski. Será sobre um juiz suíço gosta de ser amarrado na cama e ser chicoteado pelo seu amante gay. E é bem feito, para não se meterem com pessoal “demente”…

  2. Carlos Ruão says:

    … ou então um testemunho autobiográfico de um prisioneiro minúsculo que é abandonado em «guantanamo bay» e que está possuído por barbudos que lhe aparecem em noites de nevoeiro. um «remake» de «the fog» de carpenter mas com «serial-killers» reais !nem mais.

  3. Belina Moura says:

    Se há país onde eu nunca viveria (e já lá estive, em Zurique, etc) é a Suiça, odeio aquela mentalidade dos suiços, todos uns racistas!Não há como Portugal, este é o melhor país do Mundo!

    • ana claudia claro says:

      Eu sou Portuguesa e COM MUITO ORGULHO. vivo na suica e tenho a dizer que nunca pensei que a suica era assim um pais tao racista. os suicos sao uns tristes que nao tem vida sequer!!! So pensam em fazer sky no inverno e ir caminhar.esta é a vida deles. vao as compras e tao sempre a olhar para o portamoedas. A suica é um pais limpo?Desde quando? a suica é um dos paises mais mafiosos a face da terra. todos vem a suica para lavar o dinheiro sujo!!!
      Portanto nao se iludam com a suica…os suicos falam mal dos Europeus, alias os suicos falam mal de tudo que nao seja suica….eles pensam ser os melhores…para eles os estrangeiros sao os seus escravos…enfim pais, gente, politica e cultura de merda!!! é triste saber que existe gente assim!!!

      • Duarte Suzana says:

        É vergonhoso comer e cuspir no prato onde comem… Ana Cláudia se não gosta da Suíça que faz cá !? Pode não ser o melhor país do mundo mas é onde muitos vêem organizar suas vidas. Ranhosos e racistas há em todos os países em Portugal também os há. Uma vergonha é estar cá há mais de 20 anos e nunca se conseguirem integrar nem mesmo conseguem aprender o idioma, não são ambiciosos….assim são muitos dos rugas que cá vivem e depois ainda falam mal…. Tenha vergonha de falar mal de um país que a acolheu e lhe permite ter uma vida mais digna que aquela que teria no seu próprio país! Se não gosta pegue na trouxa e ponha-se a milhas….
        Peço desculpa mas não aguento tanta sinismo. Uma coisa é discordar com çertas leis outra é ser ignorante….

        • Armindo says:

          É bem certo, Deus por vezes dá nozes a quem não tem dentes. Já tentei por varias vezes ir trabalhar para a Suíça, estive em Geneve para tentar a minha sorte e não consegui nada pois os requisitos das agencias aumentaram. Gostei muito da organização da cidade no que toca a transportes públicos, gostei do atendimento nos espaços públicos. Adorei tudo na Suíça. Só tenho pena de não ter conseguido uma oportunidade. Mas também não vou falar mal da Suíça por isso, antes pelo contrario.
          Quem fala assim, das duas uma, ou o problema esta na pessoa ou então quer colher sem semear. Eu agarraria a quaisquer oportunidade com unhas e dentes e ficaria para sempre agradecido ao País que me acolheu. Mas nem todos somos iguais…se quer um concelho. Trate a Suíça como patria, pois a nossa patria é quem noa acolhe e nos dá as condições pra ter uma vida melhor

          • elsa says:

            Estou 100% de acordo com o comentário da primeira senhora.Actualmente encontro-me na Suiça e estou aqui há 13 anos desde de 2005 penso em ir-me embora,mas essa ideia espero realizar o mais rapidamente possivel.Na Suiça há muita falta de humanidade,respeito pelo o próximo enfim um país que se esqueceu do lado Humano,por se vamos analisar a nivel economico a Suiça enriqueceu com o dinheiro sujo de todo o mundo.Toda nós achamos vergonhoso que Portugal e outros paises Europeus tenham ido em falência por má gestâo por parte de seus politicos,pois digo que è mais dignitoso que assim seja que um pais como Suiça tenha enriquecido com o dinheiro sujo de grandes criminosos e com isso provocando a fome a miseria,a pobreza…a tantos povos a nivel mundial.O suiços são um povo extremamente racista,o seu racismo nada tem com a cor da pele mas sim pra quem não nasceu Suiça.Aconselho realmente pra quem pensa emigrar para a Suiça,de não o fazer em vez disso sair da Europa,mas pra quem insiste em emigrar pra cá vai ter que deitar lágrimas de sangue.

