Café Central – Reunião de Gerentes

Anunciei a 29 de Abril passado no ‘Aventar’ a reabertura do Café Central, e as consequências previsíveis.

Na edição ‘on-line’, o Público dá conta do entendimento entre dois “gerentes do café” no sentido do agravamento de impostos em relação a quem é remunerado (IRS) e a quem consome (IVA). Neste último caso, independentemente dos baixíssimos rendimentos auferidos, sobretudo por muitos dos idosos reformados; passam a pagar 6% de taxa de IVA na compra de bens essenciais ou de medicamentos – sempre é 20% de aumento de IVA no respectivo escalão. É só fazer contas.

Do lado dos privilegiados, e porque o descaramento já começara a tornar-se insustentável, os gerentes parecem ter concordado em reduzir as remunerações dos políticos, aplicar uma taxa adicional de 2,5% sobre lucros de grandes empresas e da banca, e finalmente fazer vigorar a tão propalada tributação de 20% sobre as mais-valias mobiliárias.

Tudo isto é o anunciado pela imprensa de hoje, salvaguardando-se, porém, a necessidade de ratificação no final da reunião do Conselho de Ministros.

Trata-se, como é óbvio, de medidas financeiras, para reduzir o deficit para 7% em 2010. E as novas baixas exigidas em 2011 e 2012, até se atingir 3% em 2013? Serão feitas sempre através do mesmo tipo de engenharias financeiras do OGE, ignorando a estratégia do crescimento económico? É natural que sim. Há para aí 34 anos que o “Central” serve este café bem amargo. 

Comments

  1. Carla Romualdo says:

    o que não se compreende é como os portugueses continuam clientes

  2. Carlos Fonseca says:

    Carla, é o que tides e ainda haver quem veja diferença onde existe igualdade. Nem sequer são capazes de um de um raciocínio artimético, simples – ou, então, há desonestidade intelectual. Uma 3.ª hipótese não é possível.

  3. Carlos Fonseca says:

    Carla, é o que dizes…


  4. é um ótimo poster, eu sempre adoro de ler o que você encreve, no meu blog tambèm tem ums artigos e umas notícias interessantes. BJs.http://sensuaisegatas.blogspot.com

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Café Central – Reunião de Gerentes:         Anunciei a 29 de Abril passado no ‘Aventar’ a reabertura do Café Centr… http://bit.ly/bk8glU […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.