SCUT, a grande oportunidade do transporte público

A propósito da notícia do Público sobre como as SCUT poderiam ser “uma grande oportunidade para o transporte público“. Eu também acho que o transporte público colectivo é uma peça fundamental na mobilidade urbana. Aliás, (quase) todos os dias faço questão de os usar nas minhas deslocações casa-trabalho. Mas essa afirmação esbarra na realidade:

De facto esta poderia ser uma grande oportunidade para o transporte público… mas não me parece que o vá ser…

Comments

  1. Luis Moreira says:

    As SCUT são uma oportunidade porque “desviam” gente para o transporte público? No limite até acabavam as SCUT com a falta de transporte individual. As SCUT são a face visivel dos tremendos erros de quem faz autoestradas a eito e agora tem que as pagar. Parte do dinheiro devia ter sido investido na ferrovia e não foi, apesar de toda a gente clamar por isso. Quem está a safar os transportes de e para a margem sul do Tejo, não é a Vasco da Gama, é o comboio na 25 de Abril. Tudo ao contrário das prioridades concedidas…


  2. Eu sou a favor do pagamento de portagens nas auto-estradas “gratis”, pagamento em todas elas, ou pagamentos para-todos-igual ao abrigo daquilo que está escrito a este propósito desde 2006.
    E sou positivamente a favor que o dinheiro sacado nas portagens reverta a favor dos transportes públicos, nomeadamente o ferroviário.
    As “scut” custam-nos agora cerca de 700 ME/mês, o governo pretende poupar-se 120 a 130 ME/mês com as novas portagens. Convém não esquecer que o que falta para os tais 700 ME continuam a vir do orçamento geral do estado.
    Por outro lado, os transportes urbanos excepto Lisboa e Porto não têm nenhum tipo de incentivo do governo central. É o caso de Aveiro, Coimbra, Braga, Vila Real, Alcácer do Sal, Barreiro, Foz Côa, Figueira da Foz, etc etc, todo esse imenso Portugal parolo e provinciano…
    Paguemos, paguemos todos, paguemos abundantemente a embrieguez etílica dos vapores da gasolina…!

  3. Luis Moreira says:

    Paguemos…

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: SCUT, a grande oportunidade do transporte público: A propósito da notícia do Público sobre como as SCUT poderiam s… http://bit.ly/dbMGW2 […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.