R. Camilo Castelo Branco: Lisboa Arruinada


Um raríssimo e belo exemplar belle époque, há anos fechado e “para venda”. Adivinhamos o fatal destino. Reparem nos portões e grades das janelas e varandas. Estou tão seguro da demolição, como de amanhã ser quarta-feira, 12 de Maio. É o único edifício com verdadeiro interesse numa rua que foi completamente vandalizada. Por razões óbvias, gostaria que esta casa sobrevivesse, de modo a que a o nome do escritor não baptize uma pocilga ” Tegucigalpeña” no centro de Lisboa.
Já repararam que a Lisboa construída “em república post-1910” não consegue fazer parte da imagem que os estrangeiros têm da cidade? Dir-se-ia que por frustração, querem demolir tudo aquilo que se construiu até à época da “sopa do Sidónio”. Bela maneira de comemorar o Centenário!

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Onde é este? do outro lado da rua antes de chegar ao Altis?

  2. Pedro Rocha says:

    tenho seguido com muito interesse a sua foto-reportagem neste espaço do Aventar. É um pouco da nossa memória colectiva que vai desaparecendo, mas no fundo a nossa passagem por este lados é assim. Chega uma altura em que já não faz sentido, não compreendemos certos trabalhos, as regras e as normas do presente engolem rapidamente o passado com a vontade de serem futuro. Mais uma vez, os parabéns pela excelente sequência fotográfica de uma Lisboa que se transforma.

  3. Luis Moreira says:

    Sr engº Pedro Rocha, o carmartelo é ferramenta de engenheiro…

  4. graça dias says:

    e um belos exemplos da arquitectura.
    esta a vários anos para venda.nao ha privado nen publico que lhe deite a mão,
    o problena será o país governando por um engenheiro? aguardemos um arquitecto.

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: R. Camilo Castelo Branco: Lisboa Arruinada: Um raríssimo e belo exemplar belle époque, há anos fechado e “para ve… http://bit.ly/ay5Tgm […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.