PCP: Ainda um bastião autárquico

Com quase 30 municípios, o Partido Comunista continua a ser o único bastião autárquico que consegue fazer frente ao PSD e ao PS. A sua implantação no poder local continua intacta, mesmo que tenha perdido Câmaras como a da Marinha Grande para um PS cuja dinâmica de vitória iniciada nas Legislativas continuou ontem.
Ao contrário do Bloco de Esquerda, o PCP continua a ter uma estrutura forte por todo o país e, tal como aconteceu há duas semanas, as suas perdas foram meramente residuais.
Infelzimente, o seu poder real no Porto e em Lisboa vai ser pouco mais do que simbólico, visto que as maiorias absolutas conquistadas permitirão a António Costa e a Rui Rio descartar e ignorar Rubens de Carvalho e Rui Sá. Afinal, a cultura do diálogo é só para quando se tem maioria relativa.

Comments


  1. Para mim o PCP está em grande. Ao contrário do BE, Jeronimo de Sousa tem mostrado credibilidade num discurso sempre equilibrado e construtivo. É bom que assim seja para bem da democracia no combate ao bipartidarismo. Cumprimentos

  2. Pisca says:

    RicardoCuidado que é só a sul do Tejo, ontem uns papagaios diziam e repetiam isso, devem ter mudado Peniche para perto de Barrancos, com o mar e tudo

  3. maria monteiro says:

    Temos que dar espaço aos outros… a norte do tejo ficará para o BE nas próximas autárquicas


  4. Perder Beja não é residual. Quanto a Lisboa, o PCP só não foi na ‘coligação’ de Costa porque não quis.

  5. maria monteiro says:

    o que aconteceu em Beja foi a transfência de votos do PSD para o PS 2005-(CDU 41,79 PS 33,71 PSD 17,25 )2009-(CDU 41,66 PS 45,72 PSD 4,98)

  6. maria monteiro says:

    significa que em Beja o PSD virou “coligação” com PS


  7. Ainda assim, a CDU perdeu.

  8. maria monteiro says:

    Claro que perdeu se estavam 3 + 3 + 1 agora passou a 4 + 3

  9. maria monteiro says:

    mas sabendo que a diocese de Beja de vermelho só mesmo para os tempos litúrgicos…. lá temos o “sacrifício” do PSD

  10. maria monteiro says:

    em Portalegre o PSD perdeu a maioria absoluta e a CDU recuperou um vereador …