        • juan says:

          vergonhoso dona Duarte Susana, é dizer que este pais (Suiça) a acolheu, esta aqui para trabalhar, e nao para ser acolhida e ja agora por muito que ganhe em relaçao a portugal sabe quanto é que paga por cada ano que esta na suiça??? aqui nada é de borla

      • marc says:

        Entao o que esta a senhora a fazer na suiça?devia ter vergonha nessa cara, ve se mesmo que só vai pa Portugal de ferias e nao tem noçao do que é viver em portugal com o ordenado minimo.na suiça ganha ordenado minimo consegue viver e ainda ir pa portugal armar se em rica por isso nao cuspa no prato onde come.é verdade que os suiços sao frios mas se ganhar confiança tem amigo para a vida enquanto a maior parte dos portugueses aqui na suiça fazem se de amigos e depois espetam lhe a faca nas costas ,nem sequer unidos sao.

  4. miguel dias says:

    Lolitas, Ruão. É nisto que dá as Lolitas. Mais tarde ou mais cedo.

  5. Luis Moreira says:

    mas porque é que mulheres tão lindas como essa a,í gostam destes depravados? isso é que me dói…

  6. Belina Moura says:

    Preferias que gostassem todas de ti, não era, Luís?;-)


  7. A Suiça é o asco da Europa, pior só a Suissa, que é a Europa em versão completamente asco.

  8. Ricardo Santos Pinto says:

    Atenção que a Maria Monteiro gosta muito da Pastelaria Suíça

  9. Belina Moura says:

    Qual? Aquela onde apareceram ratos, há uns atrás?Eu já não consigo comer pastéis, como dantes, especialmente de há 2 anos para cá, em que perdi 16 quilos. E não vou agora deitar a perder todo o trabalho que tive para chegar ao meu peso ideal. No way!

  10. Belina Moura says:

    (errata: há uns anos atrás)

  11. maria monteiro says:

    A pastelaria Suíça é mesmo um dos amores da minha vida aqui em Lisboa… Lá recebo honras de rainha : -)Quanto aos ratos que por lá apareceram foi os que vieram dos lados de S.Domingos…

  12. Belina Moura says:

    S. Domingos?

  13. viva a suica! says:

    Belina Moura :
    Se há país onde eu nunca viveria (e já lá estive, em Zurique, etc) é a Suiça, odeio aquela mentalidade dos suiços, todos uns racistas!Não há como Portugal, este é o melhor país do Mundo!

    ola, nao concordo nada com este comentario tudo isto esta completamente errado, suica racista?? os neggros, brasileiros e os de leste sao melhores tratados pelos portugueses em portugal?? hummm penso que nao…. portugal o melhor pais do mundo? epa so se for a vender bananas e isto pq esta la o albertinho e mesmo assim tenho as minhas duvidas!!!!! é assim em zurich é parte alema, os alemaes sempre foram uma nacao um pouco fria, onde nunca aceitaram bem povo de outra nacionalidade….. é normal sentir-se um pouco de racismo ainda para mais quando nao estamos no nosso pais….. eu vivo em lausanne e digo por experiencia propria, nao vejo qualquer tipo de racismo a povoacao é mt humana, respeitam mt a nacao de cada um e dao mt o valor as boas accoes que as pessoas comentem embora que nacionalidade, cultura ou religiao tenham….. odeias a mentalidade dos suicos? pq? a dos portugueses é melhor? estarem o dia inteiro a beber cerveja e a ver futebol gordos que nem se podem mexer? onde a educao para os filhos é darem -lhe sopinhas de cavalo cansado pq lhes faz bem? uau alta mentalidade….. aqui pela minha experiencia de vida e daquilo que vejo, jovens ja com 18 anos ja tem o seu seu diploma, emprego e bom salario, ha melhor futuro para os nossos filhos? aqui ate aprendemos a separar o lixo e a reciclar sem ter reclames na televisao e explicar e sem precisar de ir a escola…. em portugal mesmo com os reclames do macaco gervazio a separar o lixo e as criancas a aprenderem na escola ainda se continua a despejar o lixo todo misturado em sacos do modelo….. sinceramente a mentalidade portuguesa é bem melhor….. sem duvida! portugal o melhor pais do mundo? a 500 anos atras diria que sim, agora ser o melhor pais do mundo, so se for em maes adolecentes, em corrupcao, em educacao, obesidade, sujidade, ou entao a tirar fotos de ” portugal no seu melhor ” e publicar na net para que os paises se possam rir do nosso belo pais e dizer ” ena portugal é um pais altamente! deve ser o melhor sitio para se viver! ” quer queiras quer nao, a suica esta entre os melhores ( se nao for o melhor ) paises do mundo para se viver onde tem as melhores cidades com maior qualidade de vida do mundo e tem os maiores salarios do mundo! tudo isto com o suor de mts emigrantes onde a suica em troca lhes deu uma melhor qualidade de vida e para seus filhos! tudo isto gracas a mentalidade suica! uma mentalidade de genio, vivem numa confederacao extremamente organizada e respeitada, nao como a bela democracia portuguesa, que nem precisava de ser democracia, pois ainda se podia viver bem como uma monarquia, mas como o povo portugues tem que estar sempre na moda e gosta de mostrar que tb pode ter o que os outros tem…. infelizmente o estado ira falir e a alemanha, franca ou talvez outro pais zona euro ira tomar as redeas, um pais que ha 500 atras era o mais respeitado e era a maior potencia do mundo…… eu sou portugues, mas a minha preocupacao sou eu, minha mulher e filhos! em portugal nunca poderia ter a vida que tenho ca e os meus filhos teriam um futuro que so Deus sabe!ca na suica tenho uma vida de trabalhador mas que todos os dias quando chego a casa tenho um conforto acima da media e que todos os anos nao me privo de umas belas ferias num belo pais a minha escolha! para nao falar que tenho um belo carro ao qual todos os dias ando com ele e sempre que vou meter gasolina atesto o deposito! e aqui na suica, sei que os meus filhos iram ter um optimo futuro bem melhor que teriam em portugal! o melhor de tudo isto é que nao devo nada a ninguem! a suica pode nao ser o melhor pais do mundo, mas é bem melhor que portugal!

    desculpem o desabafo caros portugueses, sei que estou a ser mau com todos os portugueses e ao mm tempo ate para comigo proprio, mas quando se vive no nosso pais, onde fomos criados, onde brincamos, onde conhecemos os nossos amigos, onde trabalhamos e descontamos para o nosso pais, e no fim de tudo isto vemos resultados nulos e sentimos as coisas a ficarem complicadas, nao podermos passar tempo com os nossos filhos, nem sequer lhe poder leva-los ao ZOO ver os animais pq a situacao financeira esta mal e temos que poupar, nao ter condicoes para lhes financiar os estudos etc…. sinto-me que o meu pais (portugal) me traiu e me virou as costas…. ser traido pelos meus doi bastante, por isso nao me sinto bem viver onde fui traido e como se costuma dizer, quem tal mal que se mude! no entanto respeito a ideia de cada um e a cultura de cada um, mas temos que ser verdadeiros com a realidade e nao a podemos negar! dizer que os suicos sao racistas, que a mentalidade deles nao vale nada e que portugal é o melhor pais do mundo é um absurdo!

    mais uma vez desculpem o desabafo e mais uma vez peco desculpa a todos os portugueses por estar a tratar mal o nosso pais! mas eu sou assim e dou valor a aquilo que é melhor para mim!

    cumprimentos!

    • Luís Moreira says:

      Compreendo perfeitamente o seu desabafo. Um país que não tem soluções para os seus filhos e os obriga a ir trabalhar para fora, é um país madrasto.

  14. joao says:

    e melhor reveres o que dizes seu ignorante, t nao ves os problemas podres da suiça porque ela sabe bem esconder tudo e nos portugueses (alguns) estao ai nesse “paraiso” para limpar e fazer o k os outros nao kerem e trabalhos que se fossem em portugal nao faziam, infelizmente e assim os nossos portuguesitos suiços enfim coitaditos

    • martins says:

      um comentario desses nem merecia resposta..mas é triste ter um pensamento assim, informa-te melhor e veras que nem todos os portugueses veem para ca limpar a mer….Deves ser daqueles novos ricos, isto é um teso sem onde cair, mas sempre com uma atitude de macho…tenho pena!!!

