Os pobres que paguem a crise


A propósito das taxas moderadoras e não só, gostaria de começar por secundar o repto feito aqui pelo Carlos Fonseca.

Ora, os meninos que estão no governo, desde que decidiram fingir combater a crise, passaram, igualmente, a fingir que descobriram o rigor e a equidade, factores que, pelos vistos, não eram tidos em conta na governação que conduziram até aqui. A partir de 1 de Janeiro, decidiram cobrar taxas moderadoras a qualquer pensionista ou desempregado com rendimentos superiores a 485 euros. Sem se rir, Manuel Pizarro, secretário de Estado adjunto e da Saúde explicou a medida: “A razão para esta alteração não é estritamente financeira, é de equidade e justiça social. É estarmos convencidos que não faz sentido manter esse benefício a pessoas que em função dos seus rendimentos ou património não precisam desse benefício do Estado.” Finalmente, o governo tem a coragem de pôr na ordem todos esses ricaços que ganham à volta de 500 euros por mês. É o Estado Social no auge da sua glória!

Entretanto, o JN escolhe para esta mesma notícia o seguinte título: “Desempregados e pensionistas com mais rendimentos passam a pagar taxas na saúde” Com mais rendimentos? Lá está, gente privilegiada. É mais um exemplo do jornalista-velejador: sabe sempre de que lado sopra o vento.  

Comments

  1. carlos fonseca diz:

    Grato pela referência. Sou dos muitos cidadãos sensíveis a problemas de justiça social. É com mágoa que, em Lisboa ou em Galveias, vejo gente idosa levar para casa apenas um medicamento, quando lhe são prescritos 8; por exemplo, cardíacos. O Dr. Pizarro, um (ex)-médico esquecido do humanismo e do espírito de missão da profissão que abandonou, transformou-se em servil figura na corte “socretina”. E a obscena aleivosia passou a ser a sua especialidade politico-clínica.
    Quanto ao JN, segue as regras de alinhamento com o Governo, como, de resto, sucede com outros órgãos de comunicação social do Sr. Joaquim Oliveira.

  2. júlia diz:

    Caro Amigo:
    Tal como disse Junger:”Se os lobos contagiam a massa, um belo dia o rebanho transforma-se em horda.”
    A busca de uma vida mais humana deve começar pela educação do coração.
    Até amanhã! Até sempre!
    Júlia Príncipe

    • Ricardo Santos Pinto diz:

      Júlia, não há coração que aguente as malfeitorias de José Sócrates. Ele devia ser chacinado, não acha?

  3. graça dias diz:

    coitada da júlia armada em pastora.

  4. júlia diz:

    Caro Amigo:
    Acha?Chacinar para quê?A vida é um equilíbrio tremendo entre o anjo e a besta!…Passaria a sobreviver, na memória dos seus reverentes apoiantes,
    como herói,santo ou mártir…
    A sociedade cresceu, tendo como meta a conquista, onde ter poder significou apropriar-se e, a exploração chegou a todos os cantos do mundo.
    Como sentinelas, todos temos de permanecer de vigília.
    O”salve-se quem puder” não só é imoral, como não vencerá.
    Há tempos li um pensamento,que me inspirou afectos e esperança!…
    “O Mundo nada pode contra um Homem que canta na miséria.”
    Até amanhã! Até sempre!
    Júlia Príncipe

Trackbacks

  1. [...] Ana Jorge terá sido médica, em tempos. Agora, ministra, limita-se a macaquear a linguagem insensível de uma certa raça de gestores para quem os números são tudo, as pessoas menos que nada. Ora, mesmo não sendo completamente aceitável que um gestor seja um autómato feito de desumanidade, é compreensível que seja contaminado pela linguagem glacial das folhas de cálculo. De alguém que exerceu o ofício de Hipócrates esperar-se-ia mais alguma tendência para o humanismo, mas Ana Jorge já não é médica, é só mais uma figurante do circo socrático, sendo certo que não está sozinha no Ministério da Saúde, instituição muito frequentada por ex-médicos. [...]

  2. [...] já anunciou um imposto extraordinário, um corte de 50% no subsídio de Natal para todos os milionários que ganhem mais de 485 €. À boa maneira de todos os anteriores, deixou a culpa com os antecessores e ensaiou uma explicação [...]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s