A maior Biblioteca Digital de língua portuguesa em risco de fechar

O site Domínio Público é a maior bilioteca digital de língua portuguesa. Constituída, como o nome indica, por obras cujos direitos de autor caíram já no domínio público ou foram autorizadas pelos criadores a integrá-la, a bilioteca foi lançada em 2004 com o propósito de colocar

à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

e ainda

promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos)

Criado por iniciativa do ministério de educação do Brasil, o projecto corre o risco de encerrar por falta de procura. Disponibilizar online as obras completas de Machado de Assis, a poesia de Fernando Pessoa, a Divina Comédia de Dante e divulgar este acervo

Mídia
Total
Textos: 170.928
Imagens: 11.906
Sons: 2.493
Vídeos: 1.207
Total: 186.534

é verdadeiro serviço público e o seu encerramento seria lamentável. Nascida para se manter num mundo (o digital) onde todos os dias as causas se multiplicam e rapidamente se esquecem, esta biblioteca livre parece não ter força para resistir ao frenesim vertiginoso e descartável da actualidade mais imediata.

É precisamente por isso que precisa de ser mantida e apoiada por todos os que têm responsabilidades na defesa da cultura em língua portuguesa .

Comments


  1. Ouço falar-se no hipotético encerramento já há pelo menos 2 anos… Já me parece mais um hoax…


  2. 🙂