  15. joao says:

    Ha e vai aprender historia seu camelo merecias k te fodessem, sabes la o k dizes deves ser um ignorante mas do pior k ha infelizmente e assim t nao es portugues seu burro, vai la limpar a merdinha dourada dos suiços mas nao comas nao va pensares k eles cagam chocolate

    • Mindows says:

      Heee pá….eu sou Português, patriota e vivo em Portugal…mas as tuas palavras deixam-me perplexo. O homem apenas falou da situação dele e se ele gosta da suíça e se sente bem, é porque realmente a suíça fez muito por ele. Pessoas como tu deixam-me com vergonha de ser Português. Se tens algo contra a suíça, podes perfeitamente relatar e desabafar, mas ao menos com o devido respeito…Aqui tb há muito racistas, não o podes negar. Alem disso, de facto de momento em Portugal não está fácil e concordo com muito do que ele diz a respeito. Para dizeres q portugal é o melhor pais do mundo, então não podes falar como falas pois, tu mesmo já fazes deste pais um mau exemplo a ceguir!”!!!…A maior qualidade de um pis é o seu povo, a cultura deste…aprende a respeitar as opiniões.

  16. M, Teló says:

    A EUROPA ESTÁ FALIDA!!!!!!!! EU DISSE FALIDA!!!!!!! NÃO FIQUEM VERDES DE RAIVA!!! QUE EU VOMITO O AMARELO EM VCS!!!!

  17. Catarina says:

    Olá, eu estou na Suíça há 20 anos, tinha acabado o 5° ano. Fiz os meus estudos e agora, aos 29 anos, recomecei os estudos para ser professora… de francês (e história). Muita gente fala do racismo dos Suíços, mas não sei aonde!! Na Suíça como em todo o lado, a diferença pode levantar suspeitas, desconfiança, mas tudo se resolve! Antes de falar mal da Suíça temos de ver donde ela vem: um grupo de pessoas perdidas no meio da montanha, num clima super difícil, lutando por não ser aspirados por um dos grandes impérios que a rodeava (França, Santo Império)! Eles só queriam que os deixassem em paz, cada um na sua e quem era da localidade ao lado também era estrangeiro. Claro a Suíça pode ter lados menos bons para os estrangeiros, mas o resto do mundo não é melhor! Em 2010, PT acolheu 33 refugiados, a Suiça 3449!!! Então? Quem cá está sabe-o bem e ninguém, ninguém me vai contradizer: a Suíça não tem uma sociedade hierarquizada como Portugal!!!! Aqui os políticos vão às compras ao supermercado e não são cheios de caganças! Quando vais ao médico dizes-lhe “vous” tal como à padeira ou ao tipo que limpa as estradas, não há cá “senhor doutor” “bróxelência”!!! E ninguém lhes dá couves ou galinhas para ficar bem visto… No inverno vou por vezes ao loto (tipo bingo para associações culturais, clubes desportivos etc., onde os membros estão na caixa, ao balcão, servem às mesas…) com a minha mãe. Às vezes, quem serve é um médico, um juiz ou um advogado: onde é que isso se vê em Portugal??!?
    Aqui, quem faz estudos não é mais que quem faz uma aprendizagem (formação numa impresa de 3-4 anos com 1-1.5 dias de escola, depois do 9° ano.). A grande força da Suíça está aí: a formação e o valor dado a todas as profissões!
    Por exemplo, o meu marido é maquinista nas obras, o salário dele é o mesmo que eu vou ter como professora no secundário, com muitos mais anos de estudo que ele. E acho bem! Acho bem porque não há imensas diferenças de salário, o que faz (como em PT) uma sociedade tão desigual! Já agora, fiquei meia parva com a frase sobre os portugueses virem para cá limpar m*** e fazer trabalho “baixo”. Não sei se o autor pensou que essas pessoas mal tinham a 4a classe, vinham de zonas rurais onde o futuro não era nenum: pois, 20 e tal anos depois nada mudou em PT! Quem tem 2 trocos ou o 12° pensa que é mais que o vizinho! O problema de PT é a falta de formação das pessoas e essa p*** dessa mania de “querer mostrar”. Esses politicos não parecem interessados em reformar o país, não vejo solução. Se pensarmos bem, se calhar o Português não tem jeito para se governar… olhem os Alemães: ficaram desvastados depois da Segunda Guerra, e agora são numero 1! Com todas as criticas que possamos fazer, não lhes podemos tirar esse mérito! Desenrascaram-se e não houve nenhuma Europa para lhes injetar milhões!
    Tudo isto para dizer que a Suíça pagou-me os estudos, deu-me a minha chance, pago montes de impostos, mas é normal! Portugal deu-me 3 contos por mês de pensão quando os meus pas divorciaram (e esta, hã?). Gosto muito de aí voltar, talvez ir e vir quando estiver na reforma, mas agora, muito francamente, só se andasse fugida à justiça!
    🙂

