Sócrates declara que irá impor medidas de austeridade

Sócrates promete: “Não serão precisas mais medidas de austeridade”

Aprender línguas exige algum trabalho, mas a prática permite, verdadeiramente, a criação de uma segunda natureza. É por isso que, ao fim destes anos todos, consigo ler com fluência em Inglês e é também graças à prática que estou apto a perceber o que, efectivamente, quer dizer José Sócrates.

Confesso que nem sempre foi assim: há uns anos, por falta de atenção, pensava que as acções de José Sócrates iriam corresponder àquilo que prometia. Ao fim de pouco tempo, percebi que o ainda Primeiro-Ministro prefere exprimir-se através de um mecanismo semelhante à ironia: promete o contrário do que irá fazer.

Tal defeito na linguagem poderá derivar de desonestidade, de mitomania ou poderá ser apenas um problema na fala que terá como única terapia a derrota nas urnas. É por entender plenamente a linguagem do líder socialista que tenho alguma esperança quando o ouço dizer que vai ganhar as eleições.

Um comentário em “Sócrates declara que irá impor medidas de austeridade”

  1. Acrescento mais uma hipótese: demasiada conversa ao espelho, objecto indispensável a todo o narcisista. Poderá esta prática ter como eventual efeito secundário o hábito da inversão, com a correctamente identificada necessidade de tradução simultânea.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.