NÃO VOTAR NO PS NEM NO PSD

NÃO VOTAR NO PS NEM NO PSD

Recebi do amigo Ricardo a proposta de algum apoio a esta ideia e achei piada. Por mim diria mais alguns em quem não votar, mas não digo. Digo apenas que esta nossa democracia dá uma amarga vontade de rir. Ela só serve para fazer tudo o que é anti-democrático. Ironia das ironias! O povo em geral, ou uma boa parte do povo, e não só o nosso, não faz ideia do que é cidadania, não tem estrutura mental nem cultura político-social suficientemente sólida e transparente para saber o que quer ou o que lhe serve, do ponto de vista da organização social e política. Este o grande aproveitamento e o grande trunfo dos que ganham. Desta forma, essa coisa de se dizer que “o povo é quem mais ordena”, há muito que desabitou a minha esperança, e não passa, a meu ver, de uma gasta falácia mais ou menos demagógica. O povo não manda em nada e nunca mais lá vai. Por este caminho nunca será senhor de si. É notório que a sociedade está dividida, do ponto de vista da formação cultural e sócio-política em duas fatias principais: aqueles que sabem o que querem, que gostariam de uma democracia autêntica, aqueles que por ela lutam de forma consciente e conhecem as formas de lá chegar, e aqueles que não sabem nada, nem sequer sabem o que não sabem, mas pensam que sabem tudo. Infelizmente, estes últimos são maioria. Uma maioria tão distraída que nem se dá conta de que os dois partidos acima mencionados são um e o mesmo. O “bi” de bi-polarização está a mais. Há três décadas no poder sempre fizeram o mesmo, isto é, pouco ou nada fizeram em favor do povo e muito fizeram para se governar, para encher os seus bolsos e os dos amigos. De cima abaixo, o poder está infiltrado de broncos, medíocres e corruptos. Postos lá pelo povo, dizem. E o tal povo não vê, ouve dizer mas nem cheira. De quatro em quatro anos continua a pôr a sua cruzinha no mesmo local que vai ajudar à eterna missa, ou seja, à prossecução da sua própria desgraça. E fá-lo com o mesmo desplante, a mesma irresponsabilidade e o mesmo critério de fé e de acaso que põe no boletim do totoloto. E vem de lá com o peito cheio de ar, ciente da sua crença e da “força” da sua alavanca para mudar o mundo! A cabeça só serve para manter a dormir o que nasceu dentro dela. Pensar não faz parte dos nossos hábitos, nem da vontade desses senhores, para quem a estupidez é o seu sólido alicerce. Por isso, mesmo que ainda cheirem a merda, as políticas anteriores desses partidos (ou partido) não têm vergonha de encher a cidade de canforados cartazes dizendo, desde há trinta anos: “agora sim, agora é que vocês vão ver o que a gente vale”. E do alto da sua cultura, comandada pela igreja e pelo futebol, o povo aguarda sorridente o fim da festa. Após a contagem dos votos, vai para a cama dormir tranquilamente mais um sono de quatro anos, embalado no cândido sonífero:
ITE, MISSA EST.

                  (adão cruz)

(adão cruz)

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Caro Adão, há os que comem muito e estão acima da lei e esses não estão interessados em mudar. Há os que trabalham,têm consciência que muito está mal, mas têm uma boa vida e muita coisa a perder, por isso resmungam mas não se mexem, e há os milhões de miseráveis,sem acesso à cultura e à saúde, que não sabem do que se trata.Este sistema é perverso por isso.Muita gente interessada que nada mude…

  2. dalby says:

    luis, carissimo Luis, eu quero que mude, e sobretudo que você mude numas opiniões arcaicas que tem sobre umas coisas modernas…vote em mim, bote no bloco carago!


  3. Pois é, mas as coisas podem mudar… não sei se já nestas eleições, se nas outras que hão-de vir, se daqui a 10 anos ou 20, mas um dia… mudam.

  4. maria monteiro says:

    É verdade, e cada vez mais gente dá voz e acredita nessa mudança

  5. Luis Moreira says:

    Sem dúvida,vai mudar, e tem mudado mais devegar do que gostaríamos,mas muda.A primeira coisa e a mais dificil é que haja uma consciencia crítica da sociedade civil.Em Portugal ainda faltam duas gerações para chegarmos ao nível dos países da UE!

  6. maria monteiro says:

    Eu aprendi a ser optimista mas… entendo que sair duma guerra “mansa de roubo e corrupção” demora muito mais do que sair duma guerra civil, duma guerra mundial,…

  7. dalby says:

    Luis você so tem mudado em algumas..as mais faceis..ou seja as que mantêm o seu «mundo de antes»!! SE me permite a crítica!!

Deixar uma resposta