  18. Marcelo Marques says:

    Odeio a Suica!!!Um país que nao produz nada a nao ser suicos estúpidos e arrogantes!!

  19. rita says:

    Os Suíços são todos arrogantes e racistas. Só dão valor ao dinheiro. Os estrangeiros que cá vivem fazem o serviço que eles não gostam de fazer. Sei que é uma utopia: gostava de os ver cá sozinhos sem os estrangeiros. Iam todos mugir as vaquinhas na montanha e cantar as músicas da Heidi. Os portugueses que dizem estar integrados e muito satisfeitos com a sua vida, são aqueles que compram meio porco para comer o ano todo, só para ostentar um bom carro para ir ao centro português no domingo. Quem está na Suíça e encontrou logo casa? As dificuldades para entregar uma casa? Os filhos dos emigrantes têm oportunidades boas na aprendizagem: a trolhas? Logo na escola primária os portugueses são encaminhados para o nível mais fraco, neste cantão a Realschule.

    • maria says:

      verdade !!!!!!!

    • Duarte Suzana says:

      Eu estou cá na Suíça há muitos anos, sim estou integrada neste País que me acolheu e me deu oportunidades que eu agarrei com unhas e dentes sofri e passei muito mas hoje tenho uma vida estável,não compro meio porco para um ano pois não passo fome, tenho um simples Seat,não frequento centros ou festas portuguesas por opção minha, não tenho nada para exibir, mas olho ao espelho todos os dias e agradeço a Deus ter vindo para cá. Adoro Portugal,mas não volto…mesmo que me saísse o euro milhões . Quem cospe no prato onde come não é digno de aqui estar,muitos falam mal porque são recalcados, estudem,integrem-se,cultivem-se,lutem por uma vida melhor,ajudem vossos filhos na aprendizagem,sejam ambiciosos. Eu em Portugal estudei mas aqui não me valeu de muito comecei do zero, lutei,trabalhei e estudei custou-me muito aguentar-me,mas consegui e hoje tenho uma vida tranquila que em Portugal sei que nunca teria.

      • juan says:

        nao entendo e ate me deixa perplexo, entao uma pessoa tem que se baixar tanto ate mostrar as cuecas num pais em que nada lhe serviu os estudos que tinha, num pais que teve que começar do zero

  20. Duarte Suzana says:

    Eu não tive dificuldade nenhuma para entregar a minha casa, quanto a muitos filhos de emigrantes irem fazerem a lehre de trolhas, muitas das vezes é devido á falta de ambição deles e falha de alguns pais,mas não faz deles pessoas menos dignas. Sim é difícil arranjar casa a preços rasuráveis, mas esse problema não faz a Suíça um país menos bom que Portugal!!


  21. Estou na Suiça, fazem 16 anos. Ja fiz de tudo para me integrar, mas nao obtive nenhuma amizade. Tenho 2 cursos superiores, falo varias linguas, meu marido é engenheiro e temos 4 filhos suiços. Mas o racismo existe no olhar frio dos Suiços, na indiferença. Uma guerra fria, que so conhece quem mora aqui !

  22. Monique de Andrade says:

    Nossa, estou perplexa com tanta idiotice! Vamos todos dar as mãos ninguém é melhor que ninguém nesse mundo de meu Deus, vamos parar de querer ser um melhor que o outro. Por isso amor ser brasileira, aceitamos todos com carinho, e reconhecemos que o nosso país existe violência, sujeira, falta de educação…rsrsrsrs, mas nunca, nunca desprezamos o nosso semelhante, seja português, alemão, russo, suíço…etc, etc…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.