Troika a privatizar!

O memorando da troika, do qual o ‘Aventar’, em iniciativa inédita na blogosfera e com o sentido  de servir o interesse público, publicou a tradução integral, em 2. Regulação e supervisão do sector financeiro, refere explicitamente, no ponto 2.5 Caixa Geral de Depósitos (CGD), várias orientações, de que destaco o seguinte segmento:

Isto (aumento de capital, nota minha) incluirá um plano temporal mais ambicioso para a já anunciada venda do sector de seguros do grupo, seguir um programa para se desembaraçar das subsidiárias que não façam parte do seu núcleo e, se necessário, a redução das actividades no estrangeiro.

Nicolau Santos, director-adjunto do ‘Expresso’, na coluna semanal ‘Cem por Cento’ do suplemento de Economia do mesmo semanário, escreve no ponto 7 um texto que ouso subscrever:

Para compor os seus rácios, a Caixa Geral de Depósitos será reduzida apenas à sua actividade financeira, vendendo todas as outras áreas (seguros e saúde), a sua actividade internacional e possivelmente várias das suas participações nacionais. As empresas portuguesas, estratégicas ou não, ficam agora desprotegidas face ao avanço de investidores internacionais. E dado os valores irrisórios a que se encontram, o mais certo é que todos os designados centros de decisão nacional passem para mãos estrangeiras…

Nicolau Santos vale-se de fundamentada razão e, portanto, é certeiro na análise. De facto, esta política de privatizações, iniciada em 1987 por Cavaco e continuada por todos os outros incluindo Sócrates, renderam 27,4 mil milhões de euros ao Estado. E o desenlace é aquele que sofremos.

Se financeiramente, apesar de tais receitas extraordinárias, nos transformámos num país altamente endividado (a dívida externa privada supera a elevada dívida pública), o mais grave é termos ficado despojados de unidades de produção na agricultura, nas pescas e na indústria; e consequentemente sujeitos a um tecido económico depauperado, apenas capaz de criar um nível de riqueza abaixo do medíocre.

Sem estrutura produtiva eficiente e robusta, a probabilidade de gerar riqueza substancial é nula. A despeito da falta de visão estratégica dos nossos políticos, mas também da submissão do interesse nacional à ganância dos privados, o País, hoje ou daqui a 5 ou 10 anos, estará na mesma ou ainda em pior situação.

Mas, tudo isto é irrelevante para os sábios do ‘bloco central’, que sempre resistiram à eliminação de incompetentes e bem remunerados ‘boys’. O Estado é sempre diabólico e o Mercado o paraíso – Covina, CUF/Quimigal, Siderurgia Nacional, Triunfo, Fábricas de Vidro da Marinha Grande, de Lanifícios na Covilhã, Sociedade Geral, Companhia Nacional de Navegação, Companhia Colonial de Navegação, campos agrícolas abandonados e pesqueiros abatidos provam que, de facto, ‘privatizar é bom’. Troika a privatizar!

Comments

  1. Concordo, as privatizações quando feitas devem-se constituir uma mais valia para o país no curto e longo prazo. No curto com a venda do activo. No longo-prazo, por passar a ser gerida por capital privado que procura sempre a efeciência máxima dos seus investimentos. As últimas privatizações em Portugal não passam de receitas extraordináiras para cubrir despesas que são correntes. Esta equação não tem solução.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading