5 Cubanos Dignos


Intelectuais de Cuba pedem aos intelectuais dos Estados Unidos difundir a verdade sobre os 5 Patriotas

 Da «France Press»:

«Intelectuais e artistas de Cuba apelaram nesta sexta-feira aos seus colegas norte-americanos para que “difundam a verdade” sobre cinco cubanos condenados por espionagem nos Estados Unidos, depois que a Corte Suprema desse país se negou a revisar o caso.
“Apelamos novamente a vocês, estimados colegas, para solicitar-lhes que difundam a verdade sobre este caso por todas as vias que tenham a seu alcance”, diz uma carta ‘‘a intelectuais e artistas estadunidenses”, tornada pública pela União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC).
O texto assinala que com a decisão da Corte Suprema sobre os cinco presos, condenados a draconianas penas e presos faz mais de dez anos, “se soma desse modo um novo capítulo à longa cadeia de arbitrariedades que por mais de uma década se privou de liberdade a Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González”.
Na ilha comunista, esses presos são considerados heróis. Cuba os reconhece como seus agentes, porém não para espionar os Estados Unidos, e sim para vigiar os grupos anti-castristas de Miami.
O etnólogo, poeta e novelista Miguel Barnet, presidente da UNEAC, disse, ao apresentar a carta, que está dirigida “ao nobre povo norte-americano”, a “muitos intelectuais proeminentes” e a organizações não governamentais.
Disse estar seguro que personalidades como o ator Danny Glover, a romancista Alice Walker ou o escritor Gore Vidal, acolherão o chamamento cubano.
“São amigos que estão bastante sensibilizados e muito irritados com a decisão da Corte”, acrescentou.
Apelos similares foram emitidos pelo Parlamento, pela União de Jovens Comunistas, pelos Comitês de Defesa da Revolução e outras organizações.»

Comments

  1. maria monteiro says:

    do «Granma» : parte da mensagem que, em Junho 2001 os Cinco, enviaram ao povo norte-americano”…temos reflectido sobre nossa conduta neste país e reafirmamos a mais profunda convicção de que com nossa atitude e acções não transgredimos nem pusemos em perigo a segurança do povo norte-americano e sim contribuímos em alguma medida a descobrir os planos e acções terroristas contra nosso povo, evitando a morte de cidadãos inocentes cubanos e norte-americanos… o maior serviço que se pode prestar ao povo norte-americano é libertá-lo da influência destes extremistas e terroristas que tanto dano fazem aos Estados Unidos ao conspirar contra suas próprias leis… Reconforta-nos o dever cumprido com nosso povo e nossa Pátria. Nossas famílias compreendem o alcance das ideias que nos guiaram e sentirão orgulho por esta entrega à humanidade na luta contra o terrorismo e pela independência de Cuba”.

  2. dalby says:

    De: ADALBERTO MAR Enviada: domingo, 21 de Junho de 2009 21:45Para: ‘Ricardo Pinto’Assunto: mensagem da Cláudia para o Luis MOREIRAricardo manda ao email do luís MoreiradalbyDe: Claudia JacquesEnviada: domingo, 21 de Junho de 2009 21:13Para: ‘ADALBERTO MAR’Assunto: RE: CLAUDIA UMA MSG PARA TI DO LUIS MOREIRAFiquei muito contente!!!!CláudiaFrom: ADALBERTO MAR [mailto:] Sent: sexta-feira, 19 de Junho de 2009 0:12To: claudia.jacques Subject: CLAUDIA UMA MSG PARA TI DO LUIS MOREIRAQUERIDA, O LUIS MOREIRA, O GENTLEMAN, MANDOU-TE MAIS UM RECADO …EIS O RECADO::Luis Moreira Aventa: in http://www.aventar.eu Junho 18th, 2009 at 23:59 Dalby, estava para te falar nisso. Quando abri a revista e a vi (a Sábado), o meu coração pulou como o do Fernando com os problemas do Benfica !É melhor dizeres-lhe para não me pregar surpresas destas. E diz-lhe que está linda de morrer!Luís Moreira

Deixar uma resposta