Censura e violação da liberdade de imprensa


12 de Outubro de 2015: Carlos Martins
, Presidente da Junta de Freguesia do Muro, e Sérgio Humberto, Presidente da Câmara da Trofa

A ocasião era a apresentação pública da obra de extensão do Metro do Porto da estação do ISMAI (Maia) até ao Muro (Trofa). O órgão de comunicação social (OCS) local O Notícias da Trofa/TrofaTV tinha sido notificado da mesma pela Junta de Freguesia do Muro, em cuja sede se realizou o evento aberto à população.

O que o vídeo mostra é um momento de censura e de violação da liberdade de imprensa, constitucionalmente garantida e plasmada no artigo 38º da CRP, protagonizado pelo autarca da Trofa Sérgio Humberto (PSD/CDS-PP) que procura, a todo o custo, atropelar a liberdade informativa de um OCS que acusou, numa Assembleia Municipal em Fevereiro, de ser uma fraude. O mesmo autarca que é alvo de uma cobertura extremamente simpática por parte do outro título local, o Correio da Trofa, jornal que surgiu na campanha das Autárquicas de 2013 repleto de ataques ao PS e colunistas de direita, e cujos antigos proprietários receberam, no ano passado, um ajuste directo no valor de 24 mil euros para organizar um concurso de fotografia e criar uma revista – de que nunca mais ninguém ouviu falar na terra, tanto quanto é do meu conhecimento.

O vídeo deixa registadas para a História tiradas brilhantes como “há coisas que é de foro público mas isto não implica que seja da comunicação social“, a importância de “não ser registada uma reunião pública que se pretende aberta e transparente” (hein?) ou ainda a comparação absurda entre o acesso dos jornalistas a uma iniciativa pública local desta natureza e a uma reunião do Conselho de Ministros. Esta é a mesma pessoa que, na já referida Assembleia Municipal de Fevereiro, afirmava convictamente que “a ditadura aqui na Trofa também já acabou em 28 de Setembro de 2013”, data em que foi eleito. Mas quem vê este vídeo fica com a sensação de que ela foi na realidade instaurada pelo autarca. Assim anda a democracia na Trofa.

Comments

  1. José Peralta says:

    Caro João Mendes e AVENTAR

    Dou-lhes conhecimento do E-mai que acabo de enviar à ERC com cópia para o Sindicato dos Jornalistas

    http://aventar.eu/2015/10/15/censura-e-violacao-da-liberdade-de-imprensa/#more-1237071

    Censura e violação da liberdade de Imprensa

    Ex.mos Senhores

    Pela presente, e pelo link que anexo, informo V. E.as deste gritante e despudorado ataque à liberdade de Imprensa, tornado publico pelo Blogue AVENTAR !

    Após a tomada de conhecimento do anexo que ora envio, pergunto :

    Terá a ERC e o Sindicato dos Jornalistas, a intenção de agirem como lhes compete e lhes é exigido, fazendo respeitar a Constituição e a Lei ?

    Sem outro assunto de momento

    (Meu nome e morada)

  2. joão lopes says:

    mas será que todos os Correios(da trofa ou da manhã) trabalham para os Pafiosos? os pafiosos pagam bem,é isso? chiça,penico…

  3. joaquim martinho de sousa azevedo says:

    É de lamentar que ainda exista alguém que se queira intitular de Ditador, porque essa palavra, já não existe e mais com gente desta no comando dos destinos de um Concelho como a Trofa, não dá, a Trofa merece mais.

  4. Manuel Carvalhoo says:

    A Democracia aqui pela Trofa, bem como na generalidade, anda muito maltratado. Já era tempo de estes velhos do Restelo, saudosos dos tempos da outra senhora, meditarem sobre as suas atitudes e comportamentos políticos e se não conseguirem derrubar as suas condutas, demitir-se, pois nada acrescentam ao progresso é bem estar dos Portugueses. Pessoas que aparentemente parecem bem formadas, não passam de uns meninos da mãmã e que com os seus comportamentos e atitudes, fazem uma birra por toma lá ou dá cá uma palha.

Trackbacks


  1. […] do triste episódio ocorrido na Trofa, o Sindicato de Jornalistas tomou posição e “instou o presidente da autarquia a cumprir a […]


  2. […] da apresentação pública na Trofa, a semana passada, de que tive conhecimento por aqui mesmo, num post do João Mendes. Eu e o João não nos conhecemos pessoalmente. Aliás, eu e muitos desta casa não nos conhecemos […]


  3. […] coisa é tão absurda que o autarca da minha terra (PSD/CDS-PP), a Trofa – aquele que recentemente violou a liberdade de imprensa de um jornal local – disse mesmo num programa da RTP2 que era de centro-esquerda. É neste ponto que estamos. A […]


  4. […] se concretizam. E a população está farta de mentiras. Mentiras que levaram inclusivamente a um recente episódio de censura e violação da liberdade de imprensa de um órgão de comunicação so…. Os murenses, esses, não brincam em serviço. São